Olá pessoal,

estou me aventurando no mundo do Arduino. Estou assistindo as vídeo aulas e lendo material em do sítio oficial.

Meu primeiro projeto, e de vários colegas de outro fórum, é monitorar e controlar um forno elétrico adaptado para torras de café.

Já existe um Shield e um Arduino adaptado para tal função, o TC4C.

Infelizmente ele é bem caro e o Jim, dono do site, não está vendendo as placas semi montadas nem as completas. Entretanto o código é aberto, como todo arduino, e decidimos aproveitar o que der no código do TC4C e fazer a solução brasileira barata.

Eu já encomendei algumas peças, maioria do DX, por não saber a lojinha do laboratório. Acho que o Garagino seria ideal para o projeto.

Algumas peças realmente teriam que ser importadas para facilitar o trabalho, como uma placa filha com o chip MAX31855, que é um amplificador de voltagem para proporcionar o uso de um Thermocouple tipo K, ideal para o torrador de café.

Sem querer me adentrar muito nas características ideais de um torrador, nosso equipamento deverá:

- monitorar a temperatura do forno em tempo real. Para isso usaremos essa placa filha e um thermocouple K

LINK REMOVIDO POR DESCUMPRIR TERMOS DE USO

- usando um relé solido (SSR) ligado diretamente a uma saída do Arduino, usando biblioteca PID. O programa irá ligar e desligar as resistências do forno com base em uma curva de temperatura pré estabelecida mas que poderá sofrer interferências em tempo real, usando os botões desse shield com LCD e controles:

LINK REMOVIDO POR DESCUMPRIR TERMOS DE USO

além disso podemos ligar uma placa com reles, semelhante a vendida na lojinha, para ligar e desligar ventiladores e motores síncrono para girar o tambor com café e uma placa filha com Bluetooth, para usar um programa no celular ou PC, já existente, o RoastLogger, para desenhar as curvas e fazer upload de novas curvas a depender do café.

O forno que vários estão modificando é um Philco Rotisseria, a título de informação.

Acreditamos que teremos um torrador robusto e barato para meio quilograma de café, comparado a soluções caríssimas disponíveis no mercado.

Minha pergunta para os mais experientes, antes que comecemos a comprar um monte de peças e façamos algo errado: Uma arduino UNO tem portas suficientes para ligar todos esses sensores e talvez um sensor adicional de temperatura, sem a necessidade de placas para expandir as portas?

Digo isso porque talvez deveríamos partir para uma Mega e facilitar a replicação do projeto.

abraço a todos,

Leonardo

Exibições: 2888

Responder esta

Respostas a este tópico

É, nesse caso vai ser melhor um Mega mesmo... vc só contou o tamanho do troço agora...

Como o primeiro que estou fazendo será sem o leitor de SD acho que dá.

Depois de pronto eu vejo a questão do leitor da forma que está.

Minha ideia é ter o PC ou tablet do lado do forno para controlar a torra por um perfil salvo no PC ou tablet, mas com certeza com o tempo e a experiência o operador irá dispensar o PC ou tablet e operará o torrador diretamente.

dei uma olhada no seu blog muito boa sua forma de controle, agora uma duvida como faria para ligar um termopa tipo K, no seu circuito?

O protótipo já está funcionando perfeitamente.

O thermopar tipo k tem interface com o chip Max31855

seria possível disponibilizar o codigo e o esquematico?

todas as informações estão neste tópico do clube do café

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/1365-fazendo-um-contr...

Olá amigo. Só uma opinião

Poderia economizar boas portas se usar um pcf8574 para escrever no LCD.
Reduziria para apenas 2 as portas necessárias para o LCD.

Estou vendo aqui, é um expansor de portas, adiciona 8 I/O.

é uma opção se faltar portas.

o lance é que se somarmos o preço de uma placa dessas com o Uno fica mais caro que comprar um Mega logo no início.

Bem, vou tentar com o Uno que já está comprado, se faltar portas para uma ou outra aplicação cada usuário decide se parte para uma placa com mais I/O ou se reduz alguma função. Eu por exemplo vou usar somente um sensor de temperatura no início.

Só para dar um feedback, o protótipo já está funcionando. A Uno teve portas suficientes.

O custo do projeto ficou baixo importando os componentes, com o forno ficamos abaixo de 600 reais, que eu acho possível baixar mais ainda, conseguindo um forno quebrado e adicionando as resistências extras.

Leonarda sou produtor de cafe, estou pesquisando muito sobre um projeto deste nível. Será que tem como vc nos disponibilizar esse projeto seu que esta funcioanando???? Acredito que vao ser muito útil pra mim. Obrigado

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço