Galera, é o seguinte. Eu sou iniciante com arduino e já o comprei há algum tempo, porém agora tive um tempo livre e resolvi explorá-lo.

Testei os principais módulos (blink, etc, etc...) e funcionaram normalmente. Agora fui tentar o módulo com os pushbuttons. Ele funcionou normalmente alimentado pelo usb. Conectei uma fonte de 12V externa, e ele funcionava normal também. Agora quando fui tentar o próximo módulo, a placa aqueceu muito!

Agora acontece o seguinte.

- Quando eu o alimento pelo PC, o Led 13 fica aceso direto,junto com o ON, conforme o círculo vermelho na figura, além de não conseguir mais fazer upload nenhum.

- Quando eu o alimento na fonte de 12V, os círculos amarelos da foto ficam extremamente quentes e eu desconecto.

Depois desse problema, eu notei que quando ele fica alimentado, seja pelo pc ou externo, quando eu tocava alguns conectores do ATMEL por baixo da placa, o Led 13 permanecia apagado enquanto eu estava tocando, e depois que eu parava de encostar, ele voltava a acender.

O que pode estar acontecendo?!
Será que eu perdi a placa, ou somente o ATMEL?

Exibições: 573

Responder esta

Respostas a este tópico

 Olá Hyan.

 Lembra do último programa que foi carregado na placa? Por acaso ele estava controlando o Led do pino 13?

 Caso não controlava, dai tem uma grande chance do micro ter dado problemas.

 Se ele é este modelo DIP soquetado, você pode fazer o seguinte teste:

 1) Retire o ATmega328 da placa.

 2) Ligue a fonte e veja se a placa continua esquentando.

 3) Caso não esteja esquentando, retire a alimentação que está usando, e conecte somente a placa à USB do computador. Se for "Windows", entre no "Gerenciador de Dispositivos" e verifique se o é instalado os drivers da USB-SERIAL.

 

 Caso seja instalada a serial, fique feliz. Aparentemente será só trocar o Atmega328. Caso não, dai terá que verificar o outro CI que é o brigde USB-Serial, e incluindo no pacote o regulador de tensão.

Fico no aguardo por mais informações. ^^

T++.

 Bom dia, amigo. O último programa upado controlava sim o LED 13.

Bom, eu retirei o ATMEGA e conectei uma fonte externa, mas aquele círculo amarelo perto do USB mostrado na minha imagem aquece muito, e muito rápido ainda.

Eu retiro rapidamente com medo de torrar a trilha.

 Então aparentemente seu "bridge" usb-serial queimou. Sem ele você não consegue carregar realmente nenhum programa no Arduino

(não pela USB, mas daria pelo método de gravação ISP) http://arduino.cc/en/Tutorial/ArduinoISP

Bem, caso não tenha garantia, e se tiver experiência com ferro de solda e afins, você poderá retirar este CI e ver se a placa volta à funcionar. Caso funcione, como sei que é meio "difícil" conseguir este bridge dependendo do modelo, você poderá comprar outros conversores seriais-usb que são compatíveis com o Arduino para gravar seus micros (mas precisam ser compatíveis!!!). Ou fazer o método que indiquei do ISP, usando outro Arduino em paralelo. Ou mesmo gravando o CI em um, retirando, e colocando nesta placa. Pelo menos se aproveita a ligação com regulador e os pinos.

Espero ter ajudado.

T++.

Hyan, 

alem das dicas do Daniel, 

verifique se fisicamente se não tem algum metal fechando algum circuito.

Já tentou alimentar com 5V no pino VCC (faça por sua conta, se colocar mais de 5,5V queimará a placa) ? Eu já usei 4 pilhas recarregaveis.

Se vc tiver experiencia, ou gostar de desafios, poderá testar o Atmega fazendo um "arduino na protoboard". 

Se ele estiver OK, vc poderá copiar códigos para ele com um USB/Serial (como este que vem neste KIT; http://www.labdegaragem.org/loja/garagino-4/placas-garagino/kit-tri...)

 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço