Bom dia. Gostaria de uma ajuda em um projeto que estou tentando desenvolver.

Sou Engenheiro Agrônomo e não Engenheiro Elétrico ou em Eletrônica, por isso estou aprendendo o que eu consigo sobre Arduino e comunicação sem fio.

Bom, vamos ao caso, faço parte de uma escola de hipismo e recentemente adquirimos uma fotocélula antiga que possui 2 sensores fotoelétricos industriais OMRON retroreflexivos para iniciar a contagem de tempo no início do percurso quando o cavalo atravessa a barreira do sensor e parar o cronômetro quando esse atravessa o outro sensor. Acontece que como é antiga, os sensores são ligados ao cronometro através de fios PP 4x1mm, e como a pista de competição tem as medidas de 70m por 40m, e o cabo pp é caro e também toda vez que tem uma competição é necessário cavar a pista de areia para enterrar os cabos, afim de não estragá-los, procurei na internet e consegui, através de dois arduinos e duas antenas APC220 fazer com que um dos sensores funcionasse sem fio, ligando as antenas diretamente no Tx e Rx.

Porém devido a um problema na fonte, o arduino e o APC220 que ficava no cronômetro queimou. Já encomendei outro APC220 de Singapura e está a 2 meses preso nos correios de Curitiba e nada de liberarem para entrega, então decidi tentar fazer esse sistema com antenas RF 433 Mhz, porém como não entendo muito de programação, estou me batendo sobre:

É necessária uma biblioteca para isso ou ligando diretamente como eu ligava o APC irá funcionar? Se necessário, qual biblioteca e como ficaria o código para o funcionamento?

Será que 2 transmissores, um em cada sensor e um receptor no cronômetro iriam funcionar(lembrando que cada sensor e acionado em momentos diferentes, geralmente com diferença de 40 a 90 segundos)?

Por favor me ajudem pois apesar de gostar muito de eletrônica, não sei nada. Rs

Exibições: 904

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá chará!

Dê uma olhadinha neste link, a princípio você não precisará de bibliotecas: