Amigos, estou com uma ideia de montar uma automação lá no sitio, para do TABLET via WiFi (android), poder liga a piscina, e as lampadas, e obter o status delas ( se estão ligadas,ou desligadas ).

isso é um projeto inicial apenas.

mas minha duvida é, sera que eu preciso mesmo de uma ETHERNET SHIELD ?

não posso conectar o arduino via USB em um servidor UBUNTU, e fazer o servidor controlar o arduino ?


Por favor, me audem, com opniões e dicas, grande abraço.

Exibições: 436

Responder esta

Respostas a este tópico

Podes fazer via Servidor mesmo.

O EthernetShield te ajuda a embarcar esta solução, pra evitar que o sistema fique dependente do PC.

Para um projeto mais solido,, embarca. Se é para uso pessoal e mais por hobby (e claro, tirar uma onda com as visitas), começa pelo servidor.

Dá sim com o servidor Ubuntu ou Wildows que faça a transferencia dos dados pela serial e escreva em html numa pagina e rode um apache da vida...

Mas eu acho que é muuuuito mais fácil e confiável fazer com o ethershield. Vc ter que deixar um micro ligado 24h/dia num sitio só pra economizar o ethershield não compensa (acho). 

A implementação dessa pagina que teria leituras e comandos é meio complicada pq vc tem que gerar um html, mas tem bastante exemplos por aih... Seria complicado tb no PC...

Desculpas mas não entendi uma parte.. com a ethernet eu também precisarei usar um servidor php para acessar pela internet , correto? Ou usando no-ip? Só mais uma duvida... quantos equipamentos elétricos com relé eu consigo controlar com um único Arduino uno?

Pra usar o shield vc pode criar uma pagina html dentro do proprio arduino (ele fica servidor). Não precisa do PHP. Vc pode usar um no-ip da vida, mas é melhor configurar isso no roteador. I ip do arduino vai ser local. Quem sabe realmente seu ip de internet e provavelmente tem função propria pra isso é o roteador. Lá também vc mapeia a porta de entrada para que seja direcionada ao seu arduino. Use 88, 888, 8888, 8080 ou algo assim. a 80 costuma ser bloqueada pelo provedor.

O Arduino UNO tem 14 I/Os digitais. Se vc usar todos para acionar cargas são 14. Mas vc pode expandir. 

Grande Eduardo, obrigado pela dica cara.. acredito que vou usar menos cargas, pois queria Ler o STATUS da Carga, se está desligado ou ligado, porque queria ligar as lampadas em Modo tree way..

para poder acionar ou pelo arduino ou pelo proprio interruptor.. o arduino vai LER o status da lampada.

Vai ser meio dificil criar isso. mas estou empolgado.. tem alguma dica?

Novamente Obrigado.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço