(Resolvido) Monitorar AC 110/220V (antigo Ajuda com fonte sem transformador.)

Bom com a ajuda do pessoal é esse o circuito final com os componentes calculados.

Eu testei em 110V e 220V, em 220V o R1 subiu 3 graus acima da temperatura ambiente, como é esperado que ele dissipe algum calor, assumo que está no aceitável. 

Como percebi que tem muita gente procurando sobre esse tipo de circuito (Só no arduino.cc já achei uns 5 tópicos procurando sobre isso) vou colocar em algum blog explanando sobre isso, e solicitar a todos que ajudaram a chegar nesse ponto e contribuir para enriquecer as fontes de referência a esse circuito.

Pois houve dois caminhos, apenas com resistor e outro com resistor + capacitor.

Datasheet PS2501

O PS2501 é optoisolador que suporta até 80V, estou usando ele em detrimento ao MID400, pois este tem versões com 2, 3 ou 4 optoisoladores no mesmo DIE, e eu vou precisa de 6 desses.

PS: A nomenclatura do capacitor normalmente é 33nF e não como está na figura (0.033uF)

Atualmente estou usando da seguinte forma

Olá pessoal

Achei na internet centenas de fontes sem transformador, mas a minha necessidade é um pouco diferente mas a idéia resolveria.

Estou tentando montar um PLC (program logic controler) ou CLP, e preciso monitorar oito equipamentos para saber se estão ligados ou não, pois o controle, será manual ou atráves do sistema de monitoria, então eu iria usar uma fonte sem transformador excitando um optoisolador PS2505, eu achei esse esquema, mas aparentemente ele não funcionou bem, pois em 110V o resistor esquentou demais e em 220V ele torrou.

Mesmo que funciona-se o problema não são os oito optoisoladores, mas os oito capacitores de poliester, que deixariam o circuito gigante, eu sei que deve haver uma maneira mais compacta de fazer isso, pois tenho um CLP da WEB e ele é muito compacto e aceita as entradas em 110V/220V, bom a fonte teria que baixar para algo abaixo de 80V que é o máximo que o optoisolador suporta, e esses 80V teriam que ser para 220V 

Alguém tem uma luz ai para mim???

Exibições: 22449

Responder esta

Respostas a este tópico

Legal, vi essa análise a alguns dias atrás...

Olá, alguém poderia me explicar a função de R2 e C2 na 1ª imagem? 

Agora você me deixou confuso, não entendi é Xc = 1/6.28 x F x C ou Xc = 1/6 x 28 x F x C?

Olá Marcelo,

Você já montou esse circuito que você postou como "resolvido"?

Estou precisando de algo parecido, mas fiquei com uma dúvida com relação ao seu circuito: Qual a corrente max dessa saida 5V?  Será que é possível alimentar um Arduino e um relay com ela?

Abs,

Renato

Para acionar o relê é mais seguro é colocar um transistor para acionar o Relê, para o arduino é tranquilo, hoje eu não ligo ele diretamente no PINO do arduino, estou usando um 74166 (DEMUX), pois uso 8 desses caras, e assim economizo portas do arduino.

Legal.  Vou montar um aqui.

Você tem a library dele para o Proteus Isis?

Não uso esses programas ainda, então "renomeei" um Optoisolador qualquer no EAGLE.

Estou com um projeto o qual preciso medir se um equipamento de 7000W está ligado ou não, através da corrente.  Neste meu caso, não é possível usar esse seu projeto, pois iria "fritar" o PS2501, não é mesmo?

Alguem tem uma solução para esse meu projeto?

Como a corrente que eu vou medir, é alta, e não é necessária precisão na medição (só preciso saber se está passando corrente ou não), será que eu não posso enrolar um fio na alimentação desse equipamento de 7000W, pois por indução, ele vai gerar uma tensão nesse fio enrolado?

Estou discutindo isso aqui no forum:

http://labdegaragem.com/forum/topics/controlador-de-bomba-de-7000w

Cara vc ja viu este link, http://openenergymonitor.org/emon/node/58 e muito interessante o projeto do cara, uma dificuldade vai ser encontrar o ct, mas se não me falha memoria nos multimetros fluke vem com algo paracido ou da para constrruir um.

 

 

Olá Jose

 

Estes sensores podem ser construidos a partir de núcleos toroidais facilmente encontrados em nosso pais veja aqui  http://www.thornton.com.br/produtos/nt.htm

 

como elemento de captação vc pode usar um sensor de efeito hall (Nucleo com Gap) ou um segundo enrolamento formando um transformador , onde o enrolamento primario é cabo que alimenta a bomba que passa através do nucleo toroidal  e o secundario algo em torno de 40 espiras. Neste caso o nucleo deve ser fechado.

 

abços

 

Olá amigos Garagistas.

li todo o tópico mas ainda fiquei com algumas dúvidas.

Preciso monitorar a tensão da rede elétrica pelo Arduino. Portanto preciso de um circuito que abaixe a tensão mas que a saída seja proporcional a entrada, ou seja, diminua a tensão de entrada em 20 vezes por exemplo, de forma que se na saída tiver 5V eu sei que a entrada está com 100V e é só fazer essa multiplicação via software para eu poder escrever em um display LCD o valor da tensão da rede elétrica.

Aproveitando a experiência de todos vocês, alguém poderia me ajudar nesse meu projeto?

Agradeço a ajuda!!

Rodrigo Borges

Vitória-ES

 

Olá Rodrigo !

 

De uma olhada aqui

 

http://labdegaragem.com/forum/topics/gerenciamento-de-consumo-dom-s...

 

abços

 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço