Boa Tarde Amigos.

Queria uma sugestão de alguém que tenha um conhecimento no assunto. Eu estou fazendo um projeto Rfid com node mcu e acionando uma carga via rele 5v, esta carga é de uma fechadura 12v. Minha pergunta é a seguinte a principio pensei em fazer uma única alimentação 12v, sendo assim a mesma fonte que alimenta o node, alimenta o rele e a fechadura, sendo assim eu teria que usar alguns reguladores tipo um de 3.3v  para o node, um de 5v para o rele. Minha pergunta é se é viável ou se tem algum problema eletronicamente falando em fazer tal aplicação. Minha idia em usar uma única fonte é transformar o projeto o menor possível.

Desde Já fico agradecido pelos esclarecimentos.

Exibições: 2094

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa Noite Rui. Legal seu projeto tenho algumas coisas aqui em casa que fiz tbm funcionando muito bem por meses. Você conseguiu um ddns??? aqui eu uso o meu ddns pra internet e as coisas funcionam bem legal. vou tentar retomar os projetos parado agora. fico agradecido pela resposta. vou pesquisar melhor sobre mosfet creio que tudo que possa melhorar agrega ao projeto.

grande abraço

Bruno

Bom dia , 

O problema em usar uma fechadura eletromagnética 12V na mesma fonte do NodeMCU, é a questão dos ruídos eletricos provocados durante o acionamento. Tem que usar um diodo invertido e em paralelo com a bobina da fechadura. A fonte 12V deve ser adequada para alimentar a mesma.

Qual é a especificação da fechadura ? Envie o link. 

Boa Noite Murta como vai?

A fechadura é esta https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-698912507-fechadura-p-porta...

pode me indicar como fazer esses diodos?

Basicamente é isso . Esse circuito é para entrada de 5V. O NodeMCU usa tensões de 3,3V.

Load é o eletro-imã da fechadura. 

https://www.gammon.com.au/motors

Bom dia Murta. Novamente muito obrigado. 

Segundo eu entendi, por favor me corrija se eu tiver errado.

Esse circuito que vc me passou eu alimento o nodemcu com a (fonte 12v) pelo pin5v ?

Com esse circuito eu elimino os relés?

Eu entrei no site que vc passou li e re li tudo mas ainda tenho dificuldades de entender algumas coisas.

Vou tentar resumi oque eu entendi. alimento tudo com uma fonte 12v externa, essa mesma fonte alimenta o node via pino 5v, o circuito transistorizado substitui o relé de acionamento da fechadura ?

Se isso tiver correto sabendo que essa fechadura tem um consumo em torno de 0,8 a 1A qual mosfet me sugere?

Boa noite, 

O NodeMCU que eu conheço tem um pino VIN que pode ser alimentado com até 12V . 

Mas com 12V, o regulador deverá esquentar muito ! Quanto menor a tensão, menos ele esquentará. 

Sobre o MosFET , terei que fazer testes, já que a entrada não é 5V e sim 3,3V. Eu citei o circuito só para você ter uma idéia de como é. 

Boa Noite Murta.

Sim qdo eu falo pin5v é o Vin.

Entendi. Continuarei estudando o assunto já tenho ele funcionando com rele, mas qdo se pode fazer algo bem melhor como o sugerido temos que tentar, então vou continuar tentando. Se conseguir algo a mais pra me ajudar eu fico muito agradecido.

grande abraço

Bruno

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço