Anatel começa a mapear celulares piratas; aparelhos serão bloqueados - Seria o fim das Shield GPRS/GSM

Fonte:

http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2014/03/sistema-da-anat...

Quando li essa materia hoje a primeira coisa que me veio na cabeça seria, e agora?

Acredito ser excelente existir o bloqueio dos celulares roubados e inclusive cheguei pensar em uma teoria da conspiração para que que isso não aconteça :) viajei eu sei rsss.

Acredito que essas Shield não são regulamentadas pela Anatel e não sei se elas conseguiriam uma aprovação baseado nas leis atuais.

O que vocês acham?

Exibições: 1327

Responder esta

Respostas a este tópico

Acho que isso vai dar tanto problema que vão desistir. Pq o que a operadora quer é cliente. Quem tem interesse em preservar o mercado é a fabricante de celulares. Aqui quem manda são as operadoras.

Mas se der problema mesmo vejo ao menos uma saida: Usar um módulo homologado. A Telit tem módulos homologados pela Anatel. Seria só fazer uma plaquinha com ele. 

Se der esse problema fica a sugestão de produto "engarajado".

Inclusive esses telit tem comandos mto legais como AT#semail que manda um email sem grandes complicações.

Não conhecia essa marca, vou dar uma olhada.

Valeu.

pois é não tinha pensado nisso, tenho um shield desses em meu projeto

o jeito vai ser apelar!

http://www.youtube.com/watch?v=VucfjJq9PC4

Rss também pensei nisso, uma pena já que seria um retrocesso.

Acho que a maioria usa o SIM900 e ele é homologado. Vejam

http://sistemas.anatel.gov.br/sgch/HistoricoCertificado/Homologacao...

Ta confuso.

Pela reportagem:

http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2014/03/sistema-da-anat...

O que vale é o IMEI, e não só o modelo. "importado ilegalmente" também rodaria. Entendo que quando compramos pelo correio e pagamos os impostos estamos fazendo uma importação legal. Vai ter um lugar para vc apresentar os documentos de importação e validar, mas e se perdeu/jogou fora ? 

Mesmo quem compra em viagem e passa com ele na cota, sem declarar, sem ser barrado, também está dentro da lei, então é legal. Mas tb precisaria ser validado.

Isso tudo que acho "tiro no pé" da operadora. Por isso não acredito que façam.

Acredito sim que bloqueiem esses "sansung", "soni", "Hiphone", etc. Que realmente são muito ruins.  

Ainda, se for pra acreditar nessa reportagem, fala só em smartphones.

Pelo que entendi isso não será para bloquear produtos importados legal ou ilegal, e sim para produtos que a anatel não fez testes para verificação de interferências na rede. E cada modelo tendo uma faixa de IMEI, seria liberado por essa faixa. 

Entendi seu ponto.

Só que na norma fala "Constitui obrigação do fabricante do produto no Brasil providenciar a identificação do produto homologado, nos termos do art. 39 do Regulamento anexo à Resolução Anatel nº 242, em todas as unidades comercializadas, antes de sua efetiva distribuição ao mercado, assim como observar e manter as características técnicas que fundamentaram a certificação original."

Entendo que essa identificação seria o selinho. Quem manda a lista dos IMEIs pra Anatel ? O Fabricante ou o importador (ignorantemente chamado aqui de "fabricante no Brasil"). Se quem poe o selinho tá aqui, será que quem manda o IMEI tb não ?

Se for o importador ferrou !

Se for o fabricante estamos livres do problema.

Essa é a questão.

Para o governo (receita federal e anatel) o ideal seria que o importador mandasse, assim só entraria produto que pagou imposto. Ou alguem acha que aquele selinho holográfico é grátis ???

Para as operadoras seria melhor o fabricante, pq teriam mais telefones e pra ela basta que funcione bem, o que interessa é faturar minutos.

Para o consumidor... Bom, o consumidor não é considerado uma coisa importante nesses processos... A unica função dele é consumir, não é isso ? Vai consumir tudo mesmo.. (pensamento deles).

Mas acho que o que nos resta é dirigir os comentários para as questões técnicas e deixar a questão política para espaços dedicados alem de esperar mais informação oficial sobre o que vamos ter que aguentar agora.

os infinitos painéis de alarme que tem no mercado com modulos GPRS vai acabar com todos?

Ainda ta cedo e confuso para pensar que algo tão radical vá acontecer.

Boa..meu shield e SIM900

Vcs tinham razão.

Nova matéria sobre o tema:

http://olhardigital.uol.com.br/video/entenda-a-caca-aos-celulares-p...

Pelo que fala o foco é totalmente no modelo, sendo assim o SIM900 já está ok, independente de ter sido comprado legalmente ou não.

Idem para os aparelhos de modelos homologados que foram comprados fora do Brasil (seja muamba ou viagem (não dá pra diferenciar)).

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço