algum sistema para colocar em coletes, etc de Taekwondo

Boa noite, galera

to com uma grande duvida, 

tenho que fazer um projeto de ed. física, que no caso seria um kit (colete, luvas, capacete e "meias") eletrônico para taekwondo (esses utilizados no WTF) 

um grande problema que encontrei foi o preço. O que até impossibilita a utilização deles em eventos menores.

A minha ideia é: utilizar um sistema barato no lugar dos sensores RFID.. mas aí chega o problema:

até onde eu vi (desdo início do mês), o melhor sistema seria um com sensores capacitivos (vi uns que funcionam com você tocando num fio, que poderia ser conectado num papel alumínio, sim.. isso mesmo...), o que traz um pro, reduziria o nº de equipamentos para colete e capacete, assim como traz um terrível contra: qualquer coisa aciona o sensor..

Será que existe algum sistema que se acionaria apenas quando outro metal ou sei lá o que o tocasse?

vlw!!

Exibições: 2252

Responder esta

Respostas a este tópico

Não conheço bem o sistema, mas como já dei umas porradas nuns taekendokas (levei muitas também) vou chutar: vc quer um dispositivo que acione o score de pontuação no painel cada vez que o lutador levar um golpe nos três círculos do colete ou no capacete.

Se o que te preocupa é o preço, acho que você vai gastar uns 500 reais de equipamentos (dependendo do tipo de painel que quiser usar), além da mão de obra.

Eletrônica geralmente é uma coisa muito barata: a mão de obra é que é cara. Deve gastar uns 3 ou 5 mil (é uma estimativa). Mas tem como fazer sim.

Quanto a inviabilizar em competições menores, desculpe a sinceridade: os patrocinadores gastam brincando 5 mil em panfletinho de propaganda ou anúncio nas rádios, mas pechincham 100 reais pro atleta.

Gastam 5 mil brincando num telão da Panasonic, mas não vão investir o mesmo dinheiro num técnico que faça o telão ter um sistema de pontuação digital como esse que vc pretende.

E mesmo que goste muito do que faz, infelizmente o técnico não faz essas coisas por esporte.

essa parte de baratear serve mais como uma "desculpa", motivo para ter o porquê de fazer o kit.. mas não é esse o único motivo.. para entrar no grupo de robótica da escola tem que apresentar um projeto, além do que isso ser mais alguns códigos para eu estudar, né? kk

essa parte do preço é o pior.. 500 reais é muito para o meu bolso... o que eu queria fazer é simular o que acontece com os RFIDs usando papel alumínio (o colete, é bem capaz de que seja feito de EVA..) .. tenho a impressão de que com o próprio Arduino é possível.. mas não consigo imaginar de qual forma... será que eu estou pensando no material errado?

mas, uma coisa que não entendi, se é o meu grupo (junto com o grupo de obtenção de materiais) que montara o colete, o que vai carear o equipamento?

---

por acaso, é possível acionar um sistema capacitivo relando nele com outro igual?

Não entendi, vc tá num grupo de robótica fazendo um projeto de educação física?

Afinal vc estuda oq? Se estuda educação física vai ficar difícil fazer um projeto de robótica :D

Se a idéia é um protótipo simples, pode usar um sensor de pressão de ar dentro do colete, dentro duma bolsa com o formato dos círculos, embaixo destes, mas protegido de choques mecânicos.

Quanto ao RFID, pode pesquisar em sites de eletônica que tem muitos circuitos transmissores simples e baratos do tipo "código morse", que só transmite um pulso. Você coloca um transmissor dentro do colete e um receptor no arduino.

Também existem kits pra vender, eu mesmo comprei um da China que deve chegar em breve, com alcance de até 800 metros, e paguei 37 reais.

quero entrar no grupo de robótica com o projeto de ed. física.. 

faço eletrotécnica num IF daqui.. qual é mano, tem que dar uma chance pr'os hobbystas, eles estão em todos os lugares!..kkk 

pois é.. consegui pegar o professor de eletrônica na hora do almoço... ele me deu essa dica... e parece que tem algo assim por aqui... mas.. quanto seria para formar esse sistema... 

cara... o objetivo é eliminar o RFID.. conversei um pouco só com esse professor... há uma maneira do Arduino detectar curtos.. acho que essa seria a alternativa com o melhor Custo X Benefício, uma vez que você pode usar um microcontrolador simples para detectar, que facilita para a comissão de obtenção de material de obter o material e de criar um jeito que parece ser mais rápido para montar um kit se a comissão citada não fizer o seu papel.. quanto ao envio do sinal, nem to ligando pra isso.. inicialmente, vou colocar um buzzer, mas se eu achar um sistema de transmissão beeeem barato, vou comprar e tentar usar..

por acaso, tem o link deste kit? gostei do preço..kk

Que isso cara, pegando o professor na hora do almoço? Assim mancha a imagem da galera de eletrônica po1, rsrs brincadeiras  a parte, ja pensou em estudar a possibilidade e usar um sensor de efeito hall?

hue...kk

na verdade não... achei melhor copiar a ideia dos botões de celular, tenho que testar primeiro.. mas parece que vou ter um problema quanto o ataque com os pés, que são o principal.. mas vou dar uma olhada nesse!

como eu usaria esse sensor? olhei um vídeo... parece que ele só funciona movendo um imã nele..

pensei em usar aqueles imãs de geladeira que daria para costurar na roupa e luva. são bem flexiveis.

mas eles não ativariam só de passarem por perto?

Já pensei em fazer uma pesquisa utilizando piezos, mas pra outros esportes: Paintball/Airsoft. Principalmente para pegar os Highlander's que nunca morrem.

Outra solução seriam os sensores de pressão. Um caseiro é este, do artigo do Newton Braga:

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/artigos/54-dicas/2588-art3...

O grande lance é estudar a flexibilidade do conjunto, sem identificar falsos contatos.

Nas artes marciais ainda se tem o trunfo da grande área de contato e força exercida (um chute na costela contra uma bolinha de 0.6-1.7cm a 300-400fps, quase incomparável).

E ainda podem ser ponderados os sensores capacitivos, como citado, criando um "tecladão matricial" nas costas do sujeito.

Chute na costela dói!!!!

um tiro de paintball tmb... rsssss

o lance é esse ai mesmo que o Jonatas falou, o sensor acusará um valor de um toque, mas tmb jogara um outro valor de UM TOQUE com maior intensidade, então é so fazer esse balanceamento e descartar os toques com menos impacto...

BOA SACADA do MESTRE DOS MAGOS (JONATAS)

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço