Olá caros colegas, tenho lido bastante sobre baterias de LI-ION para utilizar em um projeto e no momento necessito projetar um carregador para elas. 

Inicialmente pretendo utilizar 3 células de 3.7V 4400maH. De preferência o circuito que almejo deve estabelecer uma comunicação com um microcontrolador de forma que este saiba a carga da bateria. Por exemplo através de um ADC. O projeto tem um display que vai mostrar a carga da bateria em porcentagem, semelhante a celulares.

Achei muitos esquemas na internet porém todos muito confusos, e nada muito esclarecedor, preciso entender melhor como esses carregadores funcionam. A MAXIN tem chips interessantes (MAX745 e MAX1647) que fazem este trabalho, achei interessante, mas difícil de achar esses chips por aqui. 

Antes de mais nada gostaria de saber a opinião dos mais experientes no assunto, alguém que já passou por isso e já projetou um circuito com este objetivo, e estabelecer uma discussão em torno deste assunto para aprender mais.

Obrigado a todos.

Exibições: 4341

Responder esta

Respostas a este tópico

Não entendi.

Deixa pra lá, não vai funcionar, vou continuar as minhas pesquisas.

Na verdade estou pensando em migrar para um PIC que trabalha com 3.3V e usar um regulador LDO, pra usar apenas uma célula e simplificar as coisas.

Aproveitando o tópico me diga uma coisa, no Mercado Livre agente acha essas baterias recarregáveis com capacidades absurdas, já vi até 14.000mAh em uma única célula de 3,7V. Pergunto, esses valores são confiáveis?

Tudo FAKE. 

Procure fabricantes de marcas conhecidas. 

Oque vc chama de marcar conhecidas????? A mais comum até agora que notei foi JWS, e UltraFire tbm. Mas nunca ouvi fala. Não vi nenhuma de uma marca grande que eu conhecesse até agora. 

Sony , Samsung, Panasonic, etc. 

Ah sim. Isso me leva a outra questão. Baterias de celular geralmente são de uma célula?

Sim , Baterias de celular tem somente uma célula de Li Ion de 3,7V e no maximo uns 2500mAh. 

Mas atenção , pois alguns novos smartphones já estão usando baterias LIPO (cuidado redobrado). 

Veja esse projeto super legal ( Esse Great Scott é fera! ) :

http://www.instructables.com/id/Convert-Your-Old-Laptop-Battery-Int... 

Legal demais. Show mesmo!

Ainda sobre bateria de celular tenho algumas perguntas:

1. Notei que algumas bateria tem um circuito interno. Isso elimina a necessidade de circuitos para gerenciar o carregamento?

2. O TP4056 bastaria para carregar uma bateria dessa com eficiência?

3. Algumas tem no rótulo os dizeres: "Tensão de carga: 4,35V" (exemplo). Isso não significa que basta aplicar tal tensão que ela será carregada. Ou significa?

NÃO RECOMENDO QUE REAPROVEITE BATERIAS DE CELULAR !

 

O perigo de acidentes é expressivo. Se der um curto-circuito, carregar com corrente excessiva, super-aquecer ou inverter a polaridade da bateria poderá provocar um acidente grave, como explosão ou incêndio. 

Além do mais , bateria de celular terá pouca corrente para o seu projeto. 

Existem vários tipos de baterias, e cada uma tem especificações diferentes.

Bateria de celular tem somente um termistor (sensor de temperauta) interno. Lembre-se que elas só podem ser carregadas dentro de uma faixa de temperatura. Algumas podem ter circuitos de proteção.

O meu carregador TP4056 esta configurado para carga de 1A - e essa corrente poderá ser excessiva para uma bateria de celular. 

Veja o que uma bateria de celular poderá provocar:

Galaxy Note 7 explosion caught on camera

Curioso, estou pensando em ir por essa linha, encontrei algumas baterias na minha gaveta.

Minha segunda ideia é comprar um powerbank pronto

eu recomendo o video desse cara, pelo que ele descreve em outros videos ele trabalhava com desenvolvimento de controladores de carga para baterias de notebook

https://www.youtube.com/watch?v=wa01gyWJynI&list=PLsSUp4WSnI1br...

NÃO RECOMENDO QUE REAPROVEITE BATERIAS DE CELULAR !

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço