Boa tarde pessoal, gostaria de saber o que posso "garimpar" de peças em computadores antigos (padrões AT), e em outros eletrônico o que me é útil catar? Agradeço desde já

Exibições: 3734

Responder esta

Respostas a este tópico

Com certeza. O problema dos computadores sejam velhos ou não é "dessoldar" o componente. Com ferro de olda eu nunca consegui um bom resultado. Sempre acabava perdendo o componente que eu queria.

O certo é usar uma pistola de ar quente igual a esse cara:

Isso vale para todo tipo de componente. Esses dias eu consegui uns receptores de antenas Sky e para dessolder foi muito f*, eu ainda não comprei a pistola de ar quente. 

Muito obrigado, essa daí de usar a pistola de cola quente é bem inteligente, é provável que eu faça isso. Muito Obrigado
   Att.

Isso ai não é uma pistola de cola quente, e sim um soprador termico. Não confunda :)

ata obrigado, eu escutei ele falando melt glue e pensei que fosse uma pistola, mas as pistolas de cola quentes acho que não devem esquentar tanto assim, obrigado

 Att

Olá, pode usar um secador de cabelo no lugar dessa pistola de ar quente? É a mesma coisa ou funciona da mesma maneira?

Acho que o secador não chega a uma temperatura que derreta a solda

Vou fazer uma listinha aqui do que eu costumo retirar de PCs velhos :

 - os imãs de neodímio do hd , e da unidade de cd (da unidade óptica).

 - motores da unidade de cd (tem o do hd também mas esse eu não costumo mexer) .

-Nas fontes:Tem indutores toroidais, os núcleos de ferrite podem ser interessante,tem os dissipadores de calor, e o cooler, e alguns capacitores grandes. Algumas fontes costumam ter reguladores de tensão 7805 e 7812 (que são legais de ter ),

-Na placa mãe costuma ter bastante capacitor, mas eles tem as perninhas muito curtas, então acho que não vale a pena,

talvez só vale pegar alguns conectores vga, e os jacks de som.

Sim, e o processador eu poderei usar pra alguma coisa? também tenho um modem antigo pra garimpar peças, obrigado pelas sugestões.
  Att

Processador só se você tiver uma placa mãe compativel com ele. Cuidado que se o processador estiver queimado, pode danificar uma placa-mae novina. Experiencia própria.

Olá Yuri.

Como você disse que os computadores são do padrão AT ainda, se forem aqueles 286, 386..etc, que ainda possuem memórias soquetadas, esses seriam bons componentes para serem retirados, desde que você pretenda montar algum protótipo usando memória externa, bem comum na arquitura de microcontroladores com base no 8051 ( AT89S52,etc...).

Meu primeiro projeto com microcontroladores eu utilizei alguns de uma garimpada destas, funcionou bem.

Os componentes que o Jhonatan comentou são excelentes para o garimpo e uso em projetos.

Se não tiver como desmontar tudo peça por peça, guarde as fontes de alimentação, pois se estiverem funcionando você terá uma fonte com várias tensões, desde +5V, +12V, e -12V, e se você usar como referência os -12V e usar o +12V por exemplo, você teria uma fonte de +24V. ^^  Claro, tem os limites de corrente, mas para baixo consumo funciona bem.

Pena que essas fontes antigas geralmente não possuem +3,3V. É isso. ^^

Att.

Claro, muito obrigado pelas dicas, eu nem sabia por onde começar, agora vai ser fácil, obrigado!
  Att

Daniel,

Me explica direito essa tal de -12 + 12V. Utilizo uma fonte de computador mas ainda não a aproveito integralmente. Porque existe valores negativos?

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço