Alguma recomendação de ferramenta (motor/drill...) para CNC?

Há quase 1 ano comecei o projeto de uma CNC, funcionava muito bem com caneta/lápis, mudei toda a estrutura para utilizar uma ferramenta de corte [Img 1].

Atualmente uso um drill semelhante a esse ( http://www.americanas.com.br/produto/15897097/mini-furadeira-drill-... ), mas ele é bem ruim, a ponta treme muito, há um jogo forte, quando a broca entra na peça ela leva pelo menos 1 mm de deslocamento do eixo antes de começar a se deslocar também, esse 1 mm acaba sendo absorvido pela falta de rigidez do motor.

Gostaria de alguma dica de ferramenta de qualidade para utilizar ali. Uma micro retífica da Dremel ou Western funcionaria bem ou essas também tem esse jogo?

E uma outra dúvida, comprei umas brocas de fresa de 1 mm, achei o corpo da broca muito grande, são 3 cm de broca que ficam para fora do drill [Img 2], isso pior ainda mais a imprecisão, já que tem mais corpo metálico para deformar (ângulo é limitado, com uma broca mais longa, a imprecisão também aumenta) as da Dremel ou Western tem cavidades mais profundas ou isso é normal a broca ficar assim?

Obrigado.

Exibições: 237

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Bom dia JM.

Eu uso  há muito tempo a Dremel.

Apesar de não ser recomendada para trabalhos de longo tempo de fresagem, não tenho problemas 

de desalinhamento com ela.

O ideal seria usar um "spindle" próprio para CNC.

https://pt.aliexpress.com/item/52mm-cnc-spindle-400w-ER11-chuck-DC-...

Rui

Valeu pela ajuda.

Tenso é que no Brasil esse motor ultrapassa os R$ 400.

Vou pegar uma Dremel mesmo.

Valeu

Será que não existe um motor similar à esse no Brasil ?

Parece ser um motor CC simples com escovas. 

Encontrei alguns iguais, partem de R$ 400.

Fiz uns testes hoje durante a tarde, o resultado mesmo com esse drill que postei foi aceitável. O único problema foi que quebrou a broca, tentei fazer o corte de uma PCB em 3 etapas, avancei 1 mm, mas foi muito, acabou quebrando a broca na segunda passada.

Já vi que a Dremel 3000 chega a 33000 rpm, além disso, adotarei um avanço menor do que 1 mm por passo nas próximas vezes.

Boa noite JM.

A maioria das placas pra confeccionar PCB, tem uma camada de cobre 

com a espessura de 0,00137 milis (polegada) ou  0,0348 mm.

Então basta uma passada de 0,0500 mm de penetração pra se fresar um PCB.

1 mm é muito.

Rui

Foi uma etapa de corte mesmo, não de remoção da camada de cobre, mas de cortar a PCB do resto da placa, reduzi a velocidade de deslocamento dos eixos para 5 (agora não me lembro a unidade de medida), ficou bem lenta e estava conseguindo remover o cobre e mais um pouco de fenolite, mas em uma quina a broca acabou quebrando.

Oi JM, bpm dia.

Voce disse:  " acabou quebrando a broca ",

Está usando broca pra fazer corte?

As brocas tem corte somente na ponta.

O correto é usar fresa.

As fresas tem corte na ponta e na lateral.

Rui

Broca

Fresas

Rui

Falei broca, mas é de fresa mesmo, estava utilizando a ferramenta correta. Devo ter errado no avanço muito elevado somado ao baixo torque e velocidade do motor, assim acabou forçando muito a ponta da fresa e ela quebrou.

Boas. Uma pergunta muito importante. Vc deseja cortar que tipos de material e com quais espessuras? Abçs

RSS

Destaques

Registre-se no
Lab de Garagem
Clicando aqui

Convide um
amigo para fazer
parte

curso gratis de arduino

© 2018   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço