Pessoal estou precisando apenas ligar/desligar um Ar-Condicionado em um determinado horário, para isso pretendo usar um Arduino.

Pesquisando  vou ter q usar um Relê de Estado Sólido para aguentar a carga, sou iniciante, gostaria da ajuda de vcs.

Veja o esquema de ligação na figura em anexo, é isso mesmo???

Arduino, aciona Módulo Relê que aciona o Relê de Estado Sólido que aciona o Ar-Condicionado.

Simples assim???

Exibições: 5374

Responder esta

Respostas a este tópico

Hummmmm lá vem vc complicar meu projeto né Rui......

Vi também sobre dissipador de calor para Relê de Estado Sólido, mas pensei não ser necessário para apenas um Ar de 12.000BTU

Pensei ser algo leve para o Relê.

Acha mesmo ser necessário um dissipador de calor para ele?

amigo, não sei se é o teu caso, mas eu já me deparei com uma situação parecida com a sua: a conta de energia vinha altíssima até o momento que me dei conta de que o vilão era o ar-condicionado que ficava com o motor funcionando por muito tempo, sendo que o normal é ele ficar ligando e desligando, igual motor de geladeira.

O que causava o motor ficar ligado por muito tempo era o escape do ar gelado. Resolvi isso com cortina de vento instalado sobre a porta.

Outra possibilidade é o sub-dimensionamento do aparelho de ar-condicionado. Se ele tiver BTU´s insuficientes, o motor ficará ligado por mais tempo para chegar à temperatura ajustada. Lembre-se que os BTU´s do seu aparelho deverão considerar o tamanho do ambiente, a presença de paredes que recebem insolação direta, a quantidade de pessoas e o número de fontes geradoras de calor (motores, aparelhos eletro-eletrônicos, etc), entre outras coisas.

Há outros fatores também que causam o funcionamento em excesso do motor, fazendo sua conta ir pra lua. De qualquer forma, se vc sabe que esse valor que estão te cobrando não se justifica, talvez seja melhor vc tentar encontrar o vilão, e não interromper a corrente do teu ar-condicionado.

O problema disso que vc está tentando fazer é justamente não ter ar gelado no ambiente justamente no momento que precisar. Penso que se as pessoas ligam o ar-condicionado, é porque está desconfortável, e não porque querem te punir com uma conta mais alta de energia.

Amigo,

O Ar-condicionado esta com BTUs de sobra, ele esta instalado em uma portaria, onde o espaço físico é de 12 m3 ou seja 1,95 de largura e 2,20 de comprimento e 2,80 de altura, isso para apenas uma pessoa trabalhar.

O problema esta no mal uso do equipamento que esta disponível para gerar conforto a equipe que ali trabalha.

Eu como síndico do condomínio as vezes entro na portaria por motivos diversos e aquilo ali esta parecendo uma câmera-fria, ou seja, o Ar ta no doze. Agora pergunto a vc, pra que isso? ninguém é picolé pra ficar resfriado a esta temperatura.

Conscientização, já desisti, trabalhamos com terceirizada e com frequencia mudam os colaboradores, ai vc tem q passar a cartilha tudo novamente, o extress é grande. Sem falar que alguns deixam a porta aberta quando saem da portaria para abordar algum veiculo no portão, se esta abordagem levar 10 minutos, fica ali aberta. Outro caso: Se esta muito frio o ambiente, em vez de regular a temperatura, não, alguns preferem abrir a janela ou a porta para abaixar a temperatura. É pá Cabá.

Muito pelo contrario do que vc escreveu acima, estou sim tentando fazer o ar ficar gelado no horário necessário para o conforto na execução das atividades, sem desperdício, se não tem como conscientizar a equipe que em algumas vezes o grau de instrução não permite, façamos através do Arduino.   

Talvez seria mais simples, substituir o Ar-Condicionado por um ventilador de Teto. Mas este não é o caso, quero conforto para equipe que nos prestam serviço mas com moderação. E o Arduino está ai pra resolver meu problema.

Aí nesse caso te dou razão. Imaginei que vc estava tratando de uma sala comercial ou algo do gênero.

Tem situações que a conscientização não surte efeito, talvez por conta da consciência de cidadania, ou falta de educação, ou egoísmo/individualismo, ou sei lá o que...

às vezes, quando lidamos com pessoas assim, não tem conversa mesmo.

No unico projeto em que usei um rele de estado solido até hj usei ele direto no pino do microcontrolador...
Segundo o manual:
http://www.coel.com.br/pdf/Manual-de-Instrucoes-SSR-rev.3.pdf
Ele consome no maximo 10ma e, é claro, também isola.
Quando fiz comandava um baita motor desses com capacitor de partida. Funcionou muito bem.
Acredito que vc possa ligar direto. A primeira coisa no circuito interno é justamente um optoacoplador, pelo menos no modelo que eu usei.

Eduardo,

Pelo visto o Relê que vc usou é exatamente igual ao que eu adquiri:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-640424363-rele-de-estado-sol...

Valeu pela documentação, vou tentar ligar direto, se vc ligou no seu projeto e deu certo, acredito que no meu também dará, afinal um Ar-condicionado não é tão pesado assim para que se tenha que elaborar um projeto muito astuto.

Vc usou dissipador de calor no seu relê? O Rui esta falando pra eu usar, já li a respeito que se deve usar, na documentação que vc enviou fala pra usar. Mas não sei, o compressor do Ar-Condicionado consome tanto assim? Como vc ligou o seu? Com ou sem dissipador?

Se caso tenha q usar, posso aproveitar um dissipador de um processador de pc que não estou usando???

 

Na verdade eu nao lembro qual usei.

Para chegar nesse pdf eu segui o seu link, que aponta pro ML, onde tem o link para a pagina do fabricante e lá tinha o PDF dele. Nada mais.

Mas acredito que todos tenham certa similaridade.

Não usei dissipador, mas parafusei ele firmemente na carcaça da maquina, que não deixa de ser um dissipador. Não lembro de ter sentido aquecimento algum. Tb não lembro a corrente, mas era no maximo 2cv, que dá uns 7A (eletrônico chama qualquer motor maior que um de liquidificador de "baita motor", não repare. Tb qualquer tensão acima de 25V é "alta tensão", hehehehe).

Mas era outro, nada posso afirmar. Recomendo, na duvida, colocar um dissipador, nem que seja um gabinete metalico simples para acomodar tudo com o rele firmemente preso na sua lateral interna. Assim o calor atravessa a parede mas vc não precisa de mecânicas complexas.

Eduardo,

Vc ligou o seu Relê diretamente no Arduino e não houve interferências né?

O José Miguel disse lá atrás que os Relês devem ter Optoacoplador e filtro RC para evitar ruídos, o modelo que vc usou em seu projeto vc sabe se tinha estes componentes em seu interior???

Caso positivo e partindo da premissa que estes relês prontos devem ser similares, acredito q este q adquiri também terá em seu conjunto né? 

Espero q seja plug-in-play, hahahahahahaha, não entendo nada de resistores, diodos, piorou Optoacoplador, palavra nova em meu dicionário. Mas prometo me empenhar para ir devagarzinho entendendo, pelo pouco q tenho visto não tem muito mistério não, pelo menos o báscio.

Olá,

A observação do José é verdadeira, e devemos leva-la em consideração principalmente quando montamos o relé de estado sólido com componentes discretos. Agora se tratando de relés comerciais devemos observar a folha de dados fornecida pelo fabricante (datasheet), lá ele especifica todas as características técnicas, e mostra a ligação recomendada. 

Geralmente o acoplamento por opto é garantido,já o filtro depende do modelo, em alguns o filtro snubber é ligado internamente e em outros é um opcional vendido separadamente.

Só mesmo consultando a documentação pra ter certeza.

Abraço.

Wiechert blz,

O Eduardo disponibilizou o manual do Relê que adquiri, estive olhando mas por não entender as palavras técnicas não consigo desenrolar sozinho. 

Pelo que vc falou acima seriam as caracteristicas do rele em negrito logo abaixo?

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS Modelos SSR-A e SSR-D (CHAVE ESTÁTICA):

– Acionamento da saída em “zero-cross”

– Proteção para inversão de polaridade

– Led vermelho para indicação do sinal de entrada

– Isolador ótico, garantindo 4000 Vrms de isolação

– Baixo consumo, compatível com TTL CMOS

– Circuito “snubber” para proteção da saída

– Alta imunidade a transientes da rede

– Caixa em ABS V0 (auto-extinguível)

Veja os dados técnicos do relê no link abaixo que o Eduardo me passou:

http://www.coel.com.br/pdf/Manual-de-Instrucoes-SSR-rev.3.pdf


Veja pelos dados técnicos ele atende a necessidade do projeto sem mais componentes?

Valeu Wiechert.

Qual o modelo que você comprou?

Desculpe, postei o link mas não mencionei qual modelo.

É o SSR-D 25A

http://www.coel.com.br/pdf/Manual-de-Instrucoes-SSR-rev.3.pdf

Valeu a força...

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço