Olá pessoal!

Sou novo por aqui, é bom encontrar um fórum bem estruturado como o laboratório de garagem.

Estou fazendo um projeto de final de curso, fazer a movimentação de um telescópio automaticamente, utilizando o software Stellarium como interface gráfica. A um tempo ia utilizar um 8051 para fazer a comunicação e fiquei em um beco sem saída, pois não sei a fundo a linguagem c/c++ sei apenas coisas mais básicas. Encontrei um projeto como apoio para o meu projeto e tenho que fazer as melhorias para o meu, tenho tudo pronto para ele já, o projeto que encontrei se usa Arduíno e para a movimentação do motores de passo utilizaram o Easy driver. 

Ai que chega ao meu problema eu já confeccionei um driver (ponte H transistorizada)  de acionamento e gostaria de usar o que eu desenvolvi, como não sei só o básico de programação ficou difícil de desenvolver o programa!

Estou anexando a foto da placa da ponte H e as entradas das bobinas do motor de passo, antes era usado um 8051 para controla-la. 

Que puder dar uma ajuda agradeço desde já! E bora aprender mais sobre Arduíno!

Valeu!

 

Exibições: 3834

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Caro amigo , eu não sou daqueles caras experientes , mas com o que eu sei eu creio que te ajudará .

Quando vc for ligar sua placa easy driver no arduino , vc tem que alimenta-lo com uma fonte externa e de maneira que o GND da sua placa seja interligada ao GND do arduino para que voçê possa jogar as 4 saídas digitais do Arduino na sua placa e assim obtendo o acionamento , Seu motor é unipolar ou bipolar? 
Este esquema é de um driver que montei para testar alguns motores UNIPOLARES de passo que eu tinha , eu domino a linguagem em C para Pic mas também  possuo um arduino que uso para testes rápidos . Não se esqueça de interligar os GND (sua placa + a do arduino). para motores Bipolares eu montei este outro esquema :

Certo entendi, a placa que eu fiz já tem esse GND sobrando pois o micro 8051 precisava dessa mesma referencia, diferente da potencia do motor de passo, o motor que estou usando é um bipolar.

 

Encontrei esse programa seria que ele daria certo?

http://playground.arduino.cc/Portugues/LearningStepperUnipolar

 

Valeu pela dica amigo!

To mandando algumas fotos do projeto!

Agora vai pegar na programação... to me basenado pelo seguinte site

https://github.com/juanrmn/Arduino-Telescope-Control

https://github.com/juanrmn/Arduino-Telescope-Control/blob/master/ma...

so preciso mudar a parte dos moteres de passo, e como sou leigo em programação ta sendo bem desafiador.

Valeu pela ajuda.

Anexos

Thiago ,eu vi as fotos e axei bastante interessante, agora me descreva o funcionamento básico do seu telescópio , o código que me passou foi para acionar um motor de passo uniipolar , que tem o tipo de acionamento diferente do bipolar segue abaixo a tabela com o acionamento de um motor Bipolar:

O unipolar é o mais fácil de acionar, basta ligar o positivo no comum e chavear alternadamente o negativo em uma sequencia , dependendo do tipo de rotação que vc quer , com a sua placa vc já chegou a acionar os motores ? Parabéns pelo trabalho e estou a seu dispor para tirar as dúvidas ao meu alcançe.

Olá Ilgner desde já obrigado pela ajuda, então o projeto consiste na movimentação automática de um telescópio utilizando o Stellarium um software de simulação de planetário: http://www.stellarium.org/

O telescópio se comunicara com esse software em tempo real, quando selecionar um astro no céu e mandar ir a essa posição os motores deverão receber esse sinal do programa e deslocarem, travam nele e continuam a seguir ele até eu escolher outro. Achava bem simples mas agora a parte de programação pegou de jeito pois aprendemos o básico dela.

Bem estava utilizando no projeto um motor bipolar abaixo segue a tabela de sequencia dele com os fios, as polaridades, que sentido ele gira e as portas que estava utilizando para o micro AT89S52:

AZ

LR

VM

AM

SH

SAH

P 0.0

P 0.1

P 0.2

P 0.3

+

-

 

 

 

X

1

0

0

0

 

 

+

-

 

X

0

0

1

0

-

+

 

 

 

X

0

1

0

0

 

 

-

+

 

X

0

0

0

1

-

+

 

 

X

 

0

1

0

0

 

 

+

-

X

 

0

0

1

0

+

-

 

 

X

 

1

0

0

0

 

 

-

+

X

 

0

0

0

1

O drive funciona perfeitamente vou deixar um link do vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=cvPCy5GzZHg

E estou deixando o programa em assembly que foi utilizado no inicio do projeto ele funcionava com vários botoes indicando os sentidos dele, não daria para transformar esse programa para a programação do Arduíno utilizando as biblioteca Steper.h ou a accellStepper

valeu pela força!

Anexos

So achei que para ter precisão, um telescopio exige muita, deveria usar meio passo ao inves de passos inteiros como mostra a tabela acima.

Pelo que vi, existe algum tipo de redução no proprio telescopio para aumentar a resolução da movimentação, saberia dizer quantos passos do motor que são necessarios para dar uma volta completa 360 graus nesse telescopio ?

O legal do meio passo é que é bem simples de implementar e tera o dobra da resolução..

Pelo que sei dos sistemas mais modernos, eles triangulam algumas estrelas conhecidas para saber o ponto de inicio para os motores, tipo ele diz para vc mover os motores de forma manual ate as 3 marias e apertar um botão, depois move para outro ponto conhecido e aperta o botão, e ele vai saber quantos passos que deu de uma estrela para outra...

Como que o seu projeto sabe qual é o ponto de inicio para que o Stellarium se comunique com ele e diga para andar x passos para chegar na estrela tal ?

Abraços,

jota

Todo telescópio quando colocado para se observar algo, obrigatoriamente deve-se zerar ele através do polo sul polar, uma região sem estrelas no céu. Foi pensado nessa possibilidade de usar meio passo nos motores, mas se consegue uma boa precisão com  um passo completo pois há uma redução própria redução do telescópio. 

abraços!

Como sou leigo no assunto e interessado e aprender um pouco mais, quero saber como que esse zero funciona tão bem se não tem um ponto especifico para zerar, tipo uma estrela, e sim o polo sul polar que deve ser uma area bem grande para algo de uma extrema precisão, como que esse zero é preciso sem ter um ponto ?

Quantos passos tem que dar o motor para esse telescopio dar uma volta completa ?

Ja vi sistemas que usam sem fim para redução e não foi suficiente motores em meio passo, tiveram que usar micro passos para ter mais precisão, imaginei que este seria o caso de uma coisa tão precisa quanto um telescopio...

[]´s

Jota

Quando se põe um Telescópio em alguma área novo, sim a uma estrela de referencia inicial, que deve ser colocada, é  pela constelação do cruzeiro do sul, no caso do hemisfério sul, através dela a como localizar essa área o polo sul polar chamados pelo astrônomos, uma ´"pequena" área nos céus que não há estrelas. 

O Telescópio funciona com um sistema interno de engrenagens sem fim. E há sim uma precisão delimitada pelo próprio telescópio. 

E como só havia disponíveis para o projeto motores de 1,8° e como podemos definir nele até o que podemos olhar isso em distância. Sei que deveria haver mais precisão, mas esse não é o foco do projeto em si, apenas o secundário, o foco do projeto é fazer essa comunicação funcionar de forma satisfatória como é uma versão de teste ainda e poderá ser melhorada no futuro por qualquer pessoa. Olhando e pesquisando na internet, vários outros projetos do mesmo nível usam esses mesmos 1,8° para os movimento. 

Abraços!

Valeu Thiago...

Nesse sistema o Stellarium "diz" para o motores para andarem para um ponto em especifico do ceu ?

Funcionou direitinho, com precisão ?

Olá llgner, estou tentando ligar um motor unipolar 6 fios, 2 deles são comuns, os outros quatro eu poderia ligar apenas com transistor e arduino? ou deveria usar uma ponte H?

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço