Estou com um problema, uso a fonte 9V para alimentar o Arduino e atraves do pino Vin do Arduino eu alimento um shield relê.. Funciona Perfeitamente.

Mas como vou ligar várias coisas ao Arduino, entao fiz um circuito a parte e utilizei a mesma fonte 9V para o alimenta-lo. Ai vem o problema, a mesma fonte que alimentava o arduino de onde saia a tensão de 9V no Vin para alimentar o Relê, usando a fonte diretamente no relê(12V) já não o ativa mais.

Se a tensão é a mesma, o que pode ser? Corrente será? O arduino faz alguma retificação no pino Vin? ou altera a amperagem da fonte?

Se alguem puder solucionar isso pmim, ficarei grato!!

Exibições: 5860

As respostas para este tópico estão encerradas.

Respostas a este tópico

O ideal é vc ligar a bobina de um rele desse numa fonte 12V e medir a corrente que passa. Ou conseguir a folha de dados dele para ver. Normalmente reles precisam de uma grande corrente na bobina (coisa de 50mA a 150mA).

Com esse montão que vc tem algo como 1A deve ser consumido só pelos reles. Para ter uma folga vc precisa de uma fonte 12V 1,5A.

Se sua fonte for chaveada ela provavelmente está desligando por sobrecorrente. 

Se for a trafo está arriando...

Vc tem como medir com um multimetro ?

  Eduardo.

A "saída" Vin na verdade é entrada. "V input"... Não seria isso?!

Esses módulos relés do dx, são de 5v. Quando alimenta através do arduino, está alimentando os relés com 5v, isso pq a o arduino tem o regulador de tensão. Quando liga diretamente a fonte no módulo dos relés, vc ta ligando 9v diretamente, e deve ser por isso...

Foi o que eu entendi...

Abraços!

So para esclarecer as duvidas ,a tensão da fonte 9 Volts certo?

A bobina do Rele é 12V certo?

Se for isto o problema é que a tensão de acionamento esta muito baixa ( provalvelmente passa por um transistor ( - 0,6 V) e vc tera na bobina apenas 8,3 Volts que é insuficiente para "atracar" o rele ,exprimenta trocar a fonte de 9V x 1A

por uma de 12V x1 A por exemplo - Lembrando que se a fonte tiver uma corrente maior nunca vai causar problemas  se a tensão for igual .

Mas uma pergunta o shield funcionou alguma vez? 

quando vc liga a fonte direto na placa de reles o led power acende?

Pode ser que no módulo exista um diodo que evite o retorno da corrente para o Arduino. Se o Arduino não tiver sendo alimentado pela USB ou pelo Vin, ele não está sendo ligado, e sem ligar ele não comanda nada. Tente ligar os mesmos fios que alimentam o módulo rele com 12V, nas entradas GND (negativo) e Vin (positivo) e faça o teste. PRESTE MUITA ATENÇÃO AQUI POIS NÃO DEVEM ACONTECER ACIDENTES MAS É IMPORTANTE TER MUITA ATENÇÃO AO LIDAR COM O Vin. Boa sorte.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço