Galera Preciso de uma ajudinha de vocês!

Criei dois sistemas:

Modulo 01: contendo: 01 arduino + receptor rf433 + 01 transmissor rf433 + ht12e

Modulo 02: contendo: 01 arduino + transmissor rf433 e 01 leitor de RFID.

Modulo 03: modulo receptor rf433 + ht12d

Problema: o transmissor do modulo 01 está atrapalhando a transmissão dos dados do modulo 02.

Gostaria de saber se existe alguma maneira de isolar esses dois transmissores ou teria que trocar as frequências dos mesmo?

Gostaria de saber se e usual desligar a alimentação do modulo transmissor e só ligar antes de transmitir e desligar?

Exibições: 284

As respostas para este tópico estão encerradas.

Respostas a este tópico

Boa tarde AH,

Está um pouco confusa sua explanação do seu projeto e do seu problema.

RV

desculpa vou reformular

A grande pergunta é se vc precisa se comunicar com algum outro módulo externo nessa frequencia e protocolo. Por ex ler um controle externo, acionar alguma coisa com esse módulos de 433Mhz de baixo custo projetados nos anos 60/70.

Caso afirmativo vc vai ter que dar um jeito de não transmitir ao mesmo tempo pq interfere mesmo. Ou mudar uma das frequencias. Não é uma boa ideia. Alem de vc interferir com seu outro aparelho pode interferir com os portões de garagem seus e de sua vizinhança, antes só em 433, mudando em 433 e 292 (a outra frequencia de modulos desse tipo)..

Pode ainda evoluir e usar um modulo que permite canais.

Por ex: 

https://www.google.com.br/search?q=nrf2401

Aih vc pode ligar direto no microcontrolador e dispensar os cis encoder e decoder.

Primeiro obrigado pela ajuda.

Eu estou comunicando com outros módulos espalhados pela casa e realmente interfere pois até o portão da minha garagem parou de funcionar, então alterei meu código e mandei desligar o transmissor e só religar quando for enviar o protocolo mas minhas alterações me frustaram pois não obtive um bom funcionamento.

se eu alimentar o sinal de entrada  + alimentação do encoder (HT12E) mais a alimentação do transmissor ao mesmo tempo os decodificadores(HT12D) dos módulos não recebem nada, mas se eu alimentar o encoder + transmissor e depois ligar o bit ai sim os módulos recebem o sinal!

Quanto ao nrl24 já utilizei eles em outro projeto e são muito bons mas estou tentando economizar arduinos e outras parafernálias pois no módulos espalhados na casa uso apenas o receptor+ decodificador(HT12D) + 4027 apenas!

Amigos, consegui resolver meu problema!!

Analisando o  que estava acontecendo percebi que não tinha a ver com a comunicação rf433 e sim com o decodificador HT12D pois a saída do mesmo é  latch  e como não sabia acabei colocando na saída um FlipFlop de pulso para mudar o estado da saída a cada pulso que  acarretava a não alternância do meu relé conectado a saída!

Solução:

retirei o fipflop da saída e mudei o codigo no micro controlador para manter a alimentação do transmissor por alguns segundos enviando o estado da entrada do Ht12E e sucesso!

Obrigado a ajuda de todos!

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço