Pessoal estou precisando apenas ligar/desligar um Ar-Condicionado em um determinado horário, para isso pretendo usar um Arduino.

Pesquisando  vou ter q usar um Relê de Estado Sólido para aguentar a carga, sou iniciante, gostaria da ajuda de vcs.

Veja o esquema de ligação na figura em anexo, é isso mesmo???

Arduino, aciona Módulo Relê que aciona o Relê de Estado Sólido que aciona o Ar-Condicionado.

Simples assim???

Exibições: 5372

Responder esta

Respostas a este tópico

Blz então, vou tentar adaptar o dissipador de calor que tenho aqui que era de um processador de pc.

Acho que agora com o material que tenho da pra iniciar os trabalhos, as peças devem chegar na semana seguinte.

Vou testar e coloco o resultado para todos.

Obrigado a todos pelos esclarecimentos.

Boa tarde, você da uma olhada no ar condicionado que nele esta especificado a corrente  dele ao no lugar de usar um relé de estado solido  use uma contatora de 24 VDC tem  partir de 9 A

Uma fonte 24 V liga ela com o auxilio da placa de relé que você mencionou e você liga 220 V, nos contatos de potência da mesma.

Só tem que montar um diodo invertido em paralelo com a bobina para evitar surtos

Daniel, boa tarde,

Poderia facilmente resolver este meu problema adquirindo uma contatora e um Timmer, programou o horário e pronto já tá tudo funcionando. Mas veja o preço que me cobraram pelo conjunto aqui em Cuiabá. Sem falar que ai não teria o gostinho do faça-você-mesmo, o quebra cabeça de botar o arduino fazer o que a gente determina.

Agora com Arduino veja a diferença, com R$ 153,00 programo do jeito q quero 

R$ 38,00 + R$ 59,90+ R$ 19,90+ Frete R$ 35,00 = 152,80

Viu a diferença:

Contatora ....................: R$ 235,00

Relê Estado Sólido .....: R$   38,00

É uma diferença pra se levar em consideração em um projeto. Mas enfim valeu pela dica.

Pessoal, desculpe ressuscitar esse tópico antigo, mas estou pensando em fazer um projeto desses. Mas tenho algumas dúvidas.

O Ar Condicionado que tenho, quando a energia é cortada o ar condicionado não é ligado quando a energia é retomada. Sendo obrigado uma ação manual no controle remoto.

Existe alguma maneira de realizar essa tarefa automaticamente pelo Arduíno?

Sabe informar porque ele não liga automaticamente depois da energia ser restabelecida?

Motivo de segurança ?

Oi 2FM, boa tarde.

Acredito que esta é uma medida está presente na maioria dos equipamentos eletronicos.

Se não fosse assim, imagine, o ar está ligado, acaba força, dai voce sai de casa e qdo volta, um monte de kW foi consumido desnecessariamente. 

Mas com o arduino voce pode sim automatizar esta funçâo de fornecer energia para o Ar e em seguida enviar um comando via IR, para liga-lo.

Rui

Sim.
Controle remoto universal de ar condicionado.
Abre ele e solda dois fios no contato do OFF e faz a ligação com um relé do Arduino, sosomente deixe o controle direcionado para o ar.
O resto vai com sua ideia

Obrigado amigos, já deu p/ compreender o mecanismo!

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço