Bom dia amigos.

Sempre venho até ao LAB em busca de informação e hoje tenho uma dúvida que não consegui respostas.

Quero fazer um acionador para acionar uma alavanca de um comando hidráulico. O que eu uso para isso? Lembrando que esse atuador deve retornar para posição neutra ao final de cada pulso.

Abaixo vídeo do que estou querendo, porém não é possível ver o mecanismo.

https://www.youtube.com/watch?v=iQe6cSaqJEw

Vejam que a 1a alavanca é controlada automaticamente, tanto fazendo o pistão subir ou descer conforme recebe o sinal do sensor.

No aguardo.

Exibições: 720

Responder esta

Respostas a este tópico

Será que essa máquina tem ar comprimido ??? Se ela já tiver facilita. Caminhões mesmo pequenos costumam ter a ex do 8.150 da VW. 

Com ar comprimido ficaria relativamente fácil, vc usaria dois pistões com retorno com mola.

Sem ar comprimido acredito que teria que ser com um motor tipo limpador de parabrisa. Faria dele um servomotor. Ligando hora 12V direto hora 12V invertido para ir e voltar. Algo que puxe a alavanca e retorne por mola complica um pouco um solenoide que seria a peça que faz esse serviço ficaria pesado e barulhento eu acho.

Eu pensaria nisso: Motor pequeno de limapador ou vidro eletrico, vide o Mabushi 8D que é usado no levantador de vidro de uma infinidade de modelos de carros modernos, por ex, pequeno e potente. Um driver de ponte H para levar ele para frente e para trás. Um disco com um pino enfiado e um braço. Virou 1/4 de volta puxa, volta 1/4 e ta no meio, gira 1/4 pro outro lado  e esta empurrando.

https://www.youtube.com/watch?v=Z0W8PExDER4

Bom dia Eduardo.

Achei bastante interessante sua idéia.

Essa máquina especifica não tem compressor. Uma possibilidade era instalar um, porém pesquisei sobre esses pistões com mola já e o ideal seria um pistão com mola e haste passante, coisa que não achei nenhum. Outra opção seria hidráulica, porém não tenho muito conhecimento sobre válvulas solenóides/proporcionais/direcionais e não conheço nenhuma que sobre o pulso faria o pistão abrir/fechar e sem o pulso ele retornaria ao neutro. (aqui acredito que seria o caminho mais prático).

Sobre o motor de máquina de vidro fiquei com algumas dúvidas. Esse motor não é um servo ou motor de passo certo? Logo não consigo para-lo em certo ponto, imagino que deveria trabalhar com tempo para ativa-lo e para-lo (ex: 1s ele da 1/4 de volta e para, depois preciso de mais 1s para retornar a alavanca para posição neutra). Usando por tempo ele não vai ficar impreciso e acumulando erro? A ativação seria por tempo ou você tem outra ideia?
Outro ponto é que achei o motor um pouco lento. Pensando que eu preciso de 1s para dar curso no comando e mais 1 para retorno, no total de 2s possivelmente o pistão abriria mais que o necessário. Aqui cabe teste e ajustes via código.

Você sugere alguma ponte H para compra? Não conheço esse equipamento.

O motor vou ver se não tenho algum jogado ou então procurar algum ferro velho para comprar.

Muito obrigado até agora.

Esse motor é bem barato, compraria ele novo. Vende em autopeças. Vc sai aih na sua cidade e volta com ele, não vale perder tempo indo em desmanche e comprando coisas suspeitas, usadas e ainda tendo o trabalho de retirar. Na minha opinião.

Aqui somos eletronicos, então falamos em plaquinhas. A ponte H seria uma plaquinha como essa:

https://www.google.com/search?q=Ponte+H+L298+H-bridge+Motor+Driver+...

Que para ser acionada precisa de alguns sinais.

Naturalmente vc vai precisar de algo como sensor do laser e depois algo que controle (um microcontrolador) essa ponte H. 

Modernamente, para hobbistas e iniciantes recomendamos o Arduino. 

https://www.google.com/search?q=arduino+uno

Para fazer bem feito é precios transformar em um servo. Servo é um conceito de motor controlado. Alem do acionamento vc tem um sensor de posição. Esse sensor de posição que te fala se deve acionar mais ou não.

Basicamente vc precisa ligar um potenciometro ao eixo do motor. Vamos pensar fácil primeiro: Colocar um sensor de máxima, de meio e de mínima. Assim vc para ao chegar na posição.

Só que se vc colocar assim, especialmente o do meio, vai ter bastante erro pq se vc vem pela direita pode acionar em um momento e se vem pela esquerda em outro momento.

O ideal seria colocar um sensor de posição mesmo, analógico, que te diga numa escala de 0 a 100 qual a posição do acionamento.

Outro caminho seria usar um motor de passo, que era o que acionava as impressoras antigamente (modernamente usam o tipo anterior). O motor de passo tem suas vantagens e desvantagens. Não recomendo para acionamento com força e com velocidade ao mesmo tempo. Para isso teria que usar um muito grande. pagaria 20x mais nesse conjunto que no de vidro mais ponte H.

Pesquise cada elemento da ideia, de uma estudada. 

Bom dia, 

O equipamento de nivelamento à laser parece ser similar à esse :

( o controle parece ser elétrico)

Lasermatik La-370

https://www.alibaba.com/product-detail/LA370-tractor-agriculture-La...

http://www.cecequip.com/machine-control-systems/machine-control-sys...

http://www.cecequip.com/files/MEI_Brochure_110508.pdf

Boa tarde José.

O sistema é exatamente como esses que você enviou.

Aproveitando, será que com o uso de arduino consigo fazer um receptor desse laser? No vídeo esses receptores vão na lâmina da máquina. Eles recebem o sinal e passam para um controlador que vai atuar nos comandos da mesma fazendo a lâmina subir ou descer.

Pode fazer com um Arduino ou outro microcontrolador. 

Você já sabe como é feito o controle das alavancas do trator?

Ainda não.
Estudando opções.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço