Olá amigos,

Gostaria de pedir a todos uma ajuda a respeito de como fazer a ligacao de um sensor óptico de infra vermelho no arduino. O sensor é este:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-199044791-3x-sensor-optico-f...

 

Se alguem puder me ajudar eu agradeço muito gente.

 

abraçoss

Exibições: 2234

Responder esta

Respostas a este tópico

Fala cara blz??

 

Seguinte esses eu usei o phtc103 que é da mesma família, estes sensores são simples da uma olhada no datasheet dele mas por padrão seria:

k =katodo do led ou seja ligado ao negativo
A = anodo ou seja ligado ao positivo
C= coletor do transistor
E=emissor

 

E usei no meu dos resistores um de 1k no A e um de 4k7 no K

Olá amigo William,

Primeiro, obrigado por ter respondido.

Eu olhei sim o datasheet e verifiquei os pinos, porém quando liguei no arduino nao tive resposta nenhuma. Por isso

pedi ajuda sobre a ligacao dos fios, pois sou iniciante em eletronica. Inicialmente coloquei um resistor de 10k, seguindo um tutorial que encontrei do sensor TCRT5000, mas nao deu certo. Você nao teria por acaso um desenho da ligacao dos fios entre o sensor e o arduino? Isso me ajudaria muito.

Obrigado e Abraços.

 

Bom dia Jonival,

 

Cara só a noite posso te passar o esquema de ligação dele, pois aqui no serviço não tem como fazer, caso tenha um tempo durante o dia faz o teste de sinal com um led.

Coloca o led na saída do Anodo (A) e ve se acende quando colocado algo no sensor está certo, ai só precisa verificar seu código.

Só para te ajudar na primeira resposta quando me refiro a led falo do les do sensor não de um led comum ou do que falei agora.

Olá William, eu já fiz um teste deste tipo que vc disse, com o led do Arduino, tentei fazer de maneira que o led acendesse quando o pino do sensor enviasse HIGH e apagasse quando LOW, nao deu. Fiz que o led acendesse tanto no HIGH quanto no LOW, e nada, o led nao acendeu (rsrs). Concluí que minha ligacao estava errada. Só que vc disse que usou resitores de 1k e 4,7k e eu estava usando um de 10k, será que seria por isso?  Desconfio que até queimei um sensor nas tentativas.

Sem querer abusar da sua boa vontade, se puder ver o esquema p mim fico muito agradecido.

Obrigado William, abraço.

 

 

 

 

Aloo Jonival tudo bom??

 

eu dei uma olhada nesse datasheet ai e ele nao é nada facil de ler :S por isso achei esse outro aqui,

 

http://www.evercolors.com/UploadFile/file/itr-8104.pdf

 

faz o seguinte e ve se funciona. Dimensiona o sensor pra atuar com 5V, que é a saida do arduino e outro detalhe

é que a corrente do led é 50mA ou seja ele so vai acender se a corrente estiver proxima a isso ai (se a resistencia estiver alta esse valor vai ser menor).

Faz os calculos do resistor com essa informação, e testa o sensor forçando 5V na cara dele, pois se ele estiver ok ele deve acender. se não pode ser teu codigo. Nao aconselho liga-lo sem resistor.

 

 

 

 

Fala Jonival,

 

Cara ontem peguei um transito mostro em SP e acabei chegando tarde em casa, se você não tiver colocado mais de 5v em seu sensor acredito que é dificil ter queimado ele, olhando no datadheet do seu sensor ele é muito parecido com o PHTC103, olhando por cima dele não as anotado nele k,a,c,e?

Se for isso precisa só fazer o que passei não é muito dificil hoje sem falta posto as conexões para vc, só uma coisa por experiencia própria os resistores são importantes, pois ou vc vai receber falso positivo ou não vai funcionar 100% o sensor.

Se conseguiu algo avisa ai!

Abraços

Olá William, tentei mas nao consegui fazer funcionar.

Se vc pudesse enviar o esquema de ligação ficarei muito agreadecido.

 

Abraço!!

Cara,

Desculpa a demora em responder, to numa correria braba, não consegui tempo ainda para sentar e fazer o esquema eletrico , tem essa imagem que é do meu tcc ve se ajuda!

Anexos

Cara desculpa a demora em responder!

 

Descobri uma infelicidade perdi meu componente eletronico por isso não postei a imagem para você, depois de 3 mudanças alguma coisa sempre se perde.

 

Mas achei esse tutorial não tem erro não:

 

http://www.pictronics.com.br/downloads/apostilas/tutorial_eletronic...

 

Pagina 75.

 

Qualquer duvida posta ai!  Abraços

Fala grande William.

guri, mto obrigado pela atenção e empenho em me ajudar. Esse tutorial vai ser de mta utilidade, acho q agora consigo fazer a coisa certa.

Pena que descobri uns dias atras que esse sensor nao vai dar pro meu projeto, pois ele detecta  o que passa pelo meio das suas hastes e nao o que passa pela frente.

Talvez eu o utilize, fazendo com que alguma coisa passe pelo meio dele, vamos ver.

Mesmo assim te agradeço mto pela ajuda e desculpa se fui meio xarope.

Aproveitando, gostaria de dizer que se vc ou qualquer outro garagista precisar de alguma coisa em Java ou Banco de Dados, se for do meu alcançe, ficarei feliz em ajudar.

 

Abraços!!

Manolo,

 

Sem querer aproveitar de você mas vou precisar sim da sua ajuda. To fazendo um sistema para automatização de um estacionamento e vou precisar da sua ajuda!

Assim que terminar o hardware quero sua ajuda!

OK, quando precisar e so me falar. Se estiver a meu alcance ajudo sim.

Falando em ajudar, queria te perguntar uma coisa:

É possível trabalhar com 10 destes sensores IR (o mesmo deste post) ao mesmo tempo e no mesmo arduino?

Fiquei na dúvida por causa da voltagem.

Abraço!

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço