Alguém me ajuda...

Fiz um circuito no LDmicro-LADDER onde em uma mesma entrada liga uma saída e com outro pulso desliga...

fiz a lógica ultizando 5 entradas e 5 saídas onde a mesma funcionou no LDmicro e gerei o arquivo HEX e testei no PROTEUS, onde funcionou também mas acionando apenas leds... quando coloco um 4N26(optoacoplador) para acionar um relé o led pisca muito rapto e não aciona o relé... não saí a tensão suficiente para acionar o 4N26 e não atua o relé...

ALGUÉM SABE COMO DEVO FAZER PARA ACIONAR RELÉ? 

Exibições: 4328

Responder esta

Respostas a este tópico

Se anexar aqui o arquivo salvo do Proteus, e o hex gerado, posso simular, testar aqui, e tentar ajudar, se não fica difícil analisar.

Abs.

Ok amigo esta em anexo os dois arquivos... sendo que tambem estou mandando o arquivo LD com lógica em ladder para abrir no LDmicro...

aguardo seu retorno...

Muito obrigado.

Anexos

Ok, vou tentar testar aqui e posto o resultado que obtive assim que puder.

Abs.

O Arquivo que realmente precisava não veio, o .pdsprj extensão que o Proteus salva o arquivo simulado.

Em todo caso, simulei aqui usando apenas uma saída de Arduino liga desliga, um 2N26 controlando um rele e tive o mesmo problema, não acionava o rele, bem.. como você deve saber os simuladores são isso, simuladores, tem limitações.

Eu coloquei uma R na saída do micro controlador, no caso você deve ter feito a mesma coisa, para limitar a corrente no diodo do opto, e coloquei um de 330 ohms pensando em limitar a corrente a 20mA, mas ativa o led, então fui abaixando, até chegar em uma R de 15 ohms e ai sim o rele foi acionado, embora se fosse caso real sem simular não poderia usar esse R. Tente fazer o mesmo no seu circuito e avise se da certo, diminua a R de saída do PIC para o led do opto para 15 ohms se estiver usando 5V na saída. 

Abs.

Ok carlos...

mas gostaria mesmo que funcionasse com o PIC16F628A, 4N26 e relé de 12V... pois tenhos esses componentes e gostaria de fazer um interruptor de 5 teclas com eles, essa e a intenção do projeto...

por isso fiz o circuito para com um pulso ligar e dois pulso no mesmo botão desligar... mas mesmo no Proteus como na protoboard na prática não funciona... não tenho conhecimento em linguagem C mas entendo um pouco em Ladder por isso fiz no LDmicro... segue em anexo os arquivos do backup do proteus para se vc puder analisar e me ajudar nessa...

Anexos

Felix bom dia,

O Rui esta te respondendo abaixo, ele é a pessoa mais indicada do meu ponto de vista para te ajudar e solucionar seu problema, por favor quando possível envie o PDF solicitado por ele.

Um abraço.

Entao eu montei ele de novo, e funcionou certinho os 5 reles funciona perfeito com resistor limitado em 15 ohms , mas se colocar o led ele parece um pisca nao da para colocar led e opto juntos

Boa Noite felix,

Eu testei aqui o seu simulador e nao funciona, o meu primeiro led fica sem acender e os 4 ficam ascesos e alem dos botoes que aperto nao faz efeito nenhum, verifica melhor seu circuito.

esse circuito funciona so com os leds, mas tem que retirar a fonte de 12v e regulador 7805... ja fiz o teste so com leds e funcionou, mas quando coloco fonte 12v e o 4N26 para acionar rele não funciona... por isso queria entender...

Olha Felix este que fiz um exemplo com 2 reles e led funciona perfeito modifiquei usando 2 transistor bc 548 e reles somente fazer assim ele liga e desliga normal

Anexos

o anexo que vc mandou foi o mesmo que eu enviei...

MAs consertado nao tem mais o 4n25 coloquei transisor e rele e led que funciuona liga e desliga

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço