Olá, estou fazendo um timer para irrigação. Mas tenho dificuldades em fazer o tempo em que a bomba ficará ligada. O objetivo é que seja solicitado o valor de um periodo entre 10minutos e 3 horas(maximo), porem o uso de um delay faria com que o programa ficasse travado. Alguem conhece alguma solução ?

Obrigado

Exibições: 1930

Responder esta

Respostas a este tópico

No caso estes modulos ja não tem esse circuito de proteção? O que eu estou usando tem um fotoacoplador PC817C. Eu estou alimentando eles por uma fonte externa e enviando o sinal diretamente para os pinos que estão ai na foto IN1,IN2...Ainda preciso desse ULN2003? Será este o problema que esta dando interferência no meu sistema?

Abraço

Olá Luciano,

Não, se o modulo já possui este CI que é um foto transistor pode ser alimentado diretamente pelo Arduino já que o consumo sera equivalente ao de um led, e imagino que nunca estarão todos os reles ativados ao mesmo tempo? Já que se bem uma porta consegue drenar até 40mA (Maximo absoluto) no total a placa não pode ser exigida em mais de 200mA (Maximo absoluto), sendo assim se todos os reles não estarão ativados ao mesmo tempo não haverá inconveniente e não ira precisar de um driver além do foto transistor quer o rele possui.

Se puder envie um desenho a mão livre ou foto tentando explicar como esta conectado seu circuito ou como planeja deixar tudo conectado para sugerir algum tipo de proteção e analisar o que pode estar travando o acionamento.

Abs.

Olá Argel !! 
A programação foi finalizada sim, porem o projeto nao caminhou por falta de investimento kkk. Não tive como comprar as valvulas.
Eu fiz um video mostrando o menu que foi criado e o acionamento da bomba.


Quanto ao codigo, sinto em lhe informar que nao encontrei no PC, mas nas conversas eu coloquei ele em anexo. A ideia do menu é simples, vc pode utilizar uma função para cada estado e programar as açoes especificas.

Recomendo que utilize o DS3231 e se for o caso de utilizar motores preocupe-se com o aterramento e com a qualidade das fontes que vai utilizar. Para este projeto tive como referencia o menu do Rodrigo.

Menu Rodrigo:
https://www.youtube.com/watch?v=AoKCUvzZ-Eo

Meu Video:
https://www.youtube.com/watch?v=wWca8XPiKDc

Qualquer coisa que puder ajudar, só chamar. Vlw

AI esta o esquema que eu montei, no caso a contatora entra no pin10 que aciona a bomba

desculpem a demora estive sem tempo essa semana.

Abraço

Esta bacana!

Abs.

Olá garagistas,

Bom recentemente mostrei que tive problemas com interferência eletromagnética da contatora no Arduíno. Segui algumas recomendações daqui do lab, coloquei filtros snubbers e mesmo assim continuou. O amigo Carlos Kwiek me recomendou que fizesse uma gaiola de faraday para proteger o arduino.. Não sei se fiz corretamente mas, usando uma caixa de comando comum como esta:

http://www.alfatronic.com.br/site/fotos_produtos/1012_1_gjpg

coloquei o arduino e todo o circuito em uma placa de madeira, liguei a caixa a uma haste terra e deixei para fora apenas o fio da fonte do arduino e os cabos que ligam do modulo rele para a contatora. Infelizmente o problema continua, hora funciona e nao tem interferencia mas depois volta a acontecer.
Não gostaria de desistir do projeto e peço ajuda aqui aos colegas se estou fazendo algo errado ou uma alternativa para este problema. 

Desde ja agradeço

Abraço

Envie  o diagrama do circuito de acionamento dos contactores. 

Especifique qual o tipo e modelo esta usando. 

Esta usando a mesma fonte para o Arduino e para os contactores ? 

Olá José, estou seguindo este esquema aqui: https://api.ning.com/files/FIt*ZFe6wNiBjysV8TRAzOFs8qbn8wai0gknx54lmnRGuDJkPdDrcQCmqepSsNy7ylBE9s0Xulz9dkt0nscTmUGuET18Las2/contatoreshiel.jpg A minha contatora é CWM9 da Weg, e ela ja esta com um

Apenas para confirmando que o arduino esta sendo alimentado por uma fonte 12v 1A

O ruido eletrico esta passando pela sua fonte.

Essa fontes chinesas são de baixa qualidade.

Experimente usar uma bateria de 12 V como teste. 

Com certeza não vai ter problemas. 

Pode ser que tenha que aumentar a filtragem da fonte com capacitores e indutores. 

Esta usando a mesma fonte para o Arduino e para os contactores ? 

Especifique qual tipo e modelo de fontes esta usando.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço