Fala pessoal, então eu montei minha versão do arduino, queimei, tudo certinho, mas na hora de gravar via serial nele, da o erro "avrdude: stk500_getsync(): not in sync: resp=0x00" , uso um circuito com o max 232 e ta tudo certinho, ja conferi milhões de vezes. Se alguém puder me orientar quanto a isso, ja to quase desistindo. Obrigado.

Exibições: 501

Responder esta

Respostas a este tópico

Consegue uma imagem dessa tua montagem?

Já estudou esse tutorial?

http://arduino.cc/en/Tutorial/ArduinoToBreadboard

então, eu ja tinha visto esse tutorial, mas nada.. agora eu tentei retirar o CI da minha placa Arduino e ligar a ela o gnd, tx, rx e reset da minha placa , mas nada tbm ... mesmo erro, aliás, tentei substituir o CI que eu queimei por outro , mas o problema persistiu.. não sei mais as causas desse erro

Olá Leonardo,

Verifique o seguinte:

- A porta serial do Arduino está correta? A versão do Bootloader está correta?

Eu tenho um chip 328 com o 2009 que se eu uso o RX/TX, preciso configurar como 2009, se eu mudo para o FTDI é outra versão.

- Os capacitores dos cristais são de 22pf? Se não forem, não vai funcionar. Esses valores são críticos. Caso vc não tenha esses valores, não use capacitores.
 - Para testar, monte uma versão bem simples com cristal, +5V, GND e Led para piscar. Em seguida ligue o Reset, +5V, GND, RX no RX da placa Arduino, TX no TX da Placa e manda o Blink.

- Tive também problemas com o MAX232. Resolvi da mesma maneira que havia feito com o FTDI. RX no TX do chip, TX no RX do chip. E coloquei um capacitor de 0,1uF entre o DTR e o RESET.

Levei um tempão para descobrir esse check list. e quem me ajudou foi o pessoal do LAB.

abs.,

Valeu pela dica, parece que eu identifiquei o problema, no cabo que eu fiz, só havia ligado o Tx, Rx e gnd, mas é necessário o reset tbm, então no caso dos pinos do DB-9, em qual deles eu ligo ao reset do arduino, vc sabe me informar? valeu ! abraço.

Oi Leonardo,

é no pino 4 (DTR). ligue o RESET do 328 com o DTR usando um capacitor de 0,1uF (104). abs.,

Muito obrigado pela ajuda, mas não sei por que, eu fiz do seu jeito e não funcionou, dai eu simplesmente coloquei leds no tx e rx e deu certo. abraço.

Uma outra questão é... o texto escrito na placa do arduino é em relação ao microcontrolador.

Então o RX é o RX do microcontrolado, que deverá ser ligado ao TX de um outro dispositivo, seja este um conversor usb-ttl, um computador ou um outro Arduino.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço