Bom Pessoal, estou na construção de uma mini estação meteorológica em minha residencia, os outros sensores são baratos e fáceis de achar, porem o anemômetro e um pouco caro e quero um projeto mais reciclável, vi vários projetos, achei interessante um que usa disco perfurado e encoder óptico, farei o mais pra frente, mas em maos agora tenho disponível motor de cooler e motor de HD, nos projetos que vi usando coolers, todos disseram para soldar um fio interligando as bobinas, porem não disseram como e feita a ligacao ao arduino. Pensei em usar o motor de HD, o que possuo tem três terminais, e não e fácil abri lo para soldar fios nas bobinas, mas ele e bem mais leve e fácil de girar do que o motor de cooler. Qual motor devo usar? Como seria a ligação ao Arduíno?

Exibições: 1707

Responder esta

Respostas a este tópico

Opa, Teodoro, obrigado pelo contato. Nesse projeto ele usou motor DC, porem não mostrou se fez alguma adaptação no motor, minha duvida maior e, as conchas receberam a forca do vento, que ligado ao eixo e ao rolamento faz o motor girar, esse produz, a corrente eletrica, então a partir dai conecto o fio positivo do motor em uma entrada analógica do Arduíno? E isso?No caso o motor do HD tem três fio, qual fio eu conectaria?
Vou tentar com o motor de HD que tenho aqui, sei que um fio e o comum, e os outros dois se refere a bobinas do motor, vou ligar o comum no gnd e o outros dois juntos na porta analógica do Arduíno, como no projeto me enviado! Obrigado por enquanto!

Bom dia ASC,

eu fiz um anemometro assim:

Usei metade de bolinhas de ping-pong como conhas, as hastes que seguram as bolinhas

são feitas com os tubos mais finos de antenas.

Como sensor eu usei de sucata de mouse antigo, aqueles de bolinhas.

Dentro ele tem uma rodinha furada, emissor e sensor óticos.

O uso de motores de cooler, pode afetar a medida

pois o imã exerce uma pequena força sobre as bobinas, 

e isto impacta na medida da velocidade.

Veja a foto do meu anemometro caseiro de sucata.

http://labdegaragem.com/photo/esta-o-metereologica?context=user

A parte da garafa pet é pra proteger de chuva.

Rui

Obrigado pelo contato RV, era justo o que precisava, VC tem o passo a passo de como foi montado a parte eletrônica, na foto vi os fios que sai da proteção feita de garrafa pet, da pra fazer com mouse óptico USB?

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço