Pessoal estou precisando apenas ligar/desligar um Ar-Condicionado em um determinado horário, para isso pretendo usar um Arduino.

Pesquisando  vou ter q usar um Relê de Estado Sólido para aguentar a carga, sou iniciante, gostaria da ajuda de vcs.

Veja o esquema de ligação na figura em anexo, é isso mesmo???

Arduino, aciona Módulo Relê que aciona o Relê de Estado Sólido que aciona o Ar-Condicionado.

Simples assim???

Exibições: 5372

Responder esta

Respostas a este tópico

Esse modelo já tem o opto acoplador e filtro snubber integrado, portanto você não precisa de mais nada pra liga-lo ao arduino.

Faça a ligação conforme a figura do meio do ítem 5 do manual.

O pino de saída do arduino que irá acionar o relé deve ser ligado ao pino 3 do SSR e o GND do arduino ao pino 4 do SSR.

Ligação 110V ou 220V (Fase/Neutro, monofásico):

A fase da rede elétrica deve ser ligada ao pino 2 do SSR e o pino 1 do SSR ao pino fase do Ar, o Neutro do Ar ligado ao Neutro da rede e não esquecer de ligar o pino Terra do Ar ao Terra da rede.

Ligação 220V (Fase/Fase, bifásico):

A fase 1 da rede elétrica deve ser ligada ao pino 2 do SSR e o pino 1 do SSR ao pino fase do Ar, o Neutro do Ar ligado ao pino Fase 2 da rede e não esquecer de ligar o pino Terra do Ar ao Terra da rede.

Abraço.

Wladimir,

Sem levar em consideração outros fatores que complicam os cálculos, e fazendo os cálculos de uma forma bem simples para somente ter uma idéia de grandeza,

observe o seguinte:

O seu ar é de 12000BTUs,  e'  equivalente à +- 3.500w.

3.500w de refigeração, com um rendimento conservador de 75%, consome +- 4.600 w de energia elétrica.

4.600 w em 220v  é  = +- 21 A.

O seu SSR (pelo seu link) é para 25 A, portanto a corrente que voce necessita está muito próxima da corrente máxima suportada pelo SSR, portanto um dissipador será necessário e vai preservar seu investimento.

Rui

Rui, a conta a ser feita não é exatamente essa que vc mostrou.

Vou dar um exemplo do selo que acompanha um dos aparelhos que tenho:

Refrigeração:  9.000 BTU/h

Capacidade: 2.637W

Consumo: 815W

corrente: 3,9A

Isso mostra que os cálculos para dimensionamento da bitola do fio e disjuntor não é feita através da conversão do BTU em Watt, mas sim em função do consumo e potência informada pelo fabricante na etiqueta colada no aparelho

Rui,

Também estranhei sua conta, 21A, procurei pelo relê de estado sólido aqui em Cuiabá em casas especializadas em materiais elétricos e não encontrei, só contatoras, mas pelo que pude conversar com os atendentes, me disseram que uma chave de 20A era mais do necessário e com uma boa folga para os picos de partida do compressor para um Ar de 12.000BTUs

Oi imhugo,

obrigado pela correção, como eu conheço pouco de ar condicionado, vou procurar a razão da diferença entre a potencia do ar e a potencia elétrica  consumida.

Rui

certa vez eu fui me atrever a comprar fios e disjuntor me baseando exatamente da mesma forma como vc fez. Lembro que na época eu cheguei a comprar fios de 6mm e disjuntor de 25A

Aí quando fui mandar instalar o ar, o carinha disse "pra que tudo isso?", já que fios de 2mm e disjuntor de 10A era suficiente. 

Foi então que vi como realmente as contas corretas eram feitas.

Encontrei a resposta;

"
Quanto maior for a capacidade de uma aparelho de ar, tanto maior será a potência elétrica demandada por ele. Portanto, quanto maior a capacidade, maior será o consumo de energia elétrica no mesmo tempo. Um aparelho de 9000 BTU/h (2,6 kW em capacidade de refrigeração), com coeficiente de desempenho com valor 3, demanda uma potência elétrica de cerca de 0,8 a 0,9 kW. "

Você pode deixar seu projeto mais elaborado sem grandes custos, basta adicionar sensor na porta e na janela de forma que se a janela estiver aberta o sistema corta a energia do ar, e caso a porta fique aberta por mais de 30seg a energia do ar fica cortada por 10 minutos para punir quem deixo a porta aberta. E ainda pode manter a politica de horário da utilização do ar.

Diogo,

A ideia é exatamente essa, primeiro ligar/desligar o ar como eu definir, depois ir aparando as arestas.

A partir do momento que eu estiver como o controle liga/desliga do Ar em minhas mãos, ai o bicho vai pegar. hahahahahha

Corrigindo os cálculos:

O seu ar é de 12000BTUs,  e'  equivalente à +- 3.500w.

3.500w de refigeração, / 3  =  +- 1.200 w de energia elétrica.

1.200 w em 220v  é  = +- 5,5 A

Rui

Ai sim Amigão,

Muitos me falaram que o módulo relê para arduino 10A até aguentaria a carga do Ar ligado, só não aguentaria a partida do compressor que ai a amperagem pode até ultrapassar os 10A. Para ficar mais seguro optei pelo relê de estado sólido.

Agora tá pegando o dissipador de calor. Colocar ou não? Tenho um de processador de PC, será que dá certo. A carga não é muito alta, 5,5A para um relê de 25A, a sobrecarga é só nos momentos de partidas que dura alguns poucos segundos, será que vai esquentar????

Eu recomendo voce colocar, mas não precisa sem muito grande. Para esta corrente, basta do tamanho do próprio SSR.

Rui

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço