Olá pessoal,

estou me aventurando no mundo do Arduino. Estou assistindo as vídeo aulas e lendo material em do sítio oficial.

Meu primeiro projeto, e de vários colegas de outro fórum, é monitorar e controlar um forno elétrico adaptado para torras de café.

Já existe um Shield e um Arduino adaptado para tal função, o TC4C.

Infelizmente ele é bem caro e o Jim, dono do site, não está vendendo as placas semi montadas nem as completas. Entretanto o código é aberto, como todo arduino, e decidimos aproveitar o que der no código do TC4C e fazer a solução brasileira barata.

Eu já encomendei algumas peças, maioria do DX, por não saber a lojinha do laboratório. Acho que o Garagino seria ideal para o projeto.

Algumas peças realmente teriam que ser importadas para facilitar o trabalho, como uma placa filha com o chip MAX31855, que é um amplificador de voltagem para proporcionar o uso de um Thermocouple tipo K, ideal para o torrador de café.

Sem querer me adentrar muito nas características ideais de um torrador, nosso equipamento deverá:

- monitorar a temperatura do forno em tempo real. Para isso usaremos essa placa filha e um thermocouple K

LINK REMOVIDO POR DESCUMPRIR TERMOS DE USO

- usando um relé solido (SSR) ligado diretamente a uma saída do Arduino, usando biblioteca PID. O programa irá ligar e desligar as resistências do forno com base em uma curva de temperatura pré estabelecida mas que poderá sofrer interferências em tempo real, usando os botões desse shield com LCD e controles:

LINK REMOVIDO POR DESCUMPRIR TERMOS DE USO

além disso podemos ligar uma placa com reles, semelhante a vendida na lojinha, para ligar e desligar ventiladores e motores síncrono para girar o tambor com café e uma placa filha com Bluetooth, para usar um programa no celular ou PC, já existente, o RoastLogger, para desenhar as curvas e fazer upload de novas curvas a depender do café.

O forno que vários estão modificando é um Philco Rotisseria, a título de informação.

Acreditamos que teremos um torrador robusto e barato para meio quilograma de café, comparado a soluções caríssimas disponíveis no mercado.

Minha pergunta para os mais experientes, antes que comecemos a comprar um monte de peças e façamos algo errado: Uma arduino UNO tem portas suficientes para ligar todos esses sensores e talvez um sensor adicional de temperatura, sem a necessidade de placas para expandir as portas?

Digo isso porque talvez deveríamos partir para uma Mega e facilitar a replicação do projeto.

abraço a todos,

Leonardo

Exibições: 2888

Responder esta

Respostas a este tópico

Cara, no uno você tem 18 portas de I/O, como você imagina usar  um sensor de temperatura, vai usar apenas uma das portas analógicas, então sobram para você 17 portas, mais duas para comunicação pelo Bluetooth, ficam 15, parece o suficiente.

Olá meu caro, creio que de pra fazer tudo isso, mas acho que vc ta com muitas ideias e não com um foco em um objetivo!

Primeiro desiguina tudo que quer para seu projeto, como sensores, atuadores etcc.... Logo feito ai sim vc irá saber se o ARDUINO UNO irá te atender com todas as portas !!!

DESCULPE POR DIZER ISSO, mas eu tenho um sistema atuando em uma caldeira de extração de óleo, fiz tudo com o UNO, utilizando PID, LCD, BOTÃO,SENSORES DE TEMP, NIVEL... !

Mas é muito interessante seu projeto, indico pra vc comprar o ARDUINO MEGA, pois no meu projeto eu poderia ter melhorado, mas não me sobrou portas suficiente para isso ! AS DIFICULDADES SÃO OS DESAFIOS.

Abraço =D

Obrigado pela resposta Burst,

na verdade o projeto está bem desenhado. Tudo que postei é requerimento. A única coisa que seria desejável é o controle adicional de mais uma temperatura.

Fiquei na dúvida quanto as portas por não ter entendido direito quantas portas o LCD com botões rouba do UNO.

valeu,

Leonardo, bom dia.

Sou engenheiro agrícola especializado em automação e tenho interesse em projetos dessa área.

Um Arduino Uno dará sim, para o seu projeto. Quanto ao controle PID de temperatura, acho melhor vc, em vez de relés, montar um circuito de controle por  ângulo de fase, muito mais preciso e econômico em termos de energia. No meu blog tem uma série de posts sobre o uso de PID e controle por ângulo de fase: http://automatobr.blogspot.com.br/2013/05/controle-de-potencia-em-c....

Se precisar de mais alguma ajuda, pode entrar em contato.

[],

Prof. Mauro Assis

Olá bom dia.... !!!! Dei minha opinião sobre o prjeto dele e vi que você tbm disse uma coisa legal., mas vim só te detalhar uma coisa que atuo no meu controle.

O RELÉ ESTADO SOLIDO (SSR) "ele tem zero crossing" e pode ser feito por angulo de fase, simplesmente fazer uma programação que ele atuará sem desenvolver um Circuito. !!!!

http://www.contemp.com.br/downloads/pdf/folheto_AFC____.pdf

Abraço !

Uau, realmente esse device aí é bem legal, resolve mesmo. A única coisa com que o Leonardo teria que se preocupar é de fazer um conversor da saída do Arduino para 4 a 20 mA, que é a entrada do sensor, o que é mole de fazer.

Outra coisa é o preço do relé, quanto custa?

Prof Mauro, eu não usei em meu projeto esse de 4-20mA, optei por um CR1 que é 3~32VCC, acesse o site e veja, eles são bem completos e confiáveis... eu comprei desse site por telefone... !! Custou R$ 70,00 mas eles só vendem para pessoa física acima de R$ 200,00, além do relé eu obtive dissipador entre outros... !!!

Excelente opção Prof Mauro.. !!! ^^

Oi Mauro,

o SSR é muito barato, o de 40A custa $4.00 com frete no Ebay.

Outra consideração com ele é que é necessário um dissipador de calor, caso contrário sua vida útil cai muito.

Li no fórum oficial Arduino que o SSR pode ser conectado diretamente ao Uno, que daria conta da corrente necessária para atuá-lo. Veja que existem vários tipos de SSR, com entrada e saída AC, com entrada DC e saída AC e de várias capacidades diferentes.

Pelo que estou entendendo o SSR poderia acionar as resistências em PWM? Caso positivo eu já tinha lido sobre isso e inclusive o projeto à venda, o TC4C, tem disponível um circuito zero crossing montado para ser usado com ventiladores, que funcionam diferente das resistências. Essas últimas sim, vão direto no SSR.

Leonardo, a compra desse relé estado sólido tem de várias aplicações, o que tenho e que uso no processo é com tudo isso que tu disse, dissipador, zero crossing, além de snnuber interno, caso use-o para acionar por tensão pode ligar direto. Vou postar fotos do meu projeto pronto em um quadro elétrico para tu ver aplicação !

O SSR está no meu projeto, para as resistências, desde o começo.

Você sugere usá-lo também para as outras aplicações (motor síncrono e ventilador)?

É uma opção, talvez não seja mais barata, além de necessitar do dissipador, aumentando o tamanho da montagem. Podemos usar dois SSRs menores, de 10A é batato no Ebay.

Na verdade estou importando esses componentes, nem cheguei a ver o preço do nacional.

Os chineses são da marca FOTEK

http://www.fotek.com.hk/page1e.htm

Tenho 2 de 40A e acho que vou pedir mais alguns de 25A.

Custam entre 3 e 5 dólares.

Pelo que eu li nas especificações a Uno consegue ativá-los sem circuito de amplificação.

Obrigado Mauro!

Agora que eu vi que pelas regras a gente não pode postar links do DX e Ebay. Ninguém conseguiu ver o que eu comprei.

Sobre as portas, gostaria de confirmação se estou fazendo as contas corretamente.

O pessoal se esqueceu das portas que o LCD usa.

O LCD do DX precisa de 6 portas, mais 5V e GRD, pelo que eu li até agora, e usa a biblioteca LiquidCrystal.

os botões só funcionam um por vez, não tem como fazer multi acionamentos dos mesmos.

O Bluetooth precisa de 2 portas?

http://i875.photobucket.com/albums/ab314/youkeshu/Z20130115/EE068_4...

Cada MAX31855 usa os seguintes pinos:

PIN1: GND 
PIN2: CS, Active-Low Chip Select 
PIN3: VDD 
PIN4: SCK, Serial-Clock Input 
PIN5: SO, Serial-Data Output 
PIN6: GND

Então seria 2 portas também?

A placa filha com relés usa duas portas, mas é até dispensável em caso de falta de portas, pois podemos incluir dois interruptores para ligar o motor síncrono que gira o tambor e outro para o ventilador da convecção ou resfriamento.

O SSR usa uma porta diretamente do UNO.

Por último pensei em adicionar um slot para cartões SD, onde o arduino poderia salvar e ler o log das torras, para uma operação totalmente independente do computador. Aí seriam mais 4 portas?

Module connector: V-5V / G-GND / CS-D10(SS) / DI-D11(MOSI) / DO-D12(MISO) / CK-D13; Working voltage: DC 5V /3.3V; Micro SD card: 2G, current: 10uA

O leitor de SD pelo que lí usa a interface SPI, isso seria serial? Dessa forma ele poderia compartilhar portas?

Se as contas estão certas o total de portas é de 19, mas aí tem ainda a divisão das analógicas e digitais. Se der para usar tudo isso o projeto estará na sua forma ideal:

-Dois controles independentes de temperatura;

- Dois relés para ligar motores acessórios;

- Um SSR para ligar as resistências;

- conexão bluetooth para PC e celular

- LCD com botões para controle independente

- Leitor de SD card para carregamento e salvamento de perfis de torra.

O Uno tem 18 portas, estou no limite da honra ainda sem saber a questão das digitais e analógicas.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço