Galera, to trabalhando num shield para trifasicos.

Problema é que não sei muito sobre dispositivos de comando, e esse contactor aí da foto caiu na minha mão, mas não sei como ligar um motor a ele.

Sei que 3 fios vêm da rede elétrica, 3 saem para o motor (um esmiril) e um fase serve de comando, mas não sei o que ligar aonde. 

A idéia é essa:

Arduino -> opto-acoplador -> rele-shield -> comando do contactor.

O esquema do opto-acoplador e do rele shield está quase pronto, pretendo comecar a soldar os componentes hoje, mas não sei como ligar o contactor, é praticamente só isso que falta.

Se alguem souber como ligar o contactor como se faz normalmente, direto na rede elétrica, seria de grande ajuda.  O modelo é WEG CWM9-10E, com rele de sobrecarga JR28-13.

Muito obrigado!

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Grande Fredman! Obrigado, cara! Por sinal fiz com base nos outros desenhos q vc mandou aqui nesse tópico mesmo.

Grande  J011Y , bem você pode ligar por botoeiras usando o esquema abaixo :

onde o contato 95 e 96 são o normal fechado do relé de proteção , são eles que cortam o comando caso o motor entre em surto , para acionar vc deve presionar S1 que ira alimenta o contator k1 , o contato de k1 em paralelo com S1 ira fechar e a corrente ira passar por ele e não e precisara mais fica com o botao pressionado pois ja esta selado , e para desligar ao pressionar S0 que é normal fechado vc ira abri o circuito e desenergiza k1 que por sua vez nao ficara selado e ira desligar , voce pode usar a jogada com relés , pode colocar 1 rele só e deixa-lo ligado direto enquanto quiser que o motor rode , nesse caso nao havera botoeiras S1 nem S0 , ou então vc pode utilizar 2 reles e coloca-los no lugar de S1 e S0 .  enfim caso não esteja claro posso lhe passar uns esquemas que ja montei também .

Oq nao to entendendo é q aqui os terminais estao com outra nomenclatura.

De cima pra baixo eu tenho no contactor:

1(L1)     3(L2)     5(L3)     13(NO)

2(T1)     4(T2)     6(T3)     14(NO)

E no relê:

98(NO)  97(NO)  95(NC)  96(NC)

2(T1)     4(T2)     6(T3)

Daí por mais que eu procure dataseets e esquemas, fico sem entender as ligaćões.

Por padrão a entrada é em cima e a saída embaixo, então estou deduzindo que L1 L2 e L3 são as entradas do fase. Pela lógica, T1, T2 e T3 eu ligo no motor.

13(NO) eu ligo ao botão de partida e 14(NO) ao terra.

Seria mais ou menos isso? 

NO -> normally open

NC - > normally closed

São contatos auxiliares usados em comandos.Vc faz o que quiser com eles.

Entrada de fases sempre (1) (3) (5), saida de fases (2) (4) (6);

Pra ligar o contator basta energizar a bobina(A1 e A2), não precisa necessariamente usar os contatos auxiliares pra isso.

No caso deste contactor a bobina seria os polos 13 e 14, deixando o circuito normalmente aberto, é isso?

E tenho energizar a bobina ligando um polo ao fase e outro ao neutro, ou somente um fase ligada em ambas?

Como eu disse, eu até entendo como funciona um contactor, mas a diferenća de nomenclatura entre o dispositivo e a documentaćão técnica está me confundindo sobre a forma correta de ligar... Como é um dispositivo caro, não posso me arriscar a vê-lo fritar como faćo na protoboard!

Achei um material excelente aqui da WEG:

file:///home/sh4d0w/Downloads/1c%20Eletrot%C3%A9cnica_Professor.pdf

mas não consigo ler o desenho por causa da nomenclatura :/

Bem o 13 e 14 são os bornes do contato de selo , é um contato aberto que fecha ao energiza A1 e A2 com a tensão nominal da bobina , deve olhar se a bobina é para 110v ou 220v.

Olhe o esquema abaixo de ligação e a sua foto com alguns esclarecimentos.:

Enfim , se ocorrer duvidas poste aí.

Grande!

Ilgner, Yuri, agora vcs me deram uma luz, to comecando a entender o esquema!

Vou pegar de novo qdo chegar em casa e volto a encher o saco mais tarde. Valeu, galera!

O comando de partida é 127 V. Creio que seja mais ou menos isso então:

A gente sempre se depara com isso né.

O Fredman me ajudou também. No meu canal tem um video sobre isso e nos comentários a solução. Se tiver duvida avisa que socorremos.

www.youtube.com/farmsidney

Opa, valeu Sidney, vou ver aqui.

Grande J011y  , aconselho vc utilizar os contatos 95 e 96 do relé para que eles tirem o contator de operação caso haja alguma pane no seu sistema . Evita que o contator fique atuado ao ocorrer uma sobrecarga , é uma proteção a mais para você .

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