Bom, comecei a poco tempo a estudar eletronica, nada de faculdade ou curso, e eu quero fazer um circuito que acsenda um led (simples), sendo a fonte de energia uma mini placa solar, que emite ate 4V de energia, similar a essa (http://www.sparkfun.com/products/9962). Eu desenvolvi minha primeira esquematica e gostaria que voces, pudessem dar uma olhada e ver se eu cometi algum erro. Se voces souberem alguma maneira melhor de se desenvolver esse circuito, por favor me falem.

Agradeco desde ja.

PS: Desculpe meus acentos nao estao funcionando muito bem.

 

Exibições: 304

Responder esta

Respostas a este tópico

é reamente nao precisa do diodo, só se voce quiser usar como proteção.

muito interessante é colocar um capacitor no meio, pq voce simula uma bateria que

seria carregada com a energia solar

Obrigado pela ajuda Renato, eu mudei a celula solar para esta (http://www.sparkfun.com/products/7845), e o LED para 3 deste (http://www.sparkfun.com/products/531), devido ao tipo da celula solar, eu tive que adicionar esse conector DC (http://www.sparkfun.com/products/119). A esquematica ficaria CONECTOR DC -> RESISTOR 330 OHMS -> 3 LEDS.

Mais uma vez te agradeco por ter me ajudado.

Renato Aloi de Almeida Batista disse:

João,

 

Não sei se essa célula vai ter corrente suficiente pra acender o LED, segundo o datasheet, a corrente máxima em curto é de 50 micro amperes, se fosse 50 mili amperes, vc não precisaria nem do resistor de 330 ohms. Mas com 1 milésimo da corrente necessária para acender o LED, não vai rolar.

 

Segundo o datasheet:

 

Short Circuit Current @ Direct Sun (6000 lux) ISC = 50 µA

 

Ou seja, com o SOL a toda, vc vai precisar de 1000 plaquinhas dessas em paralelo para conseguir 50 mA.

 

Outra coisa que o pessoal mais experiente pode confirmar, acho que não precisa do diodo, apenas o LED e o resistor, pois o LED já é um diodo.

 

Mas de qqer forma esse mini-chip solar é bem interessante! Acho q pra outras aplicações, como carregar a bateria principal de um sistema.

 

Será que não dá pra colocar um capacitor nesse seu circuito pra ele acumular carga e então acender o led com a descarga do capacitor? Bom, vamos ver se mais alguém se manifesta. 

 

Boa sorte!

 

Abraços,

Renato

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço