Bom, retomando ao raciocínio do tópico sobre alteração do formato de um rtc, me esbarro em outra barreira. Meu arduino fica desligado quando tento carrega a bateria ao mesmo tempo que alimento o arduino com ela. Não sei se deu para esclarecer, mas o Arduino é alimentado via bateria (essas de carregador portátil de 5000mAh) e essa bateria é carregada pelo seu próprio circuito, já a alimentação desse circuito é feita através de um regulador de tensão. Caso alguém tenha passado por algo parecido ou tenha alguma dica, agradeço.

Exibições: 951

Responder esta

Respostas a este tópico

Pois é, esse é o problema, na verdade um deles. 

1) Reparei que o Arduino se comporta perfeitamente quando está conectado apenas a bateria, mas quando conecto o painel (ou mesmo a fonte de bancada) para carregar a bateria ao mesmo tempo, ele simplesmente fica reiniciando, se eu deixar um tensão fixa ele permanece, mas quando altero ele reinicia. 

Você acha que um diodo poderia ajudar ? Se sim, eu colocaria em paralelo ? tipo igual em motores ?

Outro fato importante em comentar é que a tensão na saída do carregador enquanto esta sendo carregado é de 4.5 e não 5 V. Ao variar a tensão (principalmente entre 6 e 9 V) a tensão de saída do carregador cai para 4.2 V. Acredito ser isso o que está ocasionando o reiniciamento.

Arduino não funciona com 4,2V !!

4,2V é a tensão da bateria carregada. Você esta fazendo as conexões incorretas com o  Power Bank. 

Não pode conectar o Arduino na saída do carregador de bateria. 

Sim, não funciona. 

O que acontece é o seguinte. Quando o Arduino está apenas conectado a bateria a tensão fica em 5V. No entanto, quando ligo o carregador a fonte (ou até mesmo no painel) ele reinicia. Será que é alguma ruído? já fiz um filtro RC para colocar na entrada do carregador, mas não resolveu.

Como eu poderia fazer um aterramento com o Arduino? A carcaça dele é aterrada?

Sobre as conexões, não tem como ligar errado, o módulo é "anti-burro".

O Arduino esta conectado na saída do Power Bank?

Essa tensão deve ser 5V sempre. Se estiver variando é porque tem algum problema. 

A bateria deve estar sempre conectada no Power Bank. Você esta desconectando-a? Se desconecta-la, a saída do Power Bank vai para zero volts. 

Está sim. A saída usb para o Arduino fornece 5V. A saída para a bateria é soldada no B+ e B- e a alimentação é feita por uma entrada micro usb.

Acho que o problema é o módulo mesmo, infelizmente não tenho mais tempo para comprar aquele que você indicou e no Brasil é R$200, muito caro.

Mas agradeço a ajuda.

Pesquisando aqui no forum, me deparei com um caso parecido. O rapaz também tinha problemas de reset no Arduino. Tal problema era gerado pela fonte de alimentação. A solução é colocar um capacitor para filtrar possíveis ruídos. Irei atrás de um capacitor de 100nF e fazer os testes.

Matheus, você não soldou os pinos do Conversor Buck !!

Não pode fazer esse tipo de conexão! Vai ocorrer mau-contato. 

Você diz soldar a entrada da alimentação ao conversor ? Se for não soldei mesmo, pois fica inviável de trabalhar.
Mas o restante do circuito foi todo soldado. O que está acontecendo é uma queda de tensão quando alimento o carregador. Depois de ligar a alimentação do carregador o Arduino não reinicia mais, só quando a tensão da fonte é menor que a saída do carregador, ai o Arduino reinicia também.

Matheus, 

Solde pinos ou fios na conexão do Regulador de tensão.

Esse tipo de conexão que fez, não pode ser feito pois não vai funcionar. 

Entendi onde você está com dúvida. Aquele cabo que não está soldado é o cabo que vai para o multímetro. Irei refazer toda ligação hoje, mais tarde retorno com o resultado.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço