Boa tarde a todos,

Peço que analisem a ideia do meu projeto, ainda estou na estaca zero apenas fazendo um brainstorm e verificando eventuais problemas.

Trata-se de um controle/gerenciamento de estacionamento de algum estabelecimento (vamos exemplificar com um Shopping)

O propósito é diminuir o tempo em que perdemos procurando vagas... Não, não são leds que ficam acima das vagas... Isso eu já havia pensado até me deparar com essa solução e ver que já existia, enfim, pode até vir a fazer parte... mas o objetivo é o cliente que entrar no estacionamento do shopping, na cancela de entrada já visualizar em um monitor quais são as vagas disponíveis.

Problemas:

- No tempo de entrada do cliente, outras vagas podem se desocupar

- Caso um cliente [cliente 1] entre e ainda não tenha estacionado, o segundo cliente [cliente 2] que entrar vai ver a mesma vaga que o cliente1 havia escolhido como disponível mas nesse meio tempo o cliente1 estacionou.

Possível solução para esses problemas:

- Definir e limitar a vaga para cada cliente que entrar de acordo com aproximidade com a porta do shopping, ou seja, o Cliente1 pega a vaga A1 e o cliente2 já vai ver a vaga A1 como ocupada mesmo que o Cliente1 ainda não tenha estacionado;

Daí surgem os problemas:

- O cliente pode não querer parar perto, ou pode não quere aquela vaga X, pessoas podem parar de modo torto (estamos acostumados a isso) e então optamos não ocupar certas vagas.

Enfim... parece meio confuso, mas preciso resolver estes pequenos problemas antes de mais nada.

A solução seria através de sensores (Arduino?) em cada vaga para que atualizasse no sistema as vagas disponíveis / ocupadas

Exibições: 4134

Responder esta

Respostas a este tópico

Sem duvida.

Abs.

Olá, Edson; obrigado pela colaboração!

Concordo que estou abraçando todas "brechas" do sistema e tentando evitar a falha humana rs... Impossível chegar num sistema perfeito, no máximo chegaremos no ideal.

Como já disseram (obrigado por me poupar de responder, Carlos), a maquete não é minha mas é essa á ideia.

A alternativa de "apontar o caminho" através de LEDs é interessante, mas pode ser um problema no caso de grandes estacionamentos ou no caso de vários carros procurando vagas.

Liberar a entrada é uma tremenda falha de segurança, eu imagino; não sei se eu entendi errado, mas o que sugere é que não tenha cancelas? Nunca vi nenhum shopping assim, ainda mais que a maioria destes cobram o parking;

Você diz que o mais eficiente seria contabilizar as vagas de acordo com entrada/saída de carros mas diz que existem casos de descargas e até mesmo desistência e tal... Então continua falho?

Não entendi muito bem essa parte, pareceu controverso.

Para identificar se a vaga X01 está vazia ou não, é através de duas formas:

1- Limitar e definir aquela vaga para quem está entrando (entra o problema da pessoa não estacionar nesta vaga, ou outra pessoa "roubar")

2- Sensoriamento POR VAGA. 

    Mosciatti

    A ideia da orientação por sinalização luminosa não é minha, eu vi em uns dos vídeos que o pessoal postou e achei ótima e parecem funcionar a contento. Entretanto poderia se criar um sistema de rastreamento do veiculo ao entrar no estabelecimento, talvez com sensores de campo magnético no chão (os semelhantes aos usados nas lombadas eletrônicas) atenderiam este item. Mas dependendo do tamanho do estabelecimento, isso implicaria em um elevado o custo de implementação. 

    Também não acho que deve retirar a cancela, apenas sugerir deixar este item de identificação de fora (pelo menos nessa fase inicial ) para simplificar o projeto e consequentemente a quantidades de problemas a se resolver.  Mas se este item for primordial no seu projeto, já foram dadas boas opções pelos nossos colegas.

      Sim, penso que ninguém entrará em um estacionamento que já está lotado, portanto se no local tem 30 vagas sendo 29 ocupadas e apenas 1 vaga livre, bastará que apenas um veículo entre para zerar o numero de vagas, lembre-se que parto do principio que ninguém entraria em um estacionamento lotado. Caso contrário será mais simples gerência apenas o numero de vagas livres pelos sensores das vagas, fazendo somente a indicação do local da mesma e informando na entrada a quantidade de vagas disponíveis naquele instante, independentes de quantos clientes se tenha perambulando pelo estabelecimento. Para contornar o problema do cliente não encontrar vaga, pode-se estipular um tempo máximo de permanência sem custo, digamos 10 mim., para que o cliente encontre sua vaga, passado este seria cobrado um determinado valor, se for o caso.

      No caso das vagas extras (carga e descarga), se houver, também se pode monitorar as áreas de  par que não se tornem locais de parada permanente.

     Então dependendo a que tipo de estabelecimento que se pretende atender, deverá se aceitar algumas limitações .

Ob.:desculpe se eu continuar meio contraditório, ou se não sigo um raciocínio lógico linear, mas estou apenas tentando expor algumas considerações para lhe ajudar neste projeto. 

Abraços!

Pessoal, as ideias são ótimas, mas acho que passam do que eu almejo neste momento, visando um trabalho de conclusão de curso.

Retomando:

Preciso de um sistema prototipado (Arduino?) para o monitoramento das vagas de um estacionamento e disponibiliza-lo (o monitoramento) na entrada deste estacionamento para os clientes verificarem uma vaga disponível;

Cada vaga teria um sensor que se comunicaria em tempo real (via web?) com este monitor para atualizar a disponibilidade de cada vaga.

Teríamos o problema de que podíamos estar vendo uma vaga como não ocupada e ao chegar lá, estar ocupada - pois no momento em que a víamos, realmente não estava ocupada, mas o carro que entrou antes de nós, a ocupou.

Podíamos, então, mostrar neste monitor que existem X carros no estacionamento (assim, a pessoa que vai entrar pode PRESSUPOR que alguma(s) da(s) vaga(s) que ele está vendo pode ser ocupada em segundos)

Pensando assim, poderiam me dar uma luz?

Qual seria o microcontrolador/microprocessador ideal? Queria fazer algo com Arduino ou então RaspBerry Pi.

Teria que ter Xbee ou Zigbee para comunica-los? Sensor ultrassonico? Sistema PHP?

Obrigado

Oi Sr. B,

veja bem,

O motorista ao chegar perto do placar vê um numero de vagas disponíveis.

Ao passar pela cancela para entrar, este placar diminui 1, pois o motorista já entrou, aí ele procura uma vaga que tenha o LED verde, que então fica vermelho.

O próximo motorista ao chegar saberá se tem ou não vaga pra ele, claro que ela apontará 

uma a menos, mesmo se o motorista que entrou anteriormente ainda não ocupou uma vaga.

Ao saída da cancela,o contador de vagas é então incrementado.

Rui

Na verdade, a ideia não é mostrar quantas vagas estão livres, mas sim QUAIS vagas estão livres.

Seria algo mais visual, identificando as vagas por cores vermelhas/verde para ocupadas/livres. - isso ainda no momento de entrada, logo na cancela, através de um monitor

Pois, nesta forma de contar as vagas, estamos dizendo que se um carro passar pela cancela, seria uma vaga a menos no estacionamento - mas não pensamos que este carro pode apenas deixar alguém no shopping e sair, ou desistir de parar.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço