Alguém sabe como fazer uma boa solda com o cadinho?

Estou com um problema para soldar utilizando um cadinho. Os componentes não ficam certos quando mergulho e retiro a placa, devido a imprecisão do movimento nas mãos.

Alguém conhece uma boa maneira para utilizar o cadinho, ou alguma base para a placa para que os componentes sejam soldados certo?

Grato.
Abraço, galera!

Exibições: 4795

Responder esta

Respostas a este tópico

Podemos iniciar nossa resposta falando um pouco sobre o processo de Soldagem com o ferro. Logicamente o processo com cadinho tem o mesmo fim.

De forma manual antes de aplicarmos o estanho fazemos um pré-aquecimento das partes com a ponta do ferro de soldar, da mesma forma deve acontecer com o cadinho, encontre uma maneira de pré-aquecer a placa e os componentes. Use um soprador térmico, secador de cabelo, resistência e ventiladores, lampadas etc.

Do ponto de vista mecânico  o estanho liquido se encontra desequilíbrio térmico, ou seja diferença de temperatura com qualquer outro tipo de corpo, até que ocorra o equilíbrio térmico, o mesmo se apresentará entre o liquido e o solido, uma especie de pasta que mecanicamente é o suficiente para empurrar o componente para cima, para fora, para qualquer direção. Assim os componentes tem que estar mecanicamente fixos de alguma forma. 

O pre aquecimento citado reduz essa deficiência  mas não na sua totalidade. Se lembrarmos bem, quando soldamos um componente manualmente devemos lembrar que o fluxo já esta presente no estanho. Analogamente devemos usar fluxo, para que a plicação e conformação do estanho liquido ocorra sem craquelar ou deixar trincas.

Resumindo:

  • No processo de montagem deixar de qualquer forma os componentes pre-fixados mecanicamente.
  • Através de qualquer processo seja ele manual ou automático, aplicar o Fluxo.
  • Através de qualquer processo seja ele manual ou automático, pre aquecer o PCI e os terminais dos componentes.
  • Criar uma forma mecânica e segura de Movimentar e emergir a placa no sentido longitudinal no cadinho de estanho, estando a placa nas condições anteriores.

Acredito que assim você solucionará a maioria dos problemas que estão ocorrendo.

Abs.

E Bom trabalho.

Williams Giorgio

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço