Boa noite pessoal, estou montando um sistema de contagem de ovos simples e não com a complexidade desse representado na imagem, porém me deparei com um problema. Inicialmente pensei em utilizar sensores infravermelhos dispostos horizontalmente, contudo, por falta de conhecimento de minha parte ou por limitação do sensor que tenho acredito que não funcionaria.

MOTIVO: Conforme a foto mostra em algumas situações os ovos passam de forma paralela o que geraria uma interrupção contínua do sinal, efetuando somente uma contagem sendo que na verdade passaram dois ou mais ovos em conjunto. Nesse tipo de sistema o sensor detecta individualmente cada ovo independente, se passa sozinho ou "grudado" com mais algum ovo. Alguém poderia me ajudar?

Exibições: 2451

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá Matheus,

Não sei se você já resolveu seu problema ou não, mas me apresentaram esse mesmo problema a um tempo atrás e acabamos desenvolvendo um contador de ovos por processamento de imagem utilizando camera microprocessada. As vantagens são inúmeras, como por exemplo separar contagem por cor de ovos, subdividir caminhos em um único contador como lado direiro e esquerdo, dispensar uso de paineis com CLPs e cabeamento. O principal ficou realmente no custo pois fazemos tudo com equipamento nacional e um único sensor consegue contabilizar esteiras de até 90cm.

Se sua busca for em fazer um contador pelo desafio técnico do projeto com a linha eletrônica, aí é outra história e minha sugestão seria utilizar feixe cruzado de LED azul.

Nossa solução ficou assim

Eduardo Balieiro Parabéns!

Sua solução ficou TOP !  Gostei do nome Kajoo.

A precisão na contagem ficou boa ? 

Olá José,

Conseguimos 100% de precisão em todos os pilotos e testes que fizemos. 

Abraços

Putz ! Mais uma vez parabéns !!

Bom dia Matheus, a minha empresa fabrica esse sensor e temos inúmeros clientes no Brasil. Se tiver interesse podemos montar uma parceria para comercializa-lo. Tenho certeza que gostará muito do retorno.

Super Legal a ideia do Eduardo Balieiro,

   Como é esse lance de processamento de imagem microprocessada ?

   Quanto ao lance que eu tava falando de uma esteira com acomodações, olha ela ai,  com uma esteira dessas os ovos não sãem rolando.

   Mas como dito pelo eduardo ao matheus, se a busca dele é profissional, então cara, procura algo desses grandes caras ai e seja feliz,  já se seu negocio é estudo então a minha ideia continua sendo o sensor ultrasonico sharp.

  Continuo vendo uma esteira compartimentada como essa ai, e vários sensores um ao lado do outro identificando distancia, dai quando um ovo passar, ele devera interpretar algo como 0mm, 0mm, 25mm, 26mm, 27mm, 28mm, 28mm, 27mm, 26mm, 25mm, 0mm, 0mm...   ou seja, ele pegou ai o ponto inicial do ovo, o a subida que corresponde ao centro do ovo, e a descida até chegar ao final dele.

  Com esse metodo que estou propondo, dá pra se ter ideia até do tamanho dos ovos kkk.  Se quiser separar por cor, tem um sensor de cor aqui na loja do LAB é só colocar tambem.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço