Olá, amigos garagistas.

Me chamo Danilo e estou cursando o ultimo de Engenharia Mecatrônica - UNIP - Ribeirão Preto.

Meu TCC seria uma CNC de corte a laser porém acabei ingressando em outro grupo que está fazendo outro tema.

Para a CNC eu já tinha comprado 3 motores de passo, uma controladora "TB6560 3 Axis" e uma fonte 24V 15A.

O novo projeto vai ser algo parecido com isso:

https://www.youtube.com/watch?v=hJIkJ9x0-JQ

E para ele eu estava pensando em aproveitar o que já foi comprado, então usarei 1 NEMA 23 com correia e polia para movimentação do carrinho com o copo, tentando aproveitar a controaldora e fonte.

O problema:

A placa TB6560 3 eixos, toda documentação que acompanha ela mostra a ligação com o computador por porta paralela e march 3, porem meu projeto vai ser baseado em arduino + android.

Queria saber se alguem sabe se tem como controlar essa placa pelo arduino e controlando a rotação por quantidade de passos.

Vi que nela para cada eixo usa 6 pinos: EN+, EN-, CW+,CW-,DR+ e DR-, sendo enable, clock e direction e todos com entrava 5V.

Bom, por outro lado posso outra controladora baseada em L298N com corrente máxima de 2A por fase. Originalmente ele foi feita pra rodar motores bipolares 4 fios, porem li na internet que é possivel configurar um unipolar de 6 fios para rodar como bipolar, se encontrar os pares das bolina e interligar os 2 fios taps centrais.

Vi que existe um BIG EASY DRIVER para 2A e um da pololu, mas ambos citam que são pra bipolares também.

Preciso de uma solução para controlar esse motor com precisão pois o carrinho precisa parar sempre no rumo no bico dosador para a bebida cair no centro do capo. Quem tiver alguma dica ai, ficaria muito grato. O arduino que irei utilizar é um Freaduino MEGA.

Bom, já prolonguei demais o assunto, segue em anexo as placas citadas, se alguem tiver interessando em ajudar, serei muito grato e pretendo compatilhar o conhecimento adquirido.

Meu site pessoal:

www.danilomochiute.net

Agradeço a todos.


Exibições: 4180

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

No caso da controladora com L298N o problema seria que minha fonte é de 24V e o motor é 4V, se funcionar o motor de passo de 6 fios com ela, eu terei que arrumar uma outra fonte de uns 3A e 5V. Já com o TB6560 eu poderia utilizar a fonte de 24V.

Bom, continuo no aguardo de quem puder me ajudar ai...

O que acontece se vc. dar um pulso de 1 milésimo de segundo em uma lâmpada de 6 Volts com o que sai de uma fonte de 24V e 15A? E se for 10 milésimos? E se for 100 milésimos? E se for 1.000 milésimos? E se for 10.000 milésimos?

Viu? Como os motores de 4V "aguentam" 24 Volts?...é assim...

Obrigado pela resposta Euclides.

Entendi sobre a tensão, minha dificuldade está sendo em qual controlador escolher, se posso usar essa placa com TB6560 sendo controlada pelo arduino com aquela biblioteca AFmotor.

Anexei um imagem de uma placa de 1 eixo que mostra as opções de entrada.

Como a entrada dela é de 5V, creio eu que daria pra usar o Arduino para controlar ela.


NL1 para EN+ para ligar o motor
NL0 para EN-

NL1 para DIR+ para determinar o sentido como horário por exemplo

NL0 para DIR-

Agora no PUL+/PUL-  eu já não sei como eu faria, se eu mandaria alguma informação PWM ou se utilizaria alguma biblioteca diferente.

Bom, minhas coisas de eletrônica ficam na casa dos meus pais, estarei lá no fds e começarei fazer alguns testes e pesquisar mais...

De todo modo, obrigado pela ajuda. Se puder colaborar com esse minha outra dúvida ou alguem mais do LdG eu ficaria muito grato.


Anexos

Te aconselho a ler o manual da TB6560.

Ja encontrei 3 manuais diferentes, todos ele só se referem quanto à ligar a placa direto no computador por LPT.

Acho q vou ter q botar pra rodar e ver o que acontece... enquanto isso continuarei pesquisando.

Obrigado.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço