Pessoal, não sou da área de eletrônica e sim um empreendedor.

Um amigo desenvolveu um circuito para ligar/desligar 2 lâmpadas utilizando o ACS715-05 e o ESP32WRoom.

O problema é que estamos com dificuldades em medir o consumo de energia. Quando não tem nada ligado, apresenta valor e quando uma lâmpada é ligada, os dois ACS712-05 aumentam o valor lido.

NENHUM código que buscamos, funcionou nem razoavelmente bem, então vem a pergunta:

O ACS712-05 funciona mesmo? Se funciona, qual o menor valor que ele lê?

Exibições: 1012

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá.

  Mande ao menos uma foto do seu circuito, vc pode ter ligado algo errado.

  Também, a corrente só é senoidal caso use uma carga resistiva (lampada de filamento), para outras lampadas a corrente é bem estranha. A primeira coisa a fazer é ter instrumentos básicos em mãos, estudar a situação, estudar os princípios.

 Possivelmente vc lê ruido quando desligado e mais ruido ainda quando ligado pq a forma de onda é um ruido e ainda em corrente alternada (oscila entre positivo e negativo). Aih complica mesmo...

Se quiser apenas saber se está acesa seria mais fácil.

Para medir uma corrente confiável para aferir consumo precisa de uma circuito ou rotina que calcule pela media quadrática (RMS).

Infelizmente não estou falando isso pra te assustar... Medir corrente AC é bem chato mesmo.

Você diz o esquema eletrônico?

olá Eduardo.

      Sim, o ACS712  funciona sim.  A questão é usar as técnicas adequadas. Infelizmente muita gente acha que estes componentes fazem "mágica",  e então ignoram a forma adequada de usá-los.  E o fabricante não necessariamente tem que colocar isto nos datasheets, porque é obrigação de um Projetista, conhecer estas técnicas (tanto em Hardware como em Fimware), as quais são inclusive clássicas (é uma "roda" inventada a mais de 50 anos).

      Pra ajudar a dar um luz no seu Sistema,  aconselho que vc veja um tópico aqui no LDG mesmo, onde eu mostro que a coisa é possível. Inclusive eu tenho um Sistema funcionando há uns 2 anos (claro, dentro da faixa possível para o ACS, conforme eu demonstrei no tópico que me referi).

      O tópico é este:   "ACS712 - erros na leitura"

       O  link anterior é direto para o post com a implementação a que me referi. Mas aconselho que vc leia o tópico desde o início, para melhor entender o ambiente e condições da implementação.

      Abrçs

      Elcids

Obrigado, vou ler para ver se consigo resolver.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço