Boa noite.

Planejo montar um alimentador automático para peixes usando tudo que o Arduíno pode oferecer. Esse protótipo deve ser capaz de alimentar um poço médio.

Irei utilizar um Reservatório com cerca de 10~15 kg de ração para peixe.Haverá um encanamento na diagonal em direção ao poço, inicialmente estou pensando em cerca de 50mm.

Neste haverá uma válvula borboleta controlando a passagem da ração. Sob o eixo da vávula, terei um servo motor conectado a válvula sendo controlado por um arduino. 

A dúvida é o seguinte, qual servo motor terá torque suficiente para girar sem problemas suportando o peso do reservatório.

Também preciso de uma solução viável para a hora, pois preciso que seja feita em certos horários. Pois se fizesse essa programação somente no arduino, caso faltasse energia iria desandar tudo.

Obrigado

Exibições: 4553

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá,

Para a questão do horário, um RTC ligado ao arduino seria uma opção, ele é alimentado por uma bateria não perdendo a hora.

Já em relação ao servo primeiro você teria de medir o esforço (torque) necessário para operar a sua válvula durante um ciclo de funcionamento normal, isto é, com a ração no reservatório e em função do valor encontrado deves-se escolher um servo com capacidade superior.

faz igual borboleta de carburador :)

Obrigado Wiechert!

Sua dica com certeza me ajudou muito. Certamente incluirei o modulo RTC no projeto.

Use o RTC DS3231 para ter maior precisão :

http://labdegaragem.com/forum/topics/ajuda-rtc-ds1307

Ah, com certeza eu estaria neste post.

Já planejo isso faz tempo para a minha chacara.

To dentro. 

Seguindo:

RTC realmente matamos a charada.

Tenho barricas de 25 kg de ração.

O tubo é de 50cm?

Já pensei no servo e a valvula deveria ter bordas de borracha para não travar a ração.

Interessante essa ideia das bordas de borracha na válvula!

É ótimo compartilhar da mesma ideia. Manterei sempre informado!

https://blog.adafruit.com/2015/07/28/how-to-make-an-automatic-fish-...

E se usasse um eixo giratorio (movido por um motor CC) com uma espiral no meio do cano alimentador ?

Similar ao interior de um moedor de carne.

Qual é o tamanho dos grãos ?

Na indústria o parafuso de Arquimedes é muito usado.

Nisso que pensei ....

sistemas de rosca sem fim têm incovenientes que são:

* travamento se os grãos de ração ocuparem o espaço entre a rosca e a parede interna do tubo. Seria necessário um motor potente para impedir que a rosca parasse, mas aí caímos no problema de forçar o conjunto e causar quebra, ou esmagar (esfarelar) a ração peletizada/extrusada

* se tentar aumentar o espaço entre a rosca e a parede interna na intenção de evitar travamento, gera-se outro problema que é retorno de ração caso o conjunto seja inclinado ou acúmulo de produto em locais onde a rosca não alcança. O senso comum tenta levar-nos a pensar que não há acúmulo de produto, pois parece óbvio que todo o conteúdo interno do tubo é levado pra frente através de arrasto, mas há acúmulo sim. A rosca só transporta pra frente aquele material que entra em contato com ela, mantendo produto velho acumulado onde a rosca não encosta

O que algumas indústrias vêm fazendo é substituir as tradicionais roscas sem fim por transportadores do tipo "drag"

Hugo, tem algum video para a gente entender como funciona ?

Obrigado.

Existem também aqueles sistemas giratórios de distribuição de pílulas , usado em industria de remédios.

vídeo mesmo eu não tenho comigo, nem também procurei na net.

Mas observe bem aquela foto com as pás plásticas de cor branca. Perceba que a inclinação das pás em relação ao plano não é igual entre as pás. Ou seja, elas não são fixas perpendicularmente em relação à corrente que as sustentam. As pás sofrem inclinação conforme a necessidade, evitando o esmagamento da ração e também o travamento do sistema (se houver excesso de resistência, as pás se inclinam, arrastando somente quantidade de ração compatível com a regulagem feita)

obviamente talvez isso (transportador grag) não seja o caso de se instalar em alimentadores de peixe, minha intenção aqui foi chamar a atenção para não caírem na tentação de usarem o sistema de rosca sem fim, pois talvez os problemas que surgirão inviabilizem o sistema.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço