Boa Tarde galera, estou fazendo um projeto de tcc e preciso de um sensor  que monitore o nível de água de um rio, já estou utilizando sensores de nível alguem tem alguma idéia para me ajudar ai?

Exibições: 805

Responder esta

Respostas a este tópico

Qual a profundidade do lugar, sabendo isso fica mais fácil indicar uma ideia, aqui mesmo no lab, existem algumas soluções como colocar sensores NA/NC dentro de um tubo de PVC, de acordo ao fechamento dos sensores você poderá saber o nível que o Rio se encontra e imprimir esses valores no monitor serial, se precisar enviar estes dados para algum lugar existem formas, se precisar armazenar em um cartão SD também.

Explique mais um pouco do que pretende e tente descrever sua ideia e os dados, como por exemplo a altura máxima que se espera medir etc. desta forma considero que os colegas poderão se interessar melhor e te ajudar. 

Abs.

Bom meu projeto é um sistema de alagamentos para minha cidade e preciso monitorar o rio o quando ele sobe a quantidade de metros que ele esta subindo  e quando ele esta descendo quanto falta para descer a agua.

A Profundidade será de 5mts a 30mts depende onde irei instalar os sensores, os sensores NA/NC ja utilizo, os dados  será enviado para um servidor via XBEE PRO que usarei uma tela touch para mostrar os dados recebidos.

Andei pensando utilizar uma trena a laser aquelas que se usa em construção abrir ela e acoplar junto com o Arduino pois ela me daria bem certo quanto o rio sobe e quanto ele desce.

Aqui em Belo Horizonte, já existe um sistema que monitora o Rio Arrudas. 

São vários sensores em várias partes do Rio. 

Os sensores parecem ser ultrasonicos. 

Cada ponto de monitoramento, tem uma caixa que deve ser um PC, que é alimentado por um painel solar fotovoltaico. Imagino que o os dados sejam transferidos através de modem 3G ou 4G, para o servidor principal. 

Alguns links sobre esse sistema :

http://www.bhtrans.pbh.gov.br/portal/page/portal/portalpublico/Tema...

http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2013/10/pbh-vai-monitorar-...

Consegui capturar a imagem de um sensor no Rio através da imagem do Google Street View 

Veja uma antena de radio - deve ser para a transmissão dos dados. 

Isso mesmo José Gustavo Abreu Murta que pretendo fazer, só que um pouco diferente com equipamentos mais baratos, se souber mais como são esses sensores avisa ai

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço