Boa noite pessoal,

Tempos atrás fiz um post relatando o problema do Arduíno Mega ao não ser reconhecido pela Porta USB. Realizei inúmeros testes e o mesmo continua não sendo reconhecido. O Arduíno Mega 2560 esta intacto, consigo carregar as sketches via ICSP (seja via USBasp ou utilizando outro Arduíno). Consegui realizar testes no Atmega16u2 e o mesmo também esta intacto, vou anexar o resultado do saída do Avrdude. 

O grande dilema é: Esse Arduíno Mega veio de uma unidade do Senai, e essa semana chegou mais umas 10 unidades com o mesmo problema! Testei tanto o Mega2560 e o Atmega16u2 e ambos estão OK em todos! Achei estranho pq todos os kits vinham com cabo USB e tb com cabos FTDI (inclusive, esses eram maioria, e tem as seguintes conexoes: TX, RX, gnd, 5v, CTS e RTS). Via FTDI tb não consegui carregar as Sketches via TX - RX. Vou anexar as saídas do Avrdude do Atmega16u2.

O reset_en esta desabilitado, tb habilitei e nada

 

Exibições: 1040

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Não entendi...

Esse print é via ICSP ? Qual o erro via USB ?

Vc já mandou regravar o Bootloader ?

Fez a gravação do 16u2 com o programa apropriado ????

O Mega precisa estar com o bootloader e o 16u2 com um programa conversor USB/Serial compatível com o protocolo STK500 e tal.

Parece que essa sua placa é de uma boa origem. Já deveriam vir programados.

Vide:

"
The ATmega2560 on the Mega 2560 comes preprogrammed with a bootloader that allows you to upload new code to it without the use of an external hardware programmer. It communicates using the original STK500 protocol (reference, C header files).
The ATmega16U2 (or 8U2 in the rev1 and rev2 boards) firmware source code is available in the Arduino repository. The ATmega16U2/8U2 is loaded with a DFU bootloader, which can be activated by:"
Ref:
O Arduíno não é reconhecido pela USB, não aparece nos dispositivos.

Detalhes: Atmega 2560 em funcionamento normal, consigo carregar sketches via icsp. Porém não consigo carregar via cabo FTDI. O que poderia reforçar o problema na comunicação serial/USB.

Utilizei outro Arduino como gravador via ISP e regravei o firmware do Atmega16u2. Os Fuses estão OK!

Mas fala melhor esse "Não reconhece".

Ele fica morto, nem barulho (Tuu Túú ou Tutu ou TuTó, hehehe)  faz, roda e dá que falta driver, qual o sintoma exatamente ?

Se não faz absolutamente nada parece coisa eletrica. Cabo ruim, usb ruim, pq ele tem que pelo menos tentar mas não achar o driver.

Se ele faz mas não aparece uma interface serial já pode ser driver.

Se aparece uma interface serial mas o Arduino não reconhece pode ser a configuração dentro da IDE do arduino, apontando a serial errada ou o tipo de gravador errado...

Fica morto! Não faz barulho algum.
Cabo e USB estão OK replico todos os testes no meu Arduíno Uno e funciona perfeitamente.

Com o cabo FTDI consigo transferir via RX TX no Uno. No Mega não! Sempre tomo cuidado ao verificar board, porta e carregador.

Não tenho ideia.

O esquema é esse:

https://www.arduino.cc/en/uploads/Main/arduino-mega2560_R3-sch.pdf

Convém ver se não esqueceram algum componente como o RN2A e o RN2D, fusivel ok, etc.

Mas to mais pra achar que o problema ainda é o firmware do 16U2.

Vc está com o correto ?

Esse:

https://github.com/arduino/Arduino/tree/master/hardware/arduino/avr...

ref:

https://www.arduino.cc/en/Hacking/DFUProgramming8U2

Se ja for ou não funcionar desisto, vamos ver se alguem tem alguma ideia.

Vc disse que veio do Senai. Não tem a informação de quem forneceu ? Para dar um suporte ?

Boa noite, 

Meça as tensões da placa. Estão corretas ? (5V e 3,3V)

Use uma fonte de 7a 12V para alimentar o Arduino.

Você tem analisador lógico?

Com um analisador lógico, poderá descobrir o defeito de todos os Arduinos. 

Não tenho. As tensões estão OK. Arduinos funcionam perfeitamente, tirando o fato de não serem reconhecidos pela USB e tb não aceitarem transferência pelo cabo FTDI via RX - TX. As sketchs são carregadas via cabeçalho icsp. Firmware do Atmega16u2 OK, fuses OK!

A outra dúvida as cabos FTDI possuem os pinos RX TX Gnd 5V CTS e RTS ativos. Além do DTR q não está sendo utilizado. Pq do uso do CTS e RTS? Não consigo fazer a transferência via esse cabo nos arduinos Mega. No meu Arduíno UNo que é reconhecido pela USB eu consigo carregar as sketchs utilizando apenas os pinos RX, TX, 5V e GND, porém, tenho q apertar o reset físico no ato do carregamento.

Boa tarde, 

Envie um diagrama de como esta conectando via Serial . 

Você esta usando a Serial 0, não é ? 

Esta usando fonte externa para alimentação? 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço