Alguma forma de manter um motor rodando sem depender do Relé 3V ?

Bom dia a todos.

Estou iniciando uma experiência com uns relé de 3V que comprei (datasheet) e um LaunchPad para ligar um pequeno motor de bomba de aquário de 127V. Eu estou usando um transistor 2N3904 para alimentar esse relé e um resistor.

Sou ainda iniciante nessa área. Vi um exemplo na net e achei interessante e resolvi brincar, mas eu não li o datasheet antes de comprar e não pensei sobre a alimentação antes. Segundo ele, a bobina desse relé tem uma resistência em torno de 25 Ohms e deve puxar uma corrente de +-120mA, não muito pequena para algo que irá rodar com uma bateria (e maior que o consumo do MCU). Temo que essa bateria que também alimenta o MCU acabe rápido assim.

Gostaria de coletar sugestões de soluções (barata de preferencia rsrsr) ara minimizar o consumo de bateria. por exemplo, seria possível só usar o relé para "dar a partida" no motor e deixa-lo rodando, até que um sinal do MCU (um timer) fizesse a corrente ser interrompida?

obrigado !,

Cristiano

Exibições: 232

Responder esta

Respostas a este tópico

Bom dia CG,

Existem sim soluções baratas e com baixo consumo.
O uso de um acoplador óptico e um triac por exemplo.
O acoplador pode ser o MOC3023 que é para corrente de +- 5ma e use um triac que suporte
pelo menos 50% a mais da corrente do seu motor.
Ex: BTAXX YYY XX corrente YYY voltagem.

RV

https://www.google.com.br/imgres?imgurl=http%3A%2F%2Fala-paavola.fi...

Bom dia e obrigado RV,

O optoacoplador eu já tinha lido a respeito uma vez, mas ainda não conhecia os tiristores, mas irei investigar mais a fundo.

dúvidas:

- será necessário manter o gate do triac energizado para que ele conduza como um transistor? ou um pulso constante? ou só um unico pulso já o ativa?

- quais características relevantes eu devo levar em conta na hora de escolher um triac (tem muitas opções)?

Bom dia Cristiano,

Como o colega RV esta viajando vou tomar a liberdade de responder.

Sim, é necessário manter o gate alimentado para que ele conduza, mas note que você estará alimentado no caso do MOC um LED, por tanto o consumo sera minimo, eu diria desprezível, basta multiplicar esse valor de consumo por hora e você vera a incidência que ele terá na sua bateria. Na folha de dados esse consumos esta especificado.

Abs.

CK

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço