Prezados amigos. Estou apanhando para polarizar um TIP 50. Ele recebe pulsos do arduino que variam entre 0 e 5V, na sua base e esses pulsos devem abrir o TIP que está com o coletor em uma fonte de 100V (e o terra em comum). O TIP fornecerá então na sua saída pulsos entre 0 e 100V. Alguém pode me ajudar nisso. Só falta essa etapa para meu projeto terminar! Muito grato!

Exibições: 2647

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa tarde.

Poste o diagrama do seu circuito, mais 100V para um tip já começa a ficar perigoso.

Att.

Jucelei Freita

Oi Jucilei: Esse TIP tolera até 400V entre coletor e emissor e 5V entre base e emissor. Apesar da voltagem elevada, o projeto trabalha com baixa corrente sendo baixo o risco de explosões catastróficas!!!!

Vou postar o esquemático dele, mas achei que com essas informações já seria o suficiente!

Sorry. Realmente é 400V Vce. Acostumado com o tip42C. rsrs Sobre a polarização dele, aconselho usar mais de uma pino do Arduíno em paralelo, ao menos uns 3 pinos e escrever direto no port pra acionar eles junto, pois o transistor  tem o hfe bem baixo.

Olá,

Usar 3 ou mais pinos do MCU para fazer um único acionamento não é lá a melhor saída, pois toda a corrente de excitação do TIP ainda será drenada do MCU que poderá aquecer.

Não seria possível usar outro transistor de potência com hfe maior? Outra saída seria usar  um drive entre o pino do MCU e a base do TIP, existem várias opções como um BC337 ou ULN2003 ou um  foto acoplador.

Abraços.

Nooossa, as idéias começaram a aparecer! Eu usei um BC639 (100 volts de VCE) excitando a base do TIP, mas mesmo assim ele permanece preguiçoso! saem apenas os 5 V máximos que aplico na base do BC639. Ví um tutorial onde o Renato Aloy (se não me engano) controla um pisca-pisca de natal apenas excitando o TIP50 pela base com o arduino e funcionava muito bem (os 100 leds eram alimentados pelos 127V da rede, retificados)! Só o meu projeto não funciona!!!!

Ai que ta. Tentar de corrigir problemas de um circuito sem o diagrama, é como caçar sem cachorro. O probabilidade de sucesso é baixa.

Aí vai o esquemático da forma mais simples que fiz inicialmente, sem usar o BC639 excitando o TIP 50.

Anexos

Que sal

Enrique,

Se você colocasse as informações e objetivos do seu circuito desde o princípio ajudaria muito a quem tentasse lhe ajudar...

Para que o transistor NPN entre no estado de condução deve ter uma tensão na base 0.6V maior que a tensão no emissor.

Vi que pct+ está ligado ao positivo da fonte de tensão NCP1400.

Mas eu não estou entendendo os terminais pct- e pct+, seriam eles ligados a eletrodos de estimulação? 

Pelo oque eu pude entender do seu circuito, o x9511 (potenciômetro digital) irá mudar a polarização do TIP50 de forma a alterar a corrente do transistor, portanto a questão de colocar um drive para excitar o TIP50 deve ser revista, pois o mesmo não deverá operar apenas nas regiões de corte / saturação.

Abraço.

Exatamente Wiechert! As saídas são eletrodos de estimulação. Pensei em colocá-los entre o emissor e o terra, mas como a impedância dos eletrodos varia muito, isso iria interferir na corrente base-emissor. Por isso coloquei os eletrodos entre o +100V e o Coletor, mas isso pode ser modificado. O sinal que chega ao TIP pela base são pulsos retangulares entre 0 e 5V, modulados pelo potenciômetro digital sob comando do próprio arduino, o qual é programado antes de iniciar a estimulação. O TIP deve trabalhar na faixa de amplificação e não de corte/saturação para que o circuito funcione corretamente. Obrigado pela atenção!

Pachón, sugiro que você use um fotoacoplador entre o Arduino e o seu TIP50 com o intuito de isolar eletricamente (tanto 5V e 100V como os 0V) os circuitos.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço