Boa Tarde Amigos.

Queria uma sugestão de alguém que tenha um conhecimento no assunto. Eu estou fazendo um projeto Rfid com node mcu e acionando uma carga via rele 5v, esta carga é de uma fechadura 12v. Minha pergunta é a seguinte a principio pensei em fazer uma única alimentação 12v, sendo assim a mesma fonte que alimenta o node, alimenta o rele e a fechadura, sendo assim eu teria que usar alguns reguladores tipo um de 3.3v  para o node, um de 5v para o rele. Minha pergunta é se é viável ou se tem algum problema eletronicamente falando em fazer tal aplicação. Minha idia em usar uma única fonte é transformar o projeto o menor possível.

Desde Já fico agradecido pelos esclarecimentos.

Exibições: 395

Responder esta

Respostas a este tópico

Bom dia , 

O problema em usar uma fechadura eletromagnética 12V na mesma fonte do NodeMCU, é a questão dos ruídos eletricos provocados durante o acionamento. Tem que usar um diodo invertido e em paralelo com a bobina da fechadura. A fonte 12V deve ser adequada para alimentar a mesma.

Qual é a especificação da fechadura ? Envie o link. 

Boa Noite Murta como vai?

A fechadura é esta https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-698912507-fechadura-p-porta...

pode me indicar como fazer esses diodos?

Basicamente é isso . Esse circuito é para entrada de 5V. O NodeMCU usa tensões de 3,3V.

Load é o eletro-imã da fechadura. 

https://www.gammon.com.au/motors

Bom dia Murta. Novamente muito obrigado. 

Segundo eu entendi, por favor me corrija se eu tiver errado.

Esse circuito que vc me passou eu alimento o nodemcu com a (fonte 12v) pelo pin5v ?

Com esse circuito eu elimino os relés?

Eu entrei no site que vc passou li e re li tudo mas ainda tenho dificuldades de entender algumas coisas.

Vou tentar resumi oque eu entendi. alimento tudo com uma fonte 12v externa, essa mesma fonte alimenta o node via pino 5v, o circuito transistorizado substitui o relé de acionamento da fechadura ?

Se isso tiver correto sabendo que essa fechadura tem um consumo em torno de 0,8 a 1A qual mosfet me sugere?

Boa noite, 

O NodeMCU que eu conheço tem um pino VIN que pode ser alimentado com até 12V . 

Mas com 12V, o regulador deverá esquentar muito ! Quanto menor a tensão, menos ele esquentará. 

Sobre o MosFET , terei que fazer testes, já que a entrada não é 5V e sim 3,3V. Eu citei o circuito só para você ter uma idéia de como é. 

Boa Noite Murta.

Sim qdo eu falo pin5v é o Vin.

Entendi. Continuarei estudando o assunto já tenho ele funcionando com rele, mas qdo se pode fazer algo bem melhor como o sugerido temos que tentar, então vou continuar tentando. Se conseguir algo a mais pra me ajudar eu fico muito agradecido.

grande abraço

Bruno

RSS

Destaques

Registre-se no
Lab de Garagem
Clicando aqui

Convide um
amigo para fazer
parte

curso gratis de arduino

© 2018   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por