Boa tarde estava brincando com um arduino uno alimentado pela USB do meu notebook e 2 servos um Sg90 e um Mg995.

Com o Sg90 tudo tranquilo...

O problema começou quando liguei o Mg995 assim que eu liguei os 2 fios de alimentação ele resetou o arduino e quando eu liguei o fio amarelo do sinal ele ficava ligando e desligando o arduino enquanto o servo ia de 0º a 90º sendo que o programa mandava o mesmo ficar parado em  90º.

Sera que o arduino não consegue alimentar o Mg995?
e por isso o mesmo ficava reiniciando?
O que posso fazer pra contornar isso?

Grato.

Exibições: 401

Responder esta

Respostas a este tópico

pode ser amigo, tente ligar uma fonte externa de 5v direto ao servo, lembrando de conectar o GND do servo com o GND do arduino...

Vlw vou tentar fazer isso....
ae posto aqui o resultado

deixa eu pegar uma carona nessa resposta e emendar uma pergunta:

se eu pegasse uma fonte externa de 5V 1A e conectasse no arduino uno, e ao mesmo tempo mantivesse o cabo usb conectado (pra poder usar o serial monitor), minha dúvida é: conseguirei que a fonte externa alimente o servo dessa forma? em outras palavras: a energia necessária para o servo seria proveniente da fonte externa se eu fizer dessa maneira? Vale a pena frisar que estou conectando a fonte externa no arduino uno, e não diretamente no servo como sugerido pelo Flavio.

Olá,

Para sanar esta dúvida é preciso analisar o diagrama eletrônico da placa arduino UNO que pode ser baixado no link abaixo: 

arduino UNO esquema link

Observe no diagrama  que  se houver tensão no conector Vin o comparador U1A irá cortar o MOSFET T1

e a placa será alimentada via Vin e os reguladores internos da placa e a porta USB irá apenas servir para a comunicação serial.

Abraço.

rs, esses diagramas (assim como a maioria dos datasheets) são para mim um mundo difícil de desvendar. São verdadeiros mapas diabólicos, daqueles que eu bato o olho e já fecho a página pois são incompreensíveis e me dá arrepios ao ver. A familiaridade com esses diagramas/datasheets é um privilégio daqueles que estudaram eletrônica, grupo do qual eu não faço parte infelizmente. Sou um mero entusiasta, um curioso, um hobbista.

mas pela sua resposta, se eu compreendi bem, vc disse que a fonte externa prevalecerá, alimentando o servo corretamente. É isso mesmo?

obrigado

bem, a questao eh q se for alimentar com uma fonte de 5v, vc deve utilizar o proprio pino 5v do arduino, se for utilizar o pino vin ou o conector do arduino, deve ser utilizada uma fonte entre 7v e 12v de tensao...

Realmente, com 5V no Vin o regulador não irá operar corretamente...

O problema é que neste caso, sem tensão no Vin, o U1A não corta o T1 e o pino 5V será alimentado pela tensão do USB e da fonte externa de 5V simultaneamente...

A corrente será fornecida pela fonte que estiver com a maior tensão em relação ao GND.

Obrigado pelas respostas...  Agora entendi perfeitamente

Não sei se a imagem ajuda a entender melhor que o esquema.

Anexos

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço