Ajuda para medir corrente alternada ACS712- 30A e ADS1115

Tenho um projeto para realizar leitura de corrente alternada com ACS712-30A e o Arduino UNO, como o conversor analógico/digital do Arduino tem baixa resolução, estou utilizando o ADS1115 para melhorar a precisão, os links dos componentes estão abaixo. Pesquisando encontrei o seguinte código num tópico do Lab (Link tópico método raiz do valor quadrático médio) para medir corrente alternada com ACS721-30A com Arduino: http://pastebin.com/5bGdGEiu. Eu fiz adaptações desse código para utilização com ADS1115, segue o código: http://pastebin.com/CRQ2f00r, a lógica é a mesma do anterior, só mudam os valores para as conversões.

Fazendo leitura com o código que utiliza o conversor analógico do Arduino eu obtive resultados razoáveis, porém, utilizando o código do ADS1115, que era para melhorar a precisão, obtive resultados bem abaixo dos conseguidos pelo conversor analógico/digital do Arduino.

Lendo outro tópico (Link tópico explicação RMS tensão de pico) eu percebi que esse método anterior pode estar incorreto, pois a amostra da tensão alternada pode variar, com isso não conseguiria resultados precisos. Nesse mesmo tópico eu encontrei o método de calcular a corrente alternada através da tensão de pico produzida pelo ACS712-30A, segue o link: http://pastebin.com/8sAQXe6Y. Contudo, com esse método da tensão de pico o resultado ficou maior que o esperado utilizando a porta analógica do Arduino, pois medir a corrente alternada de uma lâmpada num multímetro e logo após com o código acima, os resultados do código de tensão de pico ficaram bem maiores. Pensei em adaptar esse método de medir através da tensão de pico para utilização com ADS115, mas ainda não conseguir fazê-lo funcionar corretamente.

Alguém da comunidade já trabalhou com o sensor ACS712-30A e conseguiu alguma solução para medir corrente alternada?

Link ACS712 30A:http://www.allegromicro.com/~/media/Files/Datasheets/ACS712-Datashe....

Link ADS115: https://learn.adafruit.com/adafruit-4-channel-adc-breakouts?view=all.

Link tópico método raiz do valor quadrático médio: http://labdegaragem.com/forum/topics/ajuda-com-o-codigo-do-sensor-a....

Link tópico explicação RMS tensão de pico: http://labdegaragem.com/forum/topics/ajuda-capturar-valor-sensor-de...

Exibições: 4591

Responder esta

Respostas a este tópico

Opa, muito obrigado.

Eluan, me desculpe a falta de atenção e falha na memória !
Tenho feito tantos testes com módulos, que tinha me esquecido desses testes do ACS712 com circuito CC. Mas não usei programa, fiz as medições com multimetro. 

http://labdegaragem.com/forum/topics/ajuda-para-medir-corrente-alte...

Imagina...  muito obrigado vc pela ajuda, vou dar uma analisada.  Estou desenvolvendo com o microcontrolador PIC 16F877A  no compilador Proton IDE Basic.


Para os testes estou usando uma fonte normal, de 12v 1A...  outras de 7,5V 300mA... para assim variar os testes e ver se fecha os resultados.
Eu quero medir quando a fonte está gerando de corrente, e não o quanto é consumido dela, é possível?
Eluan

Eluan , o sensor pode ficar montado em série entre o carregador de bateria e o painel solar, Ele mede nos dois sentidos - carregando (+) ou consumindo(-).  

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço