Pessoal, estou desenvolvendo um altímetro(detector de apogeu), através do arduino duemilanove e sensor de pressão bmp085, tenho a programação para ele atuar como altímetro, e suas demais funções, preciso alterar algo no código, ou seja, quando o altímetro marcar a maior altitude, preciso que ligue uma lâmpada tipo( lampadinha de natal), o altímetro será embarcado ........., a lâmpada com carga ejetora servirá para fazer a liberação do . Se alguém ai puder me ajudar com a programação. Estou a disposição para mais detalhes.

Exibições: 2825

As respostas para este tópico estão encerradas.

Respostas a este tópico

Ruim desse projeto que não tem como testar direito, vai gastar algum foguete. kkkkk

Também tem que ver o quanto a velocidade influência sobre a medição, empuxo do ar. Sobre a altitude, é até fácil de testar, só escalar um morro/serra. rsrsrs 

A logica seria mais ou menos assim.

Foguete partiu a pressão começa a abaixar atinge um ponto de minima e depois começa a aumentar novamente, ai é só temporizar o disparo depois do ponto de minima.

Ai entra a física, tempo minimo para ter velocidade o suficiente para abrir o paraquedas com segurança.

(Epa-Epb)=Ecp, pra um calculo mais grosseiro, desconsidera o atrito com o ar.

Neste caso, um acelerômetro não te ajudaria a "prever" o apogeu, iniciando a abertura do paraquedas um pouco (ms) antes de inverter o sentido da aceleração?

Pra testes, um amigo com aeromodelo pode ser útil nessas horas. =D

É... a ideia do acelerômetro seria detectar a aceleração vertical tendendo a Zero. Teria que ter um giroscópio para compensar.

Mas da pra usar o mesmo princípio com o BMP, monitorando a variação de altitude. Mas aí a precisão vai depender da resolução e intervalo do ciclo do programa.

Quando DeltaP tende a 0 (variação de altitude se aproxima de nula, seja porque atingiu verticalmente o apogeu, ou porque mudou a trajetória para horizontal) o sistema se prepara para acionar o paraquedas.

Só tem que cuidar pra não disparar o paraquedas no solo (deltaP = 0), o que da pra resolver fácil permitindo que o sistema seja acionado somente após um deltaP relevante.

Quem sabe uma solução integrando Acel, Gyro, BMP e Bússola (ou seja,um IMU) dê mais garantias pro sistema. Mas da pra inventar algo parecido com o BMP sim.

Qual a resolução que tens com esse sensor de altitude(em cm ou mm)?

Por acelerômetro vai ser difícil prever, ja que a partir do momento que o foguete deixa de ser impulsionado, a aceleração passa a ser constante, vai muito critico prever a velocidade nesse momento pra ver quanto ele ainda pode subir...

Acho que o mais adequado para um altímetro é um sensor de temperatura e outro de pressão visto que a temperatura também pode influenciar na leitura do barômetro.

Sim, acho que pode usar um lm35 e no caso teria que desenvolver um algorítimo para fazer a correção da leitura do sensor que está oscilando em função da temperatura. 

Você está a cerca de 20mts a cima do nivel do mar, então como não precisa de mensurar uma altura exata em relação ao solo, creio que este tipo de altímetro é o ideal.

O sensor de pressão possui um sensor de temperatura integrado? Você está usando o BMP085?

se não for possível isolar, creio que possa usar o LM35, ele possui um range de temperatura que varia de −40°C to +110°C, então creio que seja ideal usar o sensor de pressão que você já possui trabalhando junto com o LM35.

 

Não acho que ficaria legal fazer uma mediana da oscilação, pois a ela é em função da temperatura atmosférica, aliás esta é a razão para ele possuir um termômetro integrado.

Mas será que já não existe uma biblioteca pronta para o BMP085 funcionar como altímetro incluindo o sensor de temperatura?

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço