Olá caros colegas, tenho lido bastante sobre baterias de LI-ION para utilizar em um projeto e no momento necessito projetar um carregador para elas. 

Inicialmente pretendo utilizar 3 células de 3.7V 4400maH. De preferência o circuito que almejo deve estabelecer uma comunicação com um microcontrolador de forma que este saiba a carga da bateria. Por exemplo através de um ADC. O projeto tem um display que vai mostrar a carga da bateria em porcentagem, semelhante a celulares.

Achei muitos esquemas na internet porém todos muito confusos, e nada muito esclarecedor, preciso entender melhor como esses carregadores funcionam. A MAXIN tem chips interessantes (MAX745 e MAX1647) que fazem este trabalho, achei interessante, mas difícil de achar esses chips por aqui. 

Antes de mais nada gostaria de saber a opinião dos mais experientes no assunto, alguém que já passou por isso e já projetou um circuito com este objetivo, e estabelecer uma discussão em torno deste assunto para aprender mais.

Obrigado a todos.

Exibições: 4339

Responder esta

Respostas a este tópico

Na verdade estava pensando em baterias de tablet. Achei umas com o tamanho ideal para o meu projeto.

Nem se carregar, digamos, a 0,5C, seria seguro?

Bateria de Tablet deve ser similar ao de smartphone. 

O Risco é seu ...

acho que se for uma bateria com uma boa quantidade de corrente, compensa vc usar um step-up regulável MT3608 para elevar a tensão até uns 12v é baratinho, e derrubar a tensão com reguladores mesmo, eu comprei um e gostei bastante, é muito pratico.

daria para você fazer algo assim, gostei dessa ideia que acabei de ver nesse video.
https://www.youtube.com/watch?v=6PhC2bXij4U

Não vou correr o risco Murta, melhor prevenir e remediar. Vou continuar buscando soluções mais viáveis e seguras.

Qualquer conselho é bem vindo;

Só pra ficar mais esclarecido. O projeto tem o consumo de 100mA, e picos de 2A durante a impressão por um tempo de 3seg em média.


Pelas minhas contas e pelo regime de impressão médio que ela irá operar, uma bateria de 2400mAh deve durar por volta de 4 horas.

É claro que o ideal seria pelo menos o dobro disso, que daria uma horário de expediente completo.

Vixi rsrsrs, que triste rsrs

Ein, mas o TP4056 joga 1A direto, ele não faz a leitura da bateria ou algo do tipo?

Ele faz o monitoramento da carga e a proteção da bateria. 

Se eu não me engano(murta pode me corrigir), ele faz a pre carga a 0,2C e depois a carga a 1C e depois mantém tensão constante. 

Vc pode aumentar ou diminuir a corrente de carga alterando o valor de um resistor.

O modulo tem um resistor que regula a corrente maxima.

No meu modulo esta ajustado para 1A .

http://cdn.sparkfun.com/datasheets/Prototyping/TP4056.pdf

Thermal feedback regulates the charge current to limit the die
temperature during high power operation or high ambient temperature 

No meu modulo,  o pino do sensor de temperatura não é usado.

O TP4056 encerra automaticamente o ciclo de carga quando a corrente de carga cai para 1/10 do valor programado após a tensão final do flutuador ser atingida.

The TP4056 automatically terminates the charge cycle when the charge current drops to 1/10th the programmed value after the final float voltage is reached.

entendi, interessante, vou pedir alguns por curiosidade, mas acho que vou comprar tambem um power bank pronto, um de 5000ma ou 2600ma já esta de bom tamanho, vou pedir uma plaquinha solar de 500ma 6v para estender a o tempo de recarga imagino que seja mais pratico.

Fiz uns testes com aqueles painéis solares de luminária solar, a sombra tem uma queda de tensão, mas continua gerando tranquilamente, se usar um step up da para manter a tensão de carga certinho (obviamente cai a corrente), mas a ideia é só auxiliar no tempo de recarga, acho que será muito mais pratico.

Pesquisando sobre o assunto encontrei essa bateria aqui, achei bem interessante.

http://www.lanternatatica.com/bateria-18650-com-chip-para-lanterna-...

Pelo que entendi ela já vem com o chip de controle de carga, neste caso seria só aplicar a tensão de 4,2 para carrega-la ou ainda sim necessitaria do carregador?

Agora a capacidade dessa bateria está muito alta, considerando o formato 18650.

O modelo UR18650ZTA produzido pela panasonic, tem uma capacidade aproximada de 3000mAH, então qualquer valor muito acima disso, eu considero como propaganda enganosa.

Flavio, eu vi isso ai rsrs,

Comprei um power bank de 2600 mah usb, achei bem interessante, pelas pequisas que vi, parece que até uns 4000mah é aceitável, mas o que me interessou nessa bateria trustfire seria o chip de proteção, 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço