Bom dia caros colegas. Mais uma vez venho pedir ajuda a respeito de fonte. Preciso de uma fonte linear que forneça duas saídas, de 5V pra alimentar um circuito lógico e de 15V pra alimentar um transdutor de pressão. O problema é que o circuito lógico vai consumir por volta de 2A, por causa de uns displays de 7seg. 

Bolei o esquema em anexo mas antes de testar na prática gostaria de saber a opnião de vcs se pode funcionar ou se tem alguma dica pra fazer isso de forma melhor. 

Obrigado!

Exibições: 2168

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Eu simulei no Proteus e não passou mais que 1A. Por isso estou recioso. 

Caso funcione será que esses transistores TIP2955 vão precisar de dissipador?

Me ajudem por favor.

Não teria como você arrumar um trafo com 15v e 5v?... essa redução de 15 -> 5 @ 2A não é uma boa coisa, vai esquentar bastante.

Estou tentando arrumar um, mas o problemas é o custo, R$ 150,00

Pensei em  um esquema, usar um transformador 9+9V 3A, sendo que a metade do secundário alimentaria o regulador 5V e todo o secundário alimentaria o regulador de 15v.

Mas ainda não sei que problemas teria, alem do fato do desbalanço de carga... 

 

Não tinha pensado nisso, é uma boa ideia. Desbalanço que vc fala é devido ao fato de na metade puxar uma corrente e nele todo puxar mais?

Obrigado Cicero! Se importa de responder algumas questões.

Notei que não usou capacitores menores nas saídas e entradas dos reguladores, não precisa colocá-los?

Eu simulei no isis e deu 52V nas duas saídas. O que fiz de errado?

Anexos

Realmente é como vc falou, o Proteus parece não ser muito bom pra esse tipo de coisa, pois mais uma vez eu testei e deu tensões variadas, muito acima da tensão do regulador. Não sei se estou fazendo alguma coisa de errado. Mas Já comprei os componentes e quando chegar vou testar isso em bancada. Meu medo é queimá-los rss. Mas comprei dois de cada. 

     Oi Rafael!

     Esse desenho (TESTE FONTE) tem um erro, pois os controles de carga dos circuitos estão interligados, o que faria uma carga interferi na outra.

    O segundo exemplo do Cicero está correto pois os controles estão separados e cada carga pode ser controladas de forma independente.

Obrigado, não tinha reparado nisso. Realmente vc tem razão. Vou corrigir e ver o que acontece.

Vc precisa mesmo que seja linear ? É tão "século passado"...

Minha sugestão seria vc colocar um trafo 12+12V, que é um dos mais comuns de mercado, com tap central.

Usaria 2 diodos para fazer a "ponte" que não é mais ponte nesse caso por ser 2 diodos, inclua um grande e um pequeno capacitor (2200uF e 100nF por ex), como o circuito do Cicero. Isso diminui perdas e componentes (comparado com a ponte).

Agora vc tem (12VRaizde2)-0.7V Volts de pico. Uma tensão otima para acionamento de cargas como solenóides. Não vejo realmente necessidade de regulador pra eles. 

Esses 12V vc regula tranquilamente com seus 2A de forma fria usando uma plaquinha de regulador chaveado com o LM2596 que vende por aih montada. Não me atreveria a montar uma pq precisa de um indutor especial, sai mais barato comprar pronta. Ajusta a saída pra 5V e seja feliz, fique frio, ocupe pouco espaço, economize dinheiro, venha para esse século.

Olá Eduardo

Em um tópico anterior já havia mostrado essa sugestão do regulador chaveado, mas agora fiquei pensando, esses módulos chineses aguentam uma corrente de 2A e a qualidade dos componentes, da mesma forma que muitas pessoas não usam Arduino genérico, pois duvidam da qualidade dos componentes.

http://www.ti.com/lit/ds/symlink/lm2596.pdf

Olhe a tabela 3, e veja o exemplo para um indutor de 330uH a corrente é 0.8A, 330uH é o valor que vem escrito na maioria (todos) desses módulos chineses.

Um exemplo do módulo vendido pela concorrência.

Aqui tem alguns indutores para corrente "elevada"

http://schottcorp.com/product_Surface_Mount_Devices_LM259x_LM267x.aspx

Realmente nunca usei ela no limite, uso ela até para lugares onde teoricamente um de 1A (78xx) atenderia. Acontece que ser frio é um diferencial que paga o preço.

Pode ser que seja preciso selecionar o fornecedor para conseguir uma que trabalhe verdadeiramente com 2A (ou mais).

Ou ainda trocar o indutor.

Mas não me imagino, de qualquer forma, montando uma fonte linear de 2A. Acima de uns 600mA já recomendo qualquer tipo de solução chaveada.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço