Preciso conseguir ler dados a uma longa distancia até 4Km
Pouca informação apenas (0 ou 1) para ligado e desligado
Tendo um arduino em uma ponta onde sai o fio ou mais fios(quantos menos melhor) preciso monitorar o trajeto se não foi rompido e onde.
Ex:
arduino-----1km----|Componente1|------2km-----|Componente2|----3km----|Componente3|----4km---|C...4|
...
Hoje utilizo arduino com reles alimentados com 12v 100a e um par de fios pra cada ponto, ligado ao seu respectivo rele.
Ex:
arduino_rele1---1km-----x(Curto)
arduino_rele2-----------------------------2km---x(Curto)
arduino_rele2------------------------------------------------------------3km---x(Curto)

monitoro cada rele individualmente. e faço um mapeamento.


Preciso de algum receptor ligado ao arduino e algo que consiga se comunicar com esse receptor de cada um dos pontos, pra que eu possa identificar quando for rompido o fio entre os pontos.


Obs:
Tem que ser pelos fios.
Distancia máxima 4km.
Quanto menos fios melhor.

Posso usar qualquer voltagem ou corrente.

Se alguém puder me ajudar.

Exibições: 915

Responder esta

Respostas a este tópico

Obrigado pela ideia vou tentar

Resumindo vc quer passar um fio de até 4Km, que na verdade são 8Km pq vai e vem e saber se esse fio foi cortado ? Deve ser considerada a característica do fio. Fios finos possuem uma resistência não desprezível para esse comprimento, deve ser levado em consideração. Deve ser considerado que o uso de DC continuamente pode provocar oxidação. Usaria um transformador, por ex de 12V. Saida 1 no fio _________________________x Saida 2 do transformador. Resistor ______________________ E mediria se tem uma tensão nesse resistor. Calculando valores chutados. Vamos supor que seu fio tem 100R/Km. 8Km dariam 800R. Colocaria um resistor de 200R. Só pra garantir. Poderia ser uma lampada de painel de carro (filamento). Total 1K. 12V/3K=12mA. Assim vc espera uma corrente de 6mA. Acima de 6mA ta tudo ok. Como saber se tem 6mA ? Meça a tensão no resistor de 200R. Ela deve ser superior a 200*0,006=1,2V. 1,2V é uma tensão interessante pq já consegue fazer um transistor conduzir (0,7já faria) e consegue fazer um led de optoacoplador PC817 da vida acender.

Enfim, meça a corrente considerando as perdas.

Se vc não sabe as perdas, não tem problema algum, ligue e meça.

Se vc quiser compartilhar o mesmo par de fios para todos os pontos vc pode ser mais criativo.

Vc pode usar um par trançado telefonico.

Com ele vc pode injetar no fio sinais de frequencia, por ex 1KHz, 7KHz, 11KHz e 17KHz. Faria depois filtros com resistor e indutor pro ex para essas frequencias. 

Teoricamente seria possivel saber até onde o fio vai pq vc conseguiria saber se o filtro está lá. Mas é bem mais chato e complicado.

Obrigado, pela informação ainda não tenho conhecimento suficiente para por em pratica essa ultima opção, os fios são trançados.A primeira não e viável no momento pois esses fios que vou monitorar estão expostos a condições climáticas e seus valores podem mudar com frequência.

Estou pensando na ideia de colocar um arduino nano com um amplificador a cada 500 metros e na base ter um arduino mega pra gerenciar essa informação, Só não sei como fazer isso ainda.

Hoje eu uso 50 pares com curtos na ponta ligados a 4n25(cada) e fonte 12v com um arduino mega, monitoro cada porta individualmente e faço um mapeamento delas, usava reles antes, mudei para diminuir tamanho da minha placa e custo. Preciso agora diminuir a quantidade de pares em uso.

Muito obrigado pela ajuda

Boa noite , 

Use LORA para Arduino - transmissão com radio-frequencia  com alcance maior do que 5 KM !

Obrigado pela Ideia.

Mas preciso que a informação seja enviada através dos fios que estou monitorando. Soluções via Radio - Wi-fi... não vão funcionar no cenário que preciso monitorar.

Grande parte do trajeto esses fios que preciso monitorar estão dentro de caixas subterrâneas de concreto e aço lacradas a baixo de 5 metros do solo.

Muito obrigado pela atenção

Boa tarde, 

Para envio de dados digitais a longa distancia :

  • RS 485 - max. 1200 metros 
  • CAN Bus - max. 1000 metros 

Quanto maior a distancia, menor é data rate. 

https://www.maximintegrated.com/en/app-notes/index.mvp/id/3884

https://knowledge.ni.com/KnowledgeArticleDetails?id=kA00Z000000P7ikSAC

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço