Estou a procura de uma solução para instalação de antenas parabólicas banda KU (antenas da Sky por exemplo) em embarcações regionais aqui no Amazonas. A principio pensei em utilizar o Arduino Uno com o shild Bussola Magnetometro. 

   Porem o problema maior é que sou iniciante na área e não sei se quer programar. Pelo que li e pesquisei e já li muito, seria necessário apenas isto. Gostaria que os colegas me ajudassem.

Sadoc Rodrigues de Souza

Exibições: 5412

Responder esta

Respostas a este tópico

A winegard fabrica umas antenas portáteis, mas mesmo elas não funcionariam em um barco em movimento.

Vc precisa de uma base nivelada para que a elevação não precise ser mais ajustada. Para uma base nivelada em um barco mesmo parado vc ja tem um projeto.. Quem sabe algo usando um giroscópio, que pode ser feito com um principio mecanico ou eletrônico.

Para a direcao realmente vc precisa de uma bussola, mas o ajuste final sempre eh feito manualmente. A bussola eh muito sujeita a interferências. Para o ajuste final vc precisa de um medidor de sinal, que todo receptor tem. Olhando ele faz o ajuste. Para automatizar o ideal seria ter acesso a essa informação. Quem sabe desmontando um medidor desses que podem ser inseridos no cabo. Minha experiencia com eles foi muito ruim... Sempre uso o do próprio receptor.

Vc já deve saber, mas para quem esta acompanhando, existem sites e apps mto bons para descobrir os ajustes necessários para um bom apontamento:

http://www.dishpointer.com/

Obrigado Eduardo pela atenção. Projeto exatamente ainda não tenho mas tenho as ideias. Realmente pensei mesmo em fazer com antena se mantenha nivelada com um sistema de pendulo, porem acho que talvez nem seja necessário, pois a variação na vertical quase não acontece, pois as águas dos rios daqui são bastante calmas, exceto quando cruzam por outra embarcação ou enfrentam tempo ruim com ventos fortes. Então acho que resolvendo a questão do apontamento na horizontal já consigo satisfazer os donos de barcos. Hoje a pratica comum é instalar Antenas parabólicas de 1,2 m ou 1,4 m comum banda C, num sistema de base giratória com um volante embaixo, ai quando se quer assistir TV algum tripulante vai girando até encontrar o sinal, porem se o barco mudar a direção um pouquinho, ai alguém tem que voltar a procurar o sinal... Qualquer coisa que eu faça que melhore esta situação, já seria bem aceita. Já pesquisei bastante a procura do produto e como você também mencionou, achei mutos equipamentos que fazem o apontamento automático mas não funcionaria em movimento. Até encontrei um que seria exatamente o que queremos ( http://www.gilat.com/SpeedRay-1000-Series ), porem além de ser um pouco caro em torno de U$ 3.000,00 lá. Aqui chegaria talvez R$ 10.000,00 com impostos e frete. Consegui falar com os representantes deste produto aqui no Brasil no Rio de Janeiro que é a Gilat. Conversando com o engenheiro, este me falou que acha que talvez não funcione aqui na região, pelo fato de ser fraco sinal e a antena equivale a uma de 60 cm com um ganho baixo. E já que aqui todos usam a de 90 cm provavelmente não funcionaria. Acho que podíamos desenvolver um projeto originalmente nosso e quem sabe lançar no mercado como solução para TV por assinatura em embarcações.

Como já disse mais uma vez obrigado pela atenção e atenção e vou continuar tentando...



Sadoc Rodrigues de Souza

Pois eh, como o Paulo Vinícios falou, seria possível fazer uma base nivelada com princípios de giroscópio mecânico. Algo como uma base presa por molas com um motor girando um peso. Imagine um peso de halterofilismo ou coisa assim. A mesma energia que faz um pião ficar em pé faria sua base ficar na horizontal. O Giroscópio padrão tem todo um sistema de liberdade de eixos equilibrada, mas acho que seria alem da necessidade.

Ja o ajuste de altura muda muito pouco para algumas centenas de kms, provavelmente poderia ser travado.

As antenas são maiores que as que usamos em SP, por ex, pq o sinal no satélite também eh enviado por antena direcional, e esta apontada para o publico principal, que eh o mais para o meio do Brasil. Vc pega meio a borda.

Mas e essas do tipo Flat ? Ja viu ???

https://www.google.com.br/search?q=Flat+Satellite+Antenna&tbm=isch

Nunca testei, mas pelo que entendi o apontamento pode ser menos preciso.

Essa Gilat parece ótima, mas por esse preço fica impossível..

Poderia integrar a antena em um sistema de giroscópio mecânico para que ela não balance, adaptar um projeto de motorização de telescópios astronômicos, como uma montagem equatorial motorizada com PicGOTO e usar um programa como o stellarium para apontar a antena. Quando o barco mudar de direção, você poderia colocar um modulo giroscópio(para arduino) para fazer a correção do eixo...

Prezado Sadoc, boa tarde.
Você já conseguiu desenvolver a solução? Tenho interesse também.
Trabalho no Instituto Mamirauá, no Amazonas, e estamos ativando alguns links ponto-a-ponto para alguns flutuantes (casa flutuante), e preciso de um sistema que ajuste o azimute mesmo o flutuante se movimentando.

Se você tiver interesse em vender o kit, ou se tiver só o projeto, podemos, quem sabe, financiar um protótipo.  

Fico no aguardo de seu contato.

Prezados Amigos

Fiquei  bastante contente quando encontrei este tópico aqui, embora já tenha sido mais frequente aqui no LDG, fiquei um tanto quanto ausente, porém parte do motivo será entendido.

Em 2011 criei este  tópico (Link no LDG) justamente por causa do início das minhas pesquisas nesta área, iniciei pela detecção do sinal do satélite, por ser o ponto por onde tudo deve começar (tecnicamente), passando pelos sistemas de navegação inercial (INS) e quebrando a cabeça com as engrenagens de terceira geração.

Meus objetivos são sistemas de apontamento automáticos e estabilização de plataformas.

Tentei obter recursos financeiros BNDES, FINEP..e nada, daí o longo período para o desenvolvimento.

Hoje já tenho  dois sistemas  em Banda C, sintonizados no satélite StarOne C2 instalados em embarcações, que navegam no Rio Paraguay.(foto abaixo do primeiro protótipo em 2012)

Detalhes técnicos:

Bússola Flux Gate, e ainda não havia desenvolvido as junções rotativas.

E um sistema de auto apontamento que projetei e construí para uma emissora de TV, para transmissões via satélite em Banda C. O qual é utilizado para transmissões de notícias e eventos ao vivo. (video abaixo, em 2013)

 

No momento estou trabalhando em  sistemas estabilizados em três eixos para banda KU, TV aberta/assinatura e internet VSAT móvel. já tenho os protótipos funcionando em laboratório, espero coloca-los no mercado até março deste ano.

Disponibilizo a  vcs que se interessam pelo assunto o caminho que tracei para chegar até aqui, portando podem postar suas dúvidas.

Gostaria de estreitar o contato com vc Francisco Jr. pois seu problema ai na Amazônia é o mesmo das empresas de navegação aqui do rio Paraguay, começando pela pergunta. Como é a recepção em Banda C TV aberta, em embarcações no trecho entre Belém e Manaus, faz-se necessário o ajuste em elevação durante a viagem,utilizando uma antena de 1,5 m de diâmetro?

Abraços

Joe Nova

Cara,

   No meu carro eu pego o sinal da TV POR ASSINATURA (eu assino GVT) mas já peguei foi claro e SKY,  mas a solução não é bem a pensada.

   Por sinal é super legal,  na verdade citei em outros topicos que alem de meu carro pegar o sinal da tv por assinatura, eu tambem tenho o luxo de só ouvir radios europeias e americanas, visto que meu estilo favorito é o smooth jazz e aqui no Brasil não tem.

 

Caro Joe Nova. Gostaríamos de comprar uma antena banda C com auto apontamento como a que você  postou aqui no Lab de G. Você disse que já tem o produto finalizado. Queremos instalar em uma embarcação e fazer o comercial. Acreditamos que dependendo do preço, tem grande possibilidades de boas vendas.

Aguardo...

Sadoc Souza

sadocsouza@ig.com.br

putz, tomas edson e tom cruiser em um cara só ha ha ha, 

  Não cara,  o sistema utilizado em embarcações não foi criação minha,  apesar que um amigo me jogou justamente essa semana essa questão.

   Eu já fiz algo com servo motores,   por sinal,   é o principio de funcionamento de antenas parabolicas com ajustamente mecânico do lnb.

   Como é uma área que envolver muiiiiitos advogados,  eu prefiro ficar de fora.  

   Mas não é bicho de sete cabeças não.

Bom dia, eu tenho uma antena estabilizada em banda KU para dados e TV e já comercializo na região amazônica. 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço