Olá galera, tudo bem??

 Sou iniciante com o arduino e estou precisando de um apoio. Estou utilizando alguns sensores para fazer medições de temperatura, umidade do solo, luminosidade, movimento, etc.. Gostaria de saber qual é a melhor maneira de alimentar esses sensores com 5v sem utilizar as portas do arduino, pois não quero sobrecarrega-lo caso queira aumentar a quantidade de sensores, para ser mais especifico, qual a melhor maneira de se utilizar uma fonte externa, tendo em vista evitar problemas como rúido, interferencias, etc..  E também gostria de saber como devo utilizar cabos mais longos (uns 10 a 15 metros) para levar a alimentação a esses sensores e receber o sinal advindo dos mesmos no arduino sem muita perca ou interferência. Agradeço desde já.

Exibições: 554

Responder esta

Respostas a este tópico

Oi Miller, boa noite.

A alimentação dos sensores pode ser feita com fontes externas desde que o Gnd das fontes e o Gnd do arduino estejam conectados.

Quanto à "ruídos" elétricos, dependendo da frequencia, em pequenas distancias utilizando os "Pull-up resistor" internos do arduino, voce pode baixar a impedância de entrada para +- 20k, tornando a porta pouco suscetível a estes ruidos.

Cabos para as distancias de 10 a 15m, e novamente, dependendo da frequencia, podem ser cabos tipo UTP usados em redes de dados, que são utilizados em até 100mb em distancias de até 100m.

Rui

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço