Bom dia. Gostaria de uma ajuda em um projeto que estou tentando desenvolver.

Sou Engenheiro Agrônomo e não Engenheiro Elétrico ou em Eletrônica, por isso estou aprendendo o que eu consigo sobre Arduino e comunicação sem fio.

Bom, vamos ao caso, faço parte de uma escola de hipismo e recentemente adquirimos uma fotocélula antiga que possui 2 sensores fotoelétricos industriais OMRON retroreflexivos para iniciar a contagem de tempo no início do percurso quando o cavalo atravessa a barreira do sensor e parar o cronômetro quando esse atravessa o outro sensor. Acontece que como é antiga, os sensores são ligados ao cronometro através de fios PP 4x1mm, e como a pista de competição tem as medidas de 70m por 40m, e o cabo pp é caro e também toda vez que tem uma competição é necessário cavar a pista de areia para enterrar os cabos, afim de não estragá-los, procurei na internet e consegui, através de dois arduinos e duas antenas APC220 fazer com que um dos sensores funcionasse sem fio, ligando as antenas diretamente no Tx e Rx.

Porém devido a um problema na fonte, o arduino e o APC220 que ficava no cronômetro queimou. Já encomendei outro APC220 de Singapura e está a 2 meses preso nos correios de Curitiba e nada de liberarem para entrega, então decidi tentar fazer esse sistema com antenas RF 433 Mhz, porém como não entendo muito de programação, estou me batendo sobre:

É necessária uma biblioteca para isso ou ligando diretamente como eu ligava o APC irá funcionar? Se necessário, qual biblioteca e como ficaria o código para o funcionamento?

Será que 2 transmissores, um em cada sensor e um receptor no cronômetro iriam funcionar(lembrando que cada sensor e acionado em momentos diferentes, geralmente com diferença de 40 a 90 segundos)?

Por favor me ajudem pois apesar de gostar muito de eletrônica, não sei nada. Rs

Exibições: 904

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá chará!

Dê uma olhadinha neste link, a princípio você não precisará de bibliotecas:

http://arduinobasics.blogspot.com.br/2014/06/433-mhz-rf-module-with...

Obrigado!

Vou dar uma olhada e testar. Se der certo te aviso.

Abraço.

tem esse tutorial também, que envia a palavra "hello" pro receptor

http://labdegaragem.com/profiles/blogs/tutorial-transmissor-e-recep...

Esse tutorial informado usa uma biblioteca chamada VirtuaWire

No seu caso, eu enviaria a palavra "start" através do primeiro sensor, assim que o cavalo iniciar o percurso. Já o segundo sensor, assim que detectasse a passagem do cavalo, enviaria a palavra "stop" pro receptor RF.

Nunca testei esses módulos em distâncias acima de 10m, mas falam que o alcance deles supera 300m e portanto servirá pro teu caso. Acho que vale a pena testar também alguns tutoriais disponíveis na net que tratam sobre soldar um pedaço de fio pra servir como antena, melhorando o alcance. Li também em algum lugar que o comprimento desse fio que servirá como antena deve respeitar determinado tamanho, calculo este feito em função do comprimento da onda do sinal de RF

Futuramente, dependendo do ambiente em que vc for usar essa comunicação por RF, vc precisará implementar uma camada de segurança. Por exemplo, se essas tomadas de tempo forem apenas para "brincadeira", ou treino, até pode ser usado assim, sem segurança. Mas para competições valendo grana, lembre-se que talvez haja necessidade que esse módulos de RF sejam dotados de encoder/decoder, pois sem tal encoder/decoder a comunicação ente RX e TX não estaria "criptografada", o que permitiria algum malandrinho metido a esperto sniffar (isto é "ouvir" ou "capturar") a comunicação, aprender como funciona e enviar sinais fraudados de RF 

Imhugo, obrigado pela dica.

Andei mesmo lendo alguns tutoriais e vi que para essa frequência o tamanho da antena deve ser em torno de 17 cm.

Depois de conseguir o código irei testar em maiores distâncias.

Abraço.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço