Ola pessoal pretendo criar na protoboard um arduino caseiro apenas com o atmega8 sem cristal.

Queria saber se posso alimenta-lo com 12v... e quantos reles de 5v posso ligar nele ao mesmo tempo.

Exibições: 1472

Responder esta

Respostas a este tópico

a tensão de trabalho do Atmega8 é de 5V, se você ultrapassá-la ele vai queimar, mais já que você quer alimenta-lo com 12V use um controlador de tensão (LM7812 ou KIA7812). Como o Atmega8 possui um clock interno, basta saber como configurá-lo para trabalhar sem um cristal externo. Aqui vai um link que pode te ajudar com isso:

http://blogdoje.com.br/2011/09/06/arduino-minimo-sem-cristal/

vale lembrar que o Armega possui 13 saídas digitais, então teoricamente você pode ligar 13 relés, mas para isso você deverá usar transistores como chave e usar fonte externa já que o Arduino não possui corrente suficiente para excitar nenhum relé.

Certo mas se eu usar uma fonte de 9volts de 1ampere

quantos reles de 5v (nao sei amperagem) posso ligar ao mesmo tempo? posso ter 10?

um relé operando em 12V consome mais ou menos 75mA então ligando 10 relés você vai utilizar 750mA, pela regra do dobro você deveria utilizar um transformador de 1,5A pois ligando esses 10 relés no seu transformador que é no caso um de 1A você vai forçá-lo um pouco já que eles vão puxar 75% da capacidade total do trafo, mais como provavelmente você não vai usar esse projeto para fins comerciais esse seu trafo aguenta o tranco. 

lembre-se de sempre colocar um diodo em paralelo com cada relé para evitar correntes reversas.

Muita calma nessa hora.

Primeiro: Se você quer ligar um CI que é alimentado por 5v em uma fonte 12v, precisas é de um regulador pra 5v. No caso da família 78xx, seria o 7805. (7812 te entrega 12v na saída)

Outra coisa, não é a tensão que sai das portas do microcontrolador que vão acionar as bobinas do Relê. Precisas de um "driver" aí.

Se compartilhar a fonte, tens q toma cuidados quanto a ruídos que as bobinas do relê podem causar nas entradas do microcontrolador. Além de cuidar com o limite de carga, claro.

opa, na hora de ajudar o rapaz aí eu dei uma confundida terrível. O certo seria usar um 7805 mesmo, acabei confundindo (um erro desse poderia prejudicar o nosso amigo seriamente) peço perdão rs 

no caso de compartilhar a fonte ele poderia optar por um acoplador ótico se quisesse proteger ainda mais o Arduino, pois eu queimei o meu nessa brincadeira de fonte externa (não sei como mais queimou)

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço