Pessoal,


Estou com o seguinte problema, meu arduino e alguns aparelhos ficam ligados em um no-break que tem uma bateria de carro que ele mesmo gerencia. O que acontece é que numa falta de luz que o no-break fosse usado até "descarregar", o arduino desliga e por esse fato decidi ligar o arduino diretamente na bateria de carro que é carregada pelo no-break. Até ai tudo bem, mas o problema é que o no-break não consegue manter sempre a carga em 100% mesmo o consumo do arduino sendo muito pequeno. Acho que ele carrega até 100% e só quando chega em "60%" ele começa a carregar de novo.


Então o fato é o seguinte, eu gostaria de fazer com que enquanto tudo estivesse normal, o arduino puxasse energia de uma fonte chaveada que é ligada no no-break, sem atrapalhar no carregamento e manutenção da bateria, mas que quando faltasse luz, automaticamente fosse alternada a fonte de energia do arduino para puxar diretamente da bateria e SEM o arduino reiniciar nem travar. Eu penso que um relê seja muito lento para chavear sem que o arduino trave ou reinicie. Por isso peço a ajuda de vocês entendidos de elétrica e eletrônica. O que eu usaria? Transistor? Capacitores? Combinação dos dois? Como seria esse circuito se é que é necessário? Ou eu posso ligar as duas fontes de energia que não daria nenhum problema?

Note que uma fonte seria uma fonte chaveada 12V ligada na tomada 110V do no-break e a outra fonte seria ligação direta na bateria que é carregada pelo mesmo no-break.

Grato pela atenção

Exibições: 4539

Responder esta

Respostas a este tópico

Obrigado Euclides.

Estou usando uma fonte de 9v - 0,6A junto com uma bateria de 9V. Diodos 1N4001. A bateria com o tempo vai perder carga, sendo assim a diferença de tensão vai aumentar entre elas, isso é um perigo para o projeto? (Não estou usando o Arduino e sim o Atmega328P com um LM7805-TO220 para regular a tensão.)

É bom fazer um teste antes. Se conseguir, ponha outro diodo entre os 2 diodos (no ponto em que eles se ligam, assim um aponta para o outro e este terceiro "apontaria" para baixo) e a entrada "Vin" (entrada do regulador) para garantir que não haverá problemas entre os 2 anteriores. Assim vc. consegue uma barreira extra entre as fontes e a carga.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço