Olá a todos, Sou iniciante com arduino estou tentando montar um tacometro para medir Rpm do motor do carro e exibir em um display de lcd. 
Não conheço direito os codigos, minha dificuldade está ai. Será que alguem pode me da uma força ai para construir esse codigo?

Bom a respeito da parte digamos assim mecanica e eletronica, não tenho problemas com isso pois sou mecanico e entendo de eletronica. 
Minha dificuldade e somente na parte do codigo. Não quero usar sensor para captação do pulso. Vou coletar o pulso direto da bobina de ignição usando um optoacoplador, ou transistor.

Então o que eu queria e fazer um codigo para contar quantos pulso foram captados da bobina de ignição dentro do espaço de tempo de um segundo, multiplicar esse valor por 60 segundos, e dividir por 2, porque a cada volta do motor a bobina vai libera dois pulsos. Para me dar a Rpm do motor.

Se puderem me ajudar agradeço.
 
 

Exibições: 6932

As respostas para este tópico estão encerradas.

Respostas a este tópico

amigo eu aconselho você a utilizar um LM7805 que regula a tensão do pulso da bobina em 0v ~ 5v assim não danifica o arduino, e lembrando que a bobina do carro é um campo que como um relé da descargas nos polos positivo e terra, estou elaborando algo assim, o meu problema é o pulso, pois a bobina do meu carro tem 4 fios, então pretendo pegar no pulso do sensor hall

ola Deivid, 

obrigado pela sua preocupação, esse meu protejo já esta bem encaminhado já praticamente que resolvido depois de muita pesquisa.

Então veja, na questão da bobina resolvi da seguinte forma: utilizando um opto-acoplador para receber o pulso negativo da bobina e servir também de proteção para porta do arduino.

Pesquisei muito sobre vários tipos de bobinas também, acredito que poderei te ajudar um pouco, no seu caso deve se tratar de uma bobina electrónica ou multi-bobina como também é conhecida. Veja, esse tipo de bobina pode ter 2, 3, 4 ou mais fios dentre eles são positivo e negativo da alimentação da própria bobina, e o outro, ou outros são os sinais de pulso da bobina. Como na maioria estas bobinas são divididas em duas partes, ou duas torres como também são chamadas. Desta forma cada torre emite duas centelhas ou duas faiscas, popularmente conhecido assim, de uma só vez e com apenas um único pulso do sensor hall. Na pratica funciona desta forma, cada um dos dois fios de sinal de pulso da bobina carrega metade das informação de RPM. Veja este exemplo se você pegasse apenas um desses fios como referencia para seu sinal de pulso, o resultado final que você teria em marcha lenta seria, 450 a 500 RPM, quando na verdade o motor estaria girando de 900 a 1000 RPM. Então essa falha pode ser facilmente corrigida dentro do código fonte multiplicando o numero de pulsos por 2, 3, ou mais vai depender de quantos cilindros tem no seu motor. como na maioria dos casos são 4 cilindros use o multiplicador 2.

Você pode usar qualquer um dos fios de pulso da bobina, só precisa alterar lá dentro da sua formula que vai usar para calcular os pulsos, exemplo:

pulsos * 2 * 60/2 = RPM

Espero ter ajudado qualquer duvida estou a disposição, abraço

Muito bom amigo, isso mesmo que estou a usar, porem peguei o pulso da bobina hoje, é de 12v a bobina tem 4 fios Positivo-IGN, NegativoGND, Pulso1VCC, Pulso2VCC peguei um dos pulsos e coloquei nele um regulador de tensão para 5v ai nele eu coloquei o apto-acoplador, do outro lado liguei ao arduino, só faltou elaborar o código, mais medindo com o multímetro já deu efeito, vou elaborar o código amanhã.

a principio usaria um 4k7 para reduzir a tensão de pulso de 12v para 5v mais achei melhor um regulador de tensão pois varia entre 14.2v e 12v

Queria mesmo era pegar esse valor no sensor de rotação são 3 fios VCC GND e SINAL 0v ~12v com regulador de tensão acho que posso ligar como se fosse na bobina, agora ouvi dizer que o calculo é em HZ ai já sai fora do meu conhecimento :s

Valeu pela ajuda amigo assim que terminar eu posto aqui ;)

Olá caro,

Só o que tem a fazer é colocar um resistor de aproximadamente 1k2 em série no led do opto-acoplador, e liga-lo em um dos fios de sinal da bobina, a saída que é um transistor de uso comum você faz a conexão na porta do arduino, somente isso. O restante é pura lógica de programação, se quiser tenho uns dois ou três códigos para medir RPM que pode te servir.

Qualquer duvida a disposição!

oLÁ fERNANDO, ESTOU QUERENDO FAZER UM DESSE PARA POR NA BICICLETA DE SPINNING, TEM COMO ME MADNAR O PRJETO?

Olá,

talves o que eu estou fazendo não vai te ajudar tanto.

Mais tem um exemplo aqui, com umas pequenas modificações acho que vai te atender bem, da uma olhada ai.

http://www.youtube.com/watch?v=wBJesQrOqKY

Olá, boa tarde Fernando! 

Também sou iniciante na parte de programação e estou tentando me virar para fazer um velocímetro e um contador de RPM com o arduino, no entanto preciso fazer um bargraph com 32 LEDs para o mesmo, onde os LEDs acendem conforme a rotação se eleva (verdes, amarelos e vermelhos). Para o velocímetro utilizei um sensor indutivo e através do mesmo irei tirar os pulsos para o RPM, no entanto a dificuldade ainda continua nessa parte dos LEDs, onde tenho dificuldade em fazer o circuito (já que o arduino não possui portas o suficiente tanto para os LEDs quanto pras demais partes do painel) e a programação (andei pesquisando vários projetos na internet e boa parte deles fala de um chip TI TLC5940 16-Channel PWM, para multiplicar as portas do arduino e ligar os LEDs) ... você poderia me ajudar ou dar uma ideia? Eu teria que utilizar esse chip para multiplicar as portas e utiliza-las tanto para o velocímetro quanto para o RPM? Já que ambos vão usar as mesmas portas

Muito obrigado desde já 

Olá,

Não sei se vou poder te ajudar muito, faça o seguinte da uma pesquisada ai sobre Charlieplexing. É um esquema pra se usar varios leds e poucas portas.

Acho que pode dar certo, mas me diga onde exactamente pretendes montar esse esquema?

Obrigado Fernando, vou pesquisar sobre! 

Então, é um projeto que faço parte em minha faculdade (Baja) e estou encarregado de fazer o painel do veículo, então estou pesquisando sobre já que ainda estou iniciando a parte de programação em meu curso. 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço