Olá pessoal.

Estudo sistemas de informação, mas a eletrônica entendo pouco. Gostaria de tirar algumas dúvidas com vocês sobre um projeto para a faculdade.

Eu construí uma aplicação web que eu quero que se comunique com um arduino (feita em java, mas acho que não interfere). Eu gostaria que ela enviasse um comando para esse arduino, e recebesse dele o retorno, isso pela internet. Andei pesquisando, vi alguns projetos utilizando bluetooth, ethernet e até mandando SMS, mas pro meu caso ele vai estar acessível somente pela telefonia celular. Só que envio de SMS é complicado por uma aplicação web, porque eu teria que utilizar um terminal que envia SMS fora de um aparelho celular, como o site da Oi, acho que levaria tempo adicional e preciso de algo mais rápido.

Resumindo, eu gostaria que minha aplicação web se comunicasse ativamente e passivamente com o arduino via rede de telefonia sem utilizar SMS. É possível? Melhor usar um shiled com módulo GSM ou um modem 3G? Ou será que tem como fazer isso com SMS mesmo?

Obrigado desde já!

Exibições: 799

Responder esta

Respostas a este tópico

com modem 3G, eu e amigos criamos ate um hangout falando sobre isso, mas usamos raspberry pi.

"https://www.youtube.com/watch?v=IJHDC06Uqjs&list=UUHNRchE6w1S8Po-fMr3Mrhg "

sobre usar o modulo gprs, é melhor, ele pode tanto ler sms (receber) como pode enviar.

na leitura do sms, vc pode interpretar comandos e etc..

Se eu entendi bem, você enviou o sms direto do seu raspberry pi né?

Poderia explicar o objetivo do Arduino? Automação residencial?

Se já tiver um roteador em casa conectado na Internet, mais fácil usar um Raspberry Pi com uma interface USB wireless conectada à esse roteador. 

http://www.raspberrypi.org/

http://www.raspberrypi.org/?s=home+automation

Sim, minha ideia é ativar uma trava ligada a esse arduino remotamente, mas não residencial, por exemplo num veículo. Daí, via ethernet/wi-fi não seria o caso, ou seria?

Assim: O usuário entra no site, que vai estar na web mesmo, e ao acionar um botão mandando travar ou destravar, a aplicação web envia o comando pro shield gsm via rede de telefonia móvel e ele faz essa operação, retornando o sucesso ou não logo em seguida. A parte do arduino em si eu acho que é tranquilo, mas a minha dúvida é como enviar esse comando da aplicação web. Eu preciso dessa aplicação web para integrá-la a um banco de dados, que registraria dados desses acionamentos da trava, sem que eu precise consultar diretamente o arduino. 


Uma ideia sobre o raspberry pi que até o Rogerio deu aí em cima é interessante: fazer o envio de sms através de um raspberry pi. Só que aí eu teria que criar um pequeno servidor web no raspberry (o que até é possível, mas não sei se seria viável), ou conectá-lo a um servidor físico por usb por exemplo. 

Eu vi no forum alguns projetos usando ScadaBR, que mexe com automação via rede, mas nada via 3G/GSM.

Com modulo gprs da pra fazer isso entendo pouco de eletrônica tbm mais sobre o que vc quer fazer só da certo com gprs ou Bluetooth  e se for uma aplicação android da pra programar fácil com app inventor já deixa o sms pronto e o envia com um botão e recebe os dados tbm de um numero especifico com os dados.. não é uma tarefa fácil mais assim da certo...

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço