Oi pessoal,

Não sou programadora então, desculpem se a minha pergunta parecer estúpida!

Eu gostaria de saber se há como programar uma fita de LED endereçável para acender um LED de cada vez, e se possível, como fazer isso da maneira mais fácil e sem o Arduino. Gostaria de simular 'alguém' escrevendo, por isso os LEDs precisam acender um a um e em sequência até que fiquem totalmente acesos, como na imagem abaixo. 

Se alguém puder me ajudar, serei eternamente grata!

Um abraço!

Exibições: 5165

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá Emanoella,

    A ligação de uma fita led é normalmente feita com duas trilhas(fios) em paralelo nas laterais, um é o + o outro o -,  dai a cada 3 ledes ha um pequeno regulador(pode ser resistor) baixa a tensão e a passa para aqueles leds.

   Normalmente fitas led são 12v,  porem, leds não funcionam em tensões tão altas, a tensão para cada led gira em torno de 2v (um pouco a mais ou a menos a depender da cor) .

   O problema de ligar uma fita led sequencialmente é a disposição com que são instalados os leds, ou seja,  se vocÊ tivesse acesso ao anodo ou catodo de cada um dos leds independentes, daria pra fazer o que quiser,  desde liga em sequencia, colocar pra piscar com alternancia, etc.

   Logo, o problema não esta no arduino nem em um microcontrolador, esta na disposição que os leds se encontram nas fitas led tradicionais.

Oi Weider!

Obrigada pelo esclarecimento, eu não sabia disso.

Quem vai fazer essa fita funcionar é o meu noivo, estou só ajudando ele a pesquisar!

O que eu queria fazer é o primeiro efeito desse Video !

Me disseram que essa é uma fita endereçável e que funcionária. Agora estou meio perdida.

Um abraço!

Olá Emanoella,

   Dá uma olhada nesse link:  http://abertoatedemadrugada.com/2009/08/rgb-led-strips-com-controlo...

 

    Como disse acima, fitas leds são normalmente paralelas, essas de acendimento endereçaveis são coisa nova.

    Porem, duvido muito que seu noivo consiga controla tantos leds sem utilizar qualquer microcontrolador, seja ele o arduino ou outro.

   Normalmente pra acender um numero grande de leds, é utilizado um CI multiplexador, visto que a maioria dos microcontroladores, incluindo o arduino não tem tantas portas assim.

   Logo, a coisa vai depender da fita que você venha a comprar,  se ela já vier com uma caixa controladora, a coisa tá pronta,  se não vier com a caixa mais vier ao menor com um multiplexador,  ai vai precisar só do arduino ou outro microcontrolador,  já se a fita só tiver os pontos de ligação,  ai vai ter que fazer tudo,  nesse caso vai ser necessário um ci multiplexador mais um microcontrolador como o arduino ou PIC.

 

  Se sua duvida é se dá pra fazer a coisa manualmente,  acredito que até dá,  mas acho que meio insensato ficar ligado e desligando dezenas ou até centenas de interruptores manualmente.

Oi Weider

A ideia é que funcione automaticamente, assim que ligar o 'treco' os LEDs vão se acendendo em sequência. Eu espero muito mesmo que a fita já venha com uma caixa controladora, ou realmente ele terá um longo trabalho!

Vou dar uma olhada no seu link e mandar para ele.

Quem sabe até eu mesma não aprendo a programar nem que seja só um pouquinho!

Obrigada pela atenção!

Boa tarde!

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço